Co-criando o hipertexto da unidade

Número de respostas: 8

sorriso Olá pessoal!

Este fórum de discussão "co-criando o hipertexto da unidade 1 " é um espaço de criação coletiva para agregarmos valor ao conteúdo inicial da nossa unidade. Nós da UERJ optamos pela produção de um texto base para cada unidade do nosso módulo. Na unidade 1 contamos com a autoria da professora Eloiza Oliveira.

A idéia de termos um texto base garantirá para nossos cursistas o acesso a um "pré-texto" que apresenta o conteúdo básico dos temas da unidade. Este texto base encontra-se em dois formatos:

No primeiro formato temos tela a tela para co-criamos juntos o hipertexto. Este fórum é o nosso espaço de co-criação. Como poderemos participar?sorriso

  • Sugiram links para objetos digitais (textos jornalisticos, cases, artigos científicos, vídeos, imagens, sons).
  • Sugiram sinalizações e provocações para reflexões, novas leituras, questões para o fórum "brincando de labirinto" que é o fórum da unidade.

Esperamos por vocês aqui!

[]s

Equipe UERJ

 

Em resposta à Primeiro post

Re: Co-criando o hipertexto da unidade

por Marco Silva -

Estou refletindo sobre o texto da Eloíza. Antes de tratar especificamente dele, trago esta postagem atendendo à orientação feita neste fórum que diz: Sugiram sinalizações e provocações para reflexões, novas leituras,...

Aqui vai: 

Tenho crescentes inquietações teóricas sobre as noções "geração 2.0" e "nativos digitais". Minhas leituras estão muito voltadas para os campos da sociologia, antropologia, educação e comunicação. Faz tempo que venho querendo fazer incursões pela área da psicologia para olhar essas noções tb com as lentes dessa importante ciência.

Uma vez que a Equipe PPGE UERJ trabalha seu Módulo 3 principalmente com o viés da psicologia, compartilho duas apresentações que considero elucidativas sobre a noções que me inquietam, peço orientações bibliográficas e alguma síntese sobre suas reflexões a respeito. 

 

bT*xJmx*PTEyMTI3MTgxODI*NTMmcHQ9MTIxMjcxODE4NzY*MCZwPTEwMTkxJmQ9Jm49Jmc9Mg==.jpgAbraço,

Em resposta à Marco Silva

Vamos co-criar o hipertexto da unidade 1

por Edmea Santos -

Oi Marco!

Suas dicas são ótimas. O "youtube" de ppt é mais um recurso da Web 2.0 muito bacana para socializarmos e compartilharmos nossas sínteses de apresentações. Marco temos um livro chamado "cabeças digitais" que foi organizado pelo grupo de Pasicologia da PUC-RJ. Neste livro os autores trazem dados de pesquisas sobre esta geração net a luz do referencial da Psicologia. Vale a pena conferi!

Olá pessoal!

O objetivo aqui é construirmos juntos a rede hipertextual para transformarmos o livro do moodle num hipertexto com mais intertextualidade, multivocalidade, polifonia de sentidos.

Precisamos de multurreferencialidade de links. Vamos colaborar. Tragam para cá sugestões de objetos de aprendizagem já publicados na internet. Se vc tem alguma produção de seja copy free pode postar aqui.

[]s

Méa

Em resposta à Edmea Santos

Re: Vamos co-criar o hipertexto da unidade 1

por Usuário excluído -

Olá, Marco, Méa e pessoAll

Gostei bastante desse compartilhamento de PPT. Ainda não conhecia. Maravilha!!! Aliás, a apresentação sobre imigrantes e nativos vai colaborar mais um pouquinho para meu quadro teórico da dissertação, pois estou discutindo tal questão, ainda que brevemente.

Assim como Marco, também tenho especial interesse pelos processos de aprendizagem em ambientes virtuais, pois pesquiso exatamente sobre o outro lado, a docência em ambientes online, e sinto tamanha necessidade em perceber como ocorre a aprendizagem nos AVAs.

Méa, gostei da dica do livro. Você o tem? Poderia me emprestar? piscando

Bjs

Em resposta à Marco Silva

Re: Co-criando o hipertexto da unidade

por Usuário excluído -

Marcos

Gostei muito do ppts e também venho analisando esta geração pela ótica da comunicação uma vez que na Universidade onde trabalho estamos sendo levados a desenvolver projetos de comunicação na WEB 2,0.

Um abraço

Mônica

Em resposta à Marco Silva

Re: Co-criando o hipertexto da unidade

por Usuário excluído -
Oi,Marco...      Gostei muito dos ppts.Aqui no LIC não utilizamos "imigrante",mas "estrangeiro" digital.É um termo que Maria Teresa nos trouxe e que está presente não só em nossas atas do grupo,como também em textos construídos por nossos membros e que consideramos retratar perfeitamente aqueles que não cresceram com a presença da internet.
Em resposta à Usuário excluído

Re: Co-criando o hipertexto da unidade

por Marco Silva -

Leopoldina, Méa, Tatiana e Mônica

Este SLIDESHARE < http://www.slideshare.net/ > é de fato o Youtube dos power points. Méa chamou assim e concordo. Entrem no site e busquem power points sobre temas do seu interesse. Veja na parte superior direita o local de escrever o tema do seu interesse e o botão SEARCH.

Fiz pesquisa sobre diversos temas e localizei ppts muito interessantes. Vcs tb podem postar lá seus ppts. É um grande respositório de ppts.

De fato é mais um recurso da web 2.0. Vamos lançar mão dele e divulgar.

Para postar um ppt aqui no Moodle é muito fácil. Basta pegar o endereço Embed e colar aqui. O mesmo procedimento para postar vídos do Youtube aqui. Que quiser saber como faz, faça contato comigo pelo skype no endereço prof_marcosilva . Explico com prazer.

Abração,

Em resposta à Primeiro post

Re: Co-criando o hipertexto da unidade

por Usuário excluído -

Caros

A Revista PUC Viva da associação do professores da PUC/SP - APROPUC, adotou o tema Educação a Distância no número 24, do ano 2005, com a intenção de confrontar posições pós e contra. Alguns artigos vêm ao encontro das discussões em desenvolvimento neste fórum. A contribuição que eu trouxe p/ essa revista tem foco na atuação docente on-line: http://www.apropucsp.org.br/revista/r24_r07.htm

Abç e me desculpem pela pequena participação neste início de módulo, mas estive fora por alguns dias p/ que pudesse me afastar um pouco do dia a dia da universidade.

Abç

Beth

 

Em resposta à Usuário excluído

Re: Co-criando o hipertexto da unidade

por Edmea Santos -

Oi Beth!

Muito bom tê-la entre nós. Nunca é tarde para colaborar, ensinar a aprender. Você já chegou colaborando. Vou adentrar no link sugerido!

[]s

méa