Portfólio "Avaliando a Aprendizagem"

Número de respostas: 4

Sobre portfólios online

Concebemos o portfólio como um dispositivo que potencializa a visibilidade da produção de cada sujeito, permitindo ainda o compartilhamento com todo o grupo-sujeito, sendo simultaneamente autor e avaliador não só da sua própria autoria e produção como também da produção e autoria de seus pares. A avaliação deve ser um ato interativo onde cada sujeito que é avaliado deve também ser um sujeito que pode e deve avaliar. Assim, o portfólio se constitui num dispositivo interativo que permite:

  • · Auto-avaliação - o avaliador é o autor da ação, da produção ou da performance avaliada. O autor é responsável e consciente pelo seu processo de aprendizagem.
  • · Co-avaliação – o avaliador é um par da ação, da produção ou da performance avaliada. Este “par” deve ser na verdade o grupo que de forma cooperativa e compartilhada vai intervir no processo de forma global, agregando valor às produções de todos os envolvidos.
  • · Heteroavaliação - o avaliador é um ator mais experiente, geralmente o professor da atividade, no tratamento do objeto de estudo a ser avaliado. É alguém que tem um repertório amplo e que interage com a pluralidade de todo o grupo de forma mais intencional e planejada.

Vamos construir o portfólio da unidade 1?

Discutir ‘avaliação’ não é uma tarefa fácil. Discutir ‘avaliação em EAD’ ou em ‘Educação online’ torna-se um desafio ainda maior. Para conseguirmos minimamente chegar perto de uma abordagem condizente com a complexidade do processo de ensino/aprendizagem voltado para que a busca pelo conhecimento se concretize de forma coletiva e ao mesmo tempo autônoma por parte dos sujeitos envolvidos.

Avaliar a aprendizagem não é apenas uma atividade docente. É um desafio complexo que envolve a dinâmica do processo educacional mais amplo e as ações concretas de todos os sujeitos envolvidos. Mas afinal o que é de fato aprendizagem? Como aprendemos em educação online? Como ensina e aprende o docente online? <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

A partir das discussões realizadas em nossos espaços de comunicação assíncronos (tópicos do fórum “brincando de labirinto”) elabore a sua síntese tentando responder um pouco as questões levantadas. Estas questões nos acompanharão por todo o nosso módulo e nosso curso online. Contudo, vamos ensaiar algumas sínteses considerando os debates da unidade 1? Você tem o texto base da unidade como referência e principalmente os debates co-criados pela inteligência coletiva do nosso grupo.

Aproveite também este espaço para continuar co-criando com os colegas e docentes. Comentem as mensagens dos colegas.

Esperamos por todos e todas!

Equipe UERJ

Em resposta à Primeiro post

Re: Portfólio "Avaliando a Aprendizagem"

por Usuário excluído -

Prezada equipe UERJ:

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Permitam-me, em 1º lugar , tecer alguns comentários sobre a abordagem feita, para depois  refletir sobre as questões propostas que, diga-se de passagem, são  complexas:  Mas afinal  o que é aprendizagem? Como ensina e aprende o docente online?

No texto, bem didático e interessante, a autora mostra que  o papel da psicologia da educação  não é o de receituário, mas de explicação do fenômeno educativo e, sem dúvida,  várias são as teorias que tentam explicar porque o aluno aprende ou não aprende. Tais  explicações  são muitas vezes antagônicas,  porque são cunhadas por contextos históricos e sociais diferenciados, produzindo influências  nos respectivos teóricos, além de  outros fatores que vocês apresentaram baseados em COLL e outros(2004). Vocês também referenciam a Psicologia da Educação nas suas três dimensões – teórico-conceitual, tecnológico-projetiva e técnico-prática, mostrando sua essencialidade à formação docente em ambientes presenciais ou online, ajudando o docente não só a detectar problemas de aprendizagem como também atuar no insucesso escolar.

Voltando á questão: mas afinal o que é aprender? Na minha opinião aprender é  fundamentalmente  mudar de atitude,  de hábitos, e principalmente estar aberto para o (novo) conhecimento. Ester Pilar Grossi, a quem conheci e admiro pelo pioneirismo nas questões relacionadas á introdução da concepção construtivista de  alfabetização no Brasil,  no esquema apresentado, nos fala de um sujeito que não é apenas físico, mas inteligente, desejante e motivado. Esse sujeito social, no esquema elaborado por Grossi, através da linguagem interaje no meio ambiente para modificá-lo. Esse sujeito interaje na esfera do outro, da cultura, da ciência e da realidade.

Voltando ao pioneirismo de Grossi, anteriormente referido, a educadora e senadora (ou ex?) trouxe para Porto Alegre as idéias teóricas da psicolingüista Emília Ferreiro que, sem dúvida produziram uma revolução conceitual no Brasil, na área da alfabetização, apesar dessa teoria ter sido muitas vezes distorcida ou didatizada. 

Retornando á provocação feita por vocês: Como ensina ou aprende o docente online?

Não acredito que tenhamos respostas definitivas. Estamos no tateio: errando e acertando. Algumas vezes precisamos dos nossos "velhos " teóricos do passado para estabelecer parâmetros ou  fazer certas reflexões, na tentativa de intensificarmos cada vez mais as possibilidades de diálogo e de respostas dos nossos alunos... O docente online , na minha opinião aprende enquanto ensina. O docente online precisa antes de mais nada, ser humilde, despir-se da sua suposta sabedoria e, levado pela curiosidade e pelo amor,  aprender e procurar fazer uma imersão nessa nova cultura...  

A  mediação apontada por vocês como a quarta dimensão fundamental na relações de aprendizagem, desta não quero me deter agora pois, acredito que  será bastante discutida  por vocês e demais módulos e será também um dos temas centrais do nosso módulo.

Em resposta à Usuário excluído

Re: Portfólio "Avaliando a Aprendizagem"

por Edmea Santos -

Oi Olívia!

Muito bom você ter inaugurado o portfólio da unidade 1. Em breve comentaremos sua síntese. Vamos aguardar as sínteses dos demais colegas.

[]s

Méa

Em resposta à Edmea Santos

Re: Portfólio "Avaliando a Aprendizagem"

por Usuário excluído -
Oi Méa! Tudo bem? Ontem a internet aqui não me permitiu participar do Chat! Fiquie triste1 Tentei mas não consegui! Quando será o próximo?
Em resposta à Usuário excluído

Próximo chat

por Edmea Santos -

Oi pessoal!

Olá Olívia!

Pena você não ter podido acessar. Nosso chat acabou se transformando numa reunião online da nossa equipe com a presença do Marco. Acabamos virtualizando juntos possibilidades de atuação na UERJ. Foi bacana o papo. Se quiser espiar o papo acesse no "bate papo" o link de sessões encerradas. Sentimos falta dos colegas para um debate mais específico sobre nosso módulo. De todo modo, estamos planejando um chat para o próximo domingo. Avisaremos aqui no Moodle.

beijos

méa