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A

Acomodação

Reestruturação dos esquemas de assimilação. É a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado. A acomodação pode ser de duas formas, visto que se pode ter duas alternativas:

·         Criar um novo esquema no qual se possa encaixar o novo estímulo, ou

·         Modificar um já existente de modo que o estímulo possa ser incluído nele.

Após ter havido a acomodação, a criança tenta novamente encaixar o estímulo no esquema e aí ocorre a assimilação. Por isso, a acomodação não é determinada pelo objeto e sim pela atividade do sujeito sobre este, para tentar assimilá-lo. O balanço entre assimilação e acomodação é chamado de adaptação.


Adaptação

Ação ou efeito de adaptar. Acomodação.  Para Piaget: movimento de equilíbrio contínuo entre a assimilação e a acomodação. O indivíduo modifica o meio e é também modificado por ele.

 

 

Fonte: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=adaptação&CP=4359&typeToSearchRadio=exactly&pagRadio=10

http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/per09a.htm


Análises etnográficas

A análise etnográfica é a busca da estrutura interna de uma cultura, suas partes e as relações entre essas partes, sob o ponto de vista dos nativos dessa cultura, denominados de informantes. Seu objetivo principal é a descoberta de "significados culturais".

Fonte: http://www.ee.usp.br/REEUSP/upload/html/582/body/v35n2a10.htm


Aprendizagem

Ação de aprender qualquer ofício, arte ou ciência. Denominação geral dada a mudanças permanentes de comportamento como resultado de treino ou experiência anterior; processo pelo qual se adquirem essas mudanças.

Para Piaget: modificação da experiência resultante do comportamento. No sentido restrito (específico) aprender que alguma coisa se chama "lua", "macaco". No sentido amplo "aprender a estruturar todos os objetos no universo em sistemas hierárquicos de classificação" (Kamii, 1991). É desenvolvimento.

Para Vygotsky: “De forma similar, em crianças normais, o aprendizado orientado para os níveis de desenvolvimento que já foram atingidos é ineficaz do ponto de vista do desenvolvimento global da criança. Ele não se dirige para um novo estágio do processo de desenvolvimento, mas, ao invés disso, vai a reboque desse processo. Assim, a noção de zona de desenvolvimento proximal capacita-nos a propor uma nova fórmula, a de que o “bom aprendizado” é somente aquele que se adianta ao desenvolvimento.” (Vygotsky, 1998, p.116-117)

“Desse ponto de vista, aprendizado não é desenvolvimento; entretanto, o aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis de acontecer. Assim, o aprendizado é um aspecto necessário e universal do processo de desenvolvimento das funções psicológicas culturalmente organizadas e especificamente humanas.” (Vygotsky, 1998, p.118).

“De fato, aprendizagem e desenvolvimento estão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida da criança.” (Vygotsky, 1998, p.118).

Fonte:http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=aprendizagem&CP=16043&typeToSearchRadio=exactly&pagRadio=10 http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/per09a.htm

(VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p.110)


Aprendizagem colaborativa

O gente,

O vídeo disponibilizado no link abaixo traduz bem o conceito de Aprendizagem Colaborativa.
http://www.youtube.com/watch?v=NjJGSMJQ91U

abs,

Maristela

 


Assimilação

Incorporação da realidade aos esquemas de ação do indivíduo ou o processo em que o indivíduo transforma o meio para satisfação de suas necessidades.  Só há aprendizagem quando os esquemas de assimilação sofrem acomodação. Assimilação e acomodação são processos indissociáveis e complementares.


Associacionismo

Teoria segundo a qual a presença de idéias, sentimentos e movimento é explicada por associação ou conexão estabelecida segundo condições de contigüidade de tais elementos; a essa teoria opõe-se a da forma, estrutura ou configuração, ou, na denominação original de seus criadores de língua alemã, a Gestalt-Psychologie.

Fonte: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=associacionismo&CP=19642&typeToSearchRadio=exactly&pagRadio=10


Atitudes

Postura. Norma de proceder ou ponto de vista, em certas conjunturas. Propósito ou significação de um propósito.  Tendência a responder, de forma positiva ou negativa, a pessoas, objetos ou situações.


B

Behaviorismo

Estudo do comportamento, fundado tão-somente na observação e análise das reações visíveis do organismo aos estímulos exteriores e conseqüente rejeição do método introspectivo. O desenvolvimento do comportamento humano é determinado pelas condições do meio em que o organismo está inserido. Esta teoria valoriza o meio ou a aprendizagem por condicionamento.


C

Cibercultura

O próprio termo Cibercultura tem vários sentidos. Mas se pode entender por Cibercultura a forma sociocultural que advém de uma relação de trocas entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base micro-eletrônicas surgidas na década de 70, graças à convergência das telecomunicações com a informática.

A cibercultura é um termo utilizado na definição dos agenciamentos sociais das comunidades no espaço eletrônico virtual. Estas comunidades estão ampliando e popularizando a utilização da Internet e outras tecnologias de comunicação, possibilitando assim maior aproximação entre as pessoas de todo o mundo.

Este termo se relaciona diretamente com à dinâmica Política, Antropo-social, Econômica e Filosófica dos indivíduos conectados em rede, bem como a tentativa de englobar os desdobramentos que este comportamento requisita.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cibercultura


Cognitivismo

Se refere a todo processo pelo qual o input sensório é transformado, reduzido, elaborado, armazenado, recuperado e usado. A cognição começa como input sensório, que em seguida é alterado ou transformado. Nosso aparato sensório está sintonizado com certos tipos de energia presentes no mundo. Este sensório converte a energia física em energia neural, ou como os psicólogos cognitivistas dizem, a estimulação física é encadeada em eventos neuronais.

Fonte: http://homes.dcc.ufba.br/~frieda/mat061/cognitiv.htm


Colaboração

Ato de colaborar; cooperação; ajuda. Trabalho feito pelos colaboradores. Conjunto dos colaboradores. Reunião de duas ou mais pessoas que trabalham juntas para produzir ou utilizar uma aplicação multimídia.

Fonte:http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=colaboração&CP=40856&typeToSearchRadio=exactly&pagRadio=10


Conceitos subsunçores

Segundo MOREIRA & MASINI (1982), Ausubel é um representante do cognitivismo que propõe uma explicação teórica do processo de aprendizagem em uma perspectiva cognitivista que reconhece a importância da experiência afetiva. Para Ausubel, aprendizagem significa organização e integração do material na estrutura cognitiva, estrutura esta que pode ser entendida como conteúdo total organizado de idéias de um certo indivíduo. Tal estrutura cognitiva seria, desta feita, uma estrutura hierárquica de conceitos que são abstrações da experiência do indivíduo; tais conceitos seriam chamados de conceitos subsunçores. O indivíduo estará capacitado a adquirir significados através da posse de habilidades que tornam possível a aquisição, retenção e aparecimento de conceitos na estrutura cognitiva, havendo um processo de interação pelo qual conceitos mais relevantes e inclusivos interagem com o novo material, funcionando como ancoradouro mas também modificando-se em função dessa ancoragem. Assim, a idéia central da teoria de Ausubel é a de que o fator isolado mais importante influenciando a aprendizagem é aquilo que o aprendiz já sabe.

Fonte: http://www.feg.unesp.br/~teiadosaber/AprendizagemSignificativa.doc .


Condicionamento clássico ou respondente

É um processo que descreve a gênese e a modificação de alguns comportamentos com base nos efeitos do binômio estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central dos seres vivos. O termo condicionamento clássico encontra-se historicamente vinculado à "psicologia da aprendizagem" ou ao "comportamentalismo" (Behaviorismo) de John B. Watson, Ivan Pavlov e Burrhus Frederic Skinner.


Condicionamento operante

Chama-se de operante o condicionamento capaz de produzir conseqüências. Tal mecanismo é regido pela Lei do Efeito, ou seja, todo comportamento é influenciado por seus efeitos (resultados). Este tipo de comportamento foi esquematizado pelo psicólogo Burrhus Frederic Skinner. O condicionamento operante é composto por um estímulo seguido por um comportamento que dará um resultado que, a partir de então, definirá a freqüência daquele comportamento.

Conhecimento

Ato ou efeito de conhecer. Faculdade de conhecer. Inclui as descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que são ou úteis ou verdadeiros. O estudo do conhecimento é a epistemologia.


Conservação

Ação ou efeito de conservar. Para Piaget: uma invariante que permite a formação de novas estruturas. "A invariância é a conservação. A estrutura é apenas um patamar: o funcionamento levará à formação de novas estruturas" (Lima)

Pode ser observada na área: Lógico-matemática: conservação dos números, etc; Físicas: Substância, peso, volume, etc.; Espaciais: Medida, área, etc.

Fonte: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=conservação&CP=43101&typeToSearchRadio=exactly&pagRadio=10 http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/per09a.htm


Constructo mental

Aquilo que é elaborado ou sintetizado interiormente com base em dados simples, como, por exemplo, os constructos científicos.


Cooperadores


Cultura planetária

"Existem múltiplas correntes transculturais que irrigam as culturas, ao mesmo tempo em que as superam, e que formam algo que quase chega a ser uma cultura planetária. Mestiçagens, hibridizações, personalidades biculturais ou cosmopolitas enriquecem essa via transcultural de maneira incessante".

Fonte: http://www.globalizacion.org/biblioteca/MorinGPlural.htm


D

Desenvolvimento

Ato ou efeito de desenvolver. Crescimento ou expansão gradual. Passagem gradual de um estádio inferior a um estádio mais aperfeiçoado. Adiantamento, progresso. Extensão, prolongamento, amplitude.

Para Piaget: é o processo que busca atingir formas de equilíbrio cada vez melhores ou, em outras palavras, é um processo de equilibração sucessiva que tende a uma forma final, ou seja, a aquisição do pensamento operatório formal. Pode-se dizer ainda que é a construção de estruturas ou estratégias de comportamento. Gira em torno da atividade do organismo que pode ser motora, verbal e mental. É a evolução do indivíduo. Metáfora da escada.

Para Vygotsky: o desenvolvimento não se dá apenas em sentido linear (evolução), mas também apresenta descontinuidades e saltos (revoluções), sendo processos entrelaçados e interdependentes. Metáfora da espiral.

Fonte:http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=desenvolvimento&CP=52392&typeToSearchRadio=exactly&pagRadio=10 http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/per09a.htm

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.


Dialética

A arte de discutir. Argumentação dialogada, segundo a filosofia antiga. Teoria hegeliana segundo a qual no universo tudo é movimento e transformação e as transformações das idéias determinam as transformações da matéria.


E

Ensino recíproco

Método de ensino inspirado nas teorias socioculturais, em especial em Vygotsky. Trata-se de ensino cooperativo. Parte da exo-regulação à auto-regulação, num processo reconstrutivo de internalização progressiva, a partir das mediações sociais e instrumentais.

Fonte: http://br.monografias.com/trabalhos2/instrucao-construtivista/instrucao-construtivista3.shtml


Equilibração

Para Piaget: concepção global do processo de desenvolvimento e de seus resultados estruturais sucessivos. O processo de equilibração define as regras de transição que dirigem o movimento de um estágio a outro dentro do desenvolvimento (Azenha, 1993). Ou refere-se ao processo regulador interno de diferenciação e coordenação que tende sempre para uma melhor adaptação (Kamii, 1991).

Fonte: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/per09a.htm


F

Facilitador da aprendizagem

Quando o professor ou instrutor ministra uma aula, deve estar, na verdade, facilitando a aprendizagem dos alunos, estimulando-os na busca de dados, informações e conteúdos, na expectativa de que eles próprios os utilizem na construção do seu conhecimento. Isto inclui: (1) proporcionar um clima positivo para o aprendizado, (2) esclarecer os propósitos do aprendiz(es), (3) organizar e tornar disponíveis os recursos de aprendizado, (4) balancear os componentes intelectual e emocional do aprendizado e (5) compartilhar sentimentos e pensamentos com os aprendizes, mas não dominando.


Fenótipo

Nome dado a cada um dos seres (animais e vegetais) que têm o mesmo aspecto geral de outros da mesma espécie, diferindo dela apenas por certos caracteres exteriores resultantes de condições mesológicas. Antôn: genótipo.

Fonte: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=fenótipo&CP=75111&typeToSearchRadio=exactly&pagRadio=10


G

Galáxia da Internet

“A Galáxia da Internet é um novo ambiente de comunicação. Como a comunicação é a essência da atividade humana, todos os domínios da vida social estão sendo modificados pelos usos disseminados da Internet.”

Fonte: CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003, p.225


Genótipo

Constituição hereditária de um indivíduo, animal ou vegetal. Totalidade dos genes de um indivíduo ou grupo; genoma. Espécie designada como tipo de um gênero.

Fonte: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=genótipo&CP=81427&typeToSearchRadio=exactly&pagRadio=10


H

Habilidades

Capacidade de manusear um instrumento, formular adequadamente uma questão ou enfrentar uma situação problemática, conduzindo-a a bom termo.


Hipertextualidade

“Para George Landow (1991), a hipertextualidade não é um mero produto da tecnologia, e sim um modelo estreitamente relacionado com as formas de produzir e de organizar o conhecimento, substituindo sistemas conceituais fundados nas idéias de margem, de hierarquia, de linearidade, por outros de multilinearidade, nós, links e redes. Em lugar da visão do conhecimento, do saber, ou da própria sociedade como estrutura, teríamos a concepção de descentramento – uma infinidade de termos e pontos assincrônicos que não estão acabados, mas em contínua (re) produção e negociação de sentidos e informações, gerando novos discursos, numa permuta sem regras fixas e sempre aberta a construções diferentes.”

Fonte: RAMAL, Andréa Cecília. Educação na cibercultura: hipertextualidade, leitura, escrita e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002, p.89.


I

Input

Introduzir na memória um determinado estímulo do meio.

Fonte: http://www.notapositiva.com/trab_professores/textos_apoio/psicologia/intrpsicolog_percepcao.htm

Insight

Poder de discernimento e compreensão das coisas. Conhecimento intuitivo repentino para a solução de um problema.

Fonte: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=insight&CP=93843&typeToSearchRadio=exactly&pagRadio=10


Inteligência coletiva

“É uma inteligência distribuída por toda parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo real, que resulta em uma mobilização efetiva das competências. Acrescentamos à nossa definição este complemento indispensável: a base e o objetivo da inteligência coletiva são o reconhecimento e o enriquecimento mútuos das pessoas, e não o culto de comunidades fetichizadas ou hipostasiadas.”

Fonte: Pierre Lévy. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. Trad. Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: Edições Loyola, 2007, p. 28-29.


Interação

Ação recíproca de dois ou mais corpos uns nos outros. Atualização da influência recíproca de organismos inter-relacionados. Ação recíproca entre o usuário e um equipamento (computador, televisor etc.). Ações e relações entre os membros de um grupo ou entre grupos de uma sociedade.

Fonte: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=Interação


Interdisciplinaridade

A interdisciplinaridade ocorre quando, ao tratar de um assunto dentro de uma disciplina, você lança mão dos conhecimentos de outra. É, portanto, a articulação que existe entre as disciplinas para que o conhecimento do sujeito seja global, e não fragmentado.

Fonte: http://revistaescola.abril.uol.com.br/edicoes/0188/aberto/mt_105133.shtml#topo


Interpsicológica

 Entre indivíduos e grupos, nível social.

Fonte: http://www.revista.art.br/site-numero-05/trabalhos/06.htm


Intrapsicológica

No interior de cada indivíduo, nível individual.

Fonte: http://www.revista.art.br/site-numero-05/trabalhos/06.htm


L

Lei da dupla formação das funções psicológicas superiores

Vygotsky afirma que toda a função no desenvolvimento cultural da criança aparece duas vezes: primeiramente, no plano interpsicológico e, mais tarde, no intrapsicológico. Ou seja: em primeiro lugar, entre indivíduos e grupos e, em segundo lugar, no interior de cada indivíduo. Esse processo não é uma cópia, mas implica em uma verdadeira reconstrução.

Fonte: http://www.revista.art.br/site-numero-05/trabalhos/06.htm


M

Mediação

O sujeito do conhecimento, o homem, não tem acesso direto aos objetos, mas acesso mediado, através de recortes do real, operados pelos sistemas simbólicos de que dispõe, portanto a construção do conhecimento se dá na interação mediada por várias relações, ou seja, o conhecimento não está sendo visto como uma ação do sujeito sobre a realidade, mas sim pela mediação feita por outros sujeitos.


Mediadores

Nenhum conhecimento é construído pela pessoa sozinha, mas sim em parceria com as outras, que são os mediadores. Os significados culturais só são aprendidos com a participação dos mediadores.

Fonte: http://www.ensino.net/novaescola/139_fev01/html/exc_vygotsky.htm


N

Não-diretivo

No início dos seus trabalhos, Rogers denominou seu método de não-diretivo, posteriormente o chamou de Abordagem Centrada na Pessoa. O objetivo dessa abordagem é o de facilitar a criação de um clima de liberdade em que as pessoas, à medida em que vão se sentindo livres, possam vivenciar suas experiências e como conseqüência possam se autodirecionar em busca de uma aprendizagem significativa. A aprendizagem significativa é uma aprendizagem plena de sentidos que envolve o entrelaçamento do afetivo e do cognitivo.


Nível de desenvolvimento potencial

“Determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.”

 

Fonte: VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p.112.


Nível de desenvolvimento real

“O primeiro nível pode ser chamado de nível de desenvolvimento real, isto é, o nível de desenvolvimento das funções mentais da criança que se estabeleceram como resultado de certos ciclos de desenvolvimento já completados.”

Fonte: VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p.111.


O

Operações

"Ação interiorizada que alcançou as características do 'grupo' matemático (reversibilidade, associatividade, identidade, tautologia, etc.), devendo-se notar que o nível operatório é alcançado mediante reconstruções sucessivas de complexidade crescente (equilibração majorante)" (Lima).

"As operações (...) são as ações escolhidas entre as mais gerais (...) interiorizáveis e reversíveis. Nunca isoladas, porém coordenáveis em sistemas de conjunto. Também não são próprias deste ou daquele indivíduo, são comuns a todos os indivíduos do mesmo nível mental e intervém não apenas nos raciocínios privados, senão também nas trocas cognitivas, visto que estas constituem ainda em reunir informações, colocá-las em relação ou correspondência, introduzir reciprocidade, o que volta a construir operações isomorfas às das que se serve cada indivíduo para si mesmo" (Piaget, Inhelder).

Fonte: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/per09a.htm


P

Perspectiva sociocultural

“...ligação real de seus desenvolvimentos (do sujeito) na filogênese e na ontogênese. O controle da natureza e o controle do comportamento estão mutuamente ligados, assim como a alteração provocada pelo homem sobre a natureza altera a própria natureza do homem.”

Fonte: VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p.73.


Processos psicológicos superiores

“Podem-se distinguir, dentro de um processo geral de desenvolvimento, duas linhas qualitativamente diferentes de desenvolvimento, diferindo quanto à sua origem: de um lado, os processos elementares, que são de origem biológica; de outro, as funções psicológicas superiores, de origem sócio-cultural. A história do comportamento da criança nasce do entrelaçamento dessas duas linhas.”

Fonte: VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p.61.


Prototípicos

Há duas formas para se entender o termo protótipo. O termo pode ser aplicado para o membro central ou para o agrupamento de membros centrais de uma categoria. Então, pode-se referir a um artefato em particular como um protótipo de xícara, ou alternativamente, o protótipo pode ser entendido como uma representação esquemática do centro conceptual de uma categoria.

A diferença mais evidente entre as categorias clássicas e as categorias de protótipos é o fato de que aquelas permitem somente dois graus de membros: ser ou não ser, esta permite uma relação de gradação entre os membros.

Segundo Rosch a ênfase está nas características essenciais, atributos comuns para muitos exemplares da categoria (por exemplo “ter penas” é uma característica comum para quase todos os pássaros).

O melhor conceito que define determinada categoria é chamado de protótipo. Exemplares que contêm mais características de uma espécie são classificados de mais prototípicos. Rosch e Mervis encontraram em suas pesquisas as cinco características mais prototípicas da “categoria roupa” (calça, jaqueta, camiseta, vestido e saia), estes tem mais características em comum do que os cinco itens mais periféricos da citada categoria (chapéu, pulseira, colar, avental).

Fontes: http://www.filologia.org.br/soletras/14/10.htm

http://www.lafape.iel.unicamp.br/Pessoal/Edson/capitulo_4.htm


Psicanálise

Análise da mente; separação da psique em seus elementos constitutivos. Sistema de psicologia e método de tratamento de desordens mentais e nervosas, criado e desenvolvido por Sigmund Freud (1856-1939), psicanalista austríaco; caracteriza-se por uma visão dinâmica de todos os aspectos da vida mental, conscientes ou inconscientes, salientando no entanto o papel destes últimos; as técnicas de investigação e tratamento, características da psicanálise, consistem na observação das expressões de associações livres e dos fatos de transferência emocional. Conjunto de fatos descobertos nesse método pela análise dos sonhos e das memórias e desejos inconscientes. Ciência do inconsciente que se baseia nesses fatos e procura interpretá-los.

Fonte:http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=psicanálise&CP=138809&typeToSearchRadio=exactly&pagRadio=10


Psicogenético

A psicogênese piagetiana fundamenta-se nos princípios construtivistas e interacionistas do sujeito com o objeto da aprendizagem, de forma a poder estabelecer critérios de hierarquia para internalização das estruturas do conhecimento. O principal objetivo é estudar a gênese dos processos com os quais a criança aprende a aprender.


Psicologia experimental

O objeto da psicologia experimental é o comportamento observável, a fim de testar modelos e teorias sobre diversos aspectos do mesmo: prestar atenção, perceber, recordar, aprender, decidir, reagir emocionalmente e interagir. Os testes são experimentais, isto é, implicam a manipulação de variáveis e o registro rigoroso e a medição precisa do que acontece.


R

Reengenharia


Reequilibrações

É na interação sujeito-objeto e pelo processo de equilibração majorante - auto-regulação - que o sujeito constrói conhecimento. Essa interação implica, do ponto de vista do sujeito, em poder assimilar o objeto aos seus esquemas, entendendo-se por esquema uma forma de agir, que se conserva ou se enriquece pelo próprio processo de equilibração majorante.

Da mesma forma que o sujeito incorpora o objeto aos seus esquemas, estes se ajustam às características do objeto, isto é, modificam-se, transformam-se. Esse processo só é desencadeado quando há a presença de um desequilíbrio, de uma perturbação - de um conflito cognitivo. É na busca da reequilibração que se avança no processo de construção do conhecimento. Essa reequilibração não significa, naturalmente, uma volta ao estado anterior de equilíbrio, mas de uma transformação deste estado anterior em outro, melhorado (por isso, majorante).

Fonte:http://www.portalensinando.com.br/ensinando/principal/conteudo.asp?id=2682


Referente

É um objeto formal, um constructo mental, uma unidade de pensamento. Assim, fisicamente não existem os objetos como 'casa', 'árvore'. O que existe é uma determinada casa, uma determinada árvore de uma determinada espécie. Pelo fato de ser um constructo mental, pode-se ter o conceito de um referente sem existência real como, por exemplo, um duende. No entanto, se o consideramos como uma unidade do pensamento, não podemos ter certeza de entender tal unidade, por ser algo subjetivo, algo que está na cabeça de um indivíduo.

Fonte: http://www.conexaorio.com/biti/tesauro/referente.htm


Representações

A representação, no sentido estrito (imagem mental, imitação diferida, evocação gestual e verbal), evoca realidades ou significações sobre as quais tratam os raciocínios. Nesse sentido, a Representação seria um plano de pensamento por meio do qual se reconstrói as estruturas que organizam nosso mundo. Não se trata apenas de imitar o real em pensamento, mas sim de estabelecer relações entre as coisas do mundo, e destas, com o próprio sujeito do conhecimento.

Fonte: http://redin.lec.ufrgs.br/index.php/A_Representa%C3%A7%C3%A3o_na_Obra_de_Piaget


Reversibilidade

Para Piaget: quando a operação deixa de ter um sentido unidirecional. A reversibilidade seria a capacidade de voltar, de retorno ao ponto de partida. Aparece portanto como uma propriedade das ações do sujeito, possível de se exercerem em pensamento ou interiormente. Lembramos que as operações nunca têm um sentido unidirecional; são reversíveis.

Fonte: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/per09a.htm


S

Self

Partícula inglesa que significa de si mesmo. Processo desenvolvido pelo indivíduo humano em interação com seus semelhantes, por meio do qual se torna capaz de tratar a si mesmo como objeto, isto é, de "afastar-se", por assim dizer, do seu próprio comportamento, de considerá-lo do ponto de vista alheio, assumindo os papéis e atitudes das outras pessoas e de julgá-lo deste ponto de vista.


Signos

“Esse elo intermediário é um estímulo de segunda ordem (signo), colocado no interior da operação, onde preenche uma função especial; ele cria uma nova relação entre S e R. O termo ‘colocado’ indica que o indivíduo deve estar ativamente engajado no estabelecimento desse elo de ligação. Esse signo possui, também, a característica importante de ação reversa (isto é, ele age sobre o indivíduo e não sobre o ambiente)”.

 

Fonte: VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p. 52


Sujeito epistêmico

O sujeito epistêmico é um sujeito que se constrói (se estrutura) pela sua própria atividade, através de um processo de descentração que lhe possibilita uma melhor compreensão do mundo e de si mesmo. Resulta assim, a possibilidade de construção de uma autonomia em relação tanto às condições do ambiente quanto às próprias condições psicológicas.

Fonte: http://mathematikos.psico.ufrgs.br/Paradigmas_Projetos/sujeito.htm


T

Teoria sociointeracionista

Teoria psicológica que sustenta que o desenvolvimento do indivíduo é resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada histórico-social. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio.


Z

Zona de desenvolvimento proximal (ZDP)

“Ela é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.”

 

Fonte:  VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p.112.



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