Quando um professor prepara o seu curso, uma aula ou um texto didático há três perguntas fundamentais que norteiam este trabalho: o que se pretende que os alunos aprendam? Por que é necessário que aprendam o conteúdo selecionado? Como a aprendizagem pode se tornar mais ágil e prazerosa?

A primeira pergunta é respondida através da criteriosa seleção e organização dos conceitos a serem ensinados. A segunda, através da formulação e hierarquização dos objetivos. A terceira, pelo cuidadoso “desenho” didático e pela sua relação com os conceitos fundamentais e subordinados definidos na primeira etapa.

Um conceito é uma idéia sobre uma classe de objetos ou de idéias. Os conceitos não podem, no entanto, ser apenas individuais. Eles precisam de uma validação consensual de grupos para que se generalizem. São, portanto, entidades psíquicas, proposições abstratas e universais, portadoras de significado, que designam uma classe de entidades, eventos, relações.

Possuem três elementos constitutivos:

  • O referente – o objeto formal, constructo mental ou unidade de pensamento sobre os quais fazemos afirmações ao enunciar o conceito.
  • As características – elementos constitutivos, formadores do conceito.
  • O termo – a palavra ou grupo de palavras utilizadas para enunciar o conceito, é a menor unidade de representação do mesmo.

Podemos sintetizar dizendo que um conceito é uma abstração que trás em si os elementos essenciais de um conjunto de objetos concretos ou abstratos. Ele é representado por uma palavra ou grupo de palavras.