Portfólio "Avaliando a Aprendizagem"

Número de respostas: 1

Vamos construir o portfólio da unidade 2?

Discutir ‘avaliação’ não é uma tarefa fácil. Discutir ‘avaliação em EAD’ ou em ‘Educação online’ torna-se um desafio ainda maior. Para conseguirmos minimamente chegar perto de uma abordagem condizente com a complexidade do processo de ensino/aprendizagem voltado para que a busca pelo conhecimento se concretize de forma coletiva e ao mesmo tempo autônoma por parte dos sujeitos envolvidos.

Avaliar a aprendizagem não é apenas uma atividade docente. É um desafio complexo que envolve a dinâmica do processo educacional mais amplo e as ações concretas de todos os sujeitos envolvidos. Dos conceitos apresentados na unidade 2 a partir das idéias de Piaget e Vygotsky, quais as contribuições e desafios para a docência e a aprendizagem online?

A partir das discussões realizadas em nossos espaços de comunicação assíncronos (do fórum “Entrevista com Piaget e Vygotsky”) elabore a sua síntese tentando responder um pouco as questões levantadas. Você tem o texto base da unidade como referência e principalmente os debates co-criados pela inteligência coletiva do nosso grupo.

Aproveite também este espaço para continuar co-criando com os colegas e docentes. Comentem as mensagens dos colegas.

Esperamos por todos e todas!

Equipe UERJ

Em resposta à Primeiro post

Re: Portfólio "Avaliando a Aprendizagem"

por Edmea Santos -

Olá pessoal!

Nossa colega Auxiliadora em nosso fórum " Entrevista com Piaget e Vygotsky" trouxe uma ótima reflexão. Compartilho aqui com vocês porque acho que a fala da coelga reflete o que entendemos e propomos com a atividade do portfólio. Disse Auxiliadora:

" mesmo considerando a interação como ponto chave para a construção do conhecimento, a atividade indivivual também é muito importante (também dependendo da forma como é orientada), para a sistematização dos conhecimentos construídos. Será que a professora já não realizou todos os passos da interação com discussão, refexão, levantamento de hipóteses em grupo, etc. e depois pediu que cada um fizesse sua sistematização dos conhecimentos aprendidos numa atividade metacognitiva??? É preciso compreender bem o que aprendi de toda aquela discussão e reflexão coletiva."

Neste sentido, vamos participar do portfólio da unidade 2 do nosso módulo 4?

[]s

Méa