Co-criando o hipertexto da unidade

Número de respostas: 4

sorriso Olá pessoal!

Este fórum de discussão "co-criando o hipertexto da unidade 3 " é um espaço de criação coletiva para agregarmos valor ao conteúdo inicial da nossa unidade. Nós da UERJ optamos pela produção de um texto base para cada unidade do nosso módulo. Na unidade 3, assim como foi nas unidades 1 e 2, contamos com a autoria da professora Eloiza Oliveira.

A idéia de termos um texto base garantirá para nossos cursistas o acesso a um "pré-texto" que apresenta o conteúdo básico dos temas da unidade. Este texto base encontra-se em dois formatos:

  • 1) livro hipertexto - Interface do moodle
  • 2) documento em .pdf (Texto para fácil impressão. Muitos de nós preferimos fazer a leitura geral de forma mais contemplativa) 

No primeiro formato temos tela a tela para co-criamos juntos o hipertexto. Este fórum é o nosso espaço de co-criação. Como poderemos participar?sorriso

  • Sugiram links para objetos digitais (textos jornalisticos, cases, artigos científicos, vídeos, imagens, sons).
  • Sugiram sinalizações e provocações para reflexões, novas leituras, questões para nossa wiki´que é a atividade colaborativa da unidade 3. 

 

Esperamos por vocês aqui!

[]s

Equipe UERJ

 

Em resposta à Primeiro post

Re: Co-criando o hipertexto da unidade

por Usuário excluído -

Caríssimos,

Aí vão duas sugestões de leituras complementares sobre Vergnaud, que fundamentou os seus estudos na Educação matemática.

A primeira é o artigo "O Estudo de Funções Mediado por Objetos de Aprendizagem", disponível em http://www.proativa.vdl.ufc.br/publicacoes/download/O%20Estudo%20de%20Funcoes%20Mediado%20por%20Objetos%20de%20Aprendizagem.pdf.

A segunda é uma apresentação baseada no livro do próprio Vergnaud "La théorie des champs conceptuels", disponível em

http://eroditi.free.fr/Documents/DDML3S1_07-08/DDML3_S1_C3.pdf

Abraço carinhoso para todos!!!!!!
Em resposta à Usuário excluído

Re: Co-criando o hipertexto da unidade

por Usuário excluído -

Profa Eloisa:

O artigo intitulado : A teoria dos campos conceituais : contribuições da psicologia para a prática docente de autoria de Sandra Magina,  é também interessante.Está disponível em :

http://www.ime.unicamp.br/erpm2005/anais/conf/conf_01.pdf

Em resposta à Usuário excluído

Re: Co-criando o hipertexto da unidade

por Edmea Santos -

Olá pessoal!

Sobre a docência online especificamente compartilho com vcs dois textos que apresentei em co-autoria com dois amigos,na ABED, na ocasião colegas de trabalho na instituição que foi campo de atuação nossa com o tema da docência online.

SANTOS, E ;TRACTENBERG, L.; PEREIRA, M. Competências para a docência online: implicações para a formação inicial e continuada dos professores- tutores do FGV Online. Artigo apresentado no XII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Educação a Distância, Salvador, BA, 2005a. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/149tcb4.pdf Acesso em 06/2008.

SANTOS, E ;PEREIRA, M.; TRACTENBERG, L. Mentoria: a formação inicial e continuada dos professores-tutores no programa fgv Online. Artigo apresentado no XII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Educação a Distância, Salvador, BA, 2005b. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/144tcc5.pdf Acesso em 06/2008.

[]s

Méa