Boas-vindas!

Número de respostas: 53

Eloiza Avatar

Eloiza

Olá, Colegas,

Estamos iniciando o módulo 3 do nosso curso, cujo foco é aprendizagem.

Vamos estudar juntos e sempre que possível, nos divertirmos e trocarmos experiências. Afinal, não é à toa que falaremos tanto em aprendizagem colaborativa.

Além de procurarmos conhecer melhor a aprendizagem dos nossos alunos, buscaremos nos debruçar também sobre as nossas próprias experiências de aprendizagem. 

Aí estão os nossos avatares, sorridentes e dispostos para interagir com vocês.

Vamos à unidade 1 então?  

Andréa

Andréa

Lázaro

Lázaro

Mea

Méa

Pat

Patrícia

Em resposta à Primeiro post

Re: Boas-vindas!

por Ieda Carvalho Sande -

Eloiza e equipe,

Parabéns pela mensagem criativa de Boas Vindas.

A aprendizagem colaborativa é um dos meus focos de estudo. Acredito na cooperação como apoio ao processo de aprendizagem pois enseja a participação ativa e a interação dos alunos e dos professores. A participação em ambientes que propiciem a interação possibilitam e proporcionam o desenvolvimento do grupo.

Um grande abraço! aprovo

Em resposta à Ieda Carvalho Sande

Re: Boas-vindas!

por Usuário excluído -

Ieda,

O sentimento que acompanha a mensagem é muito verdadeiro.

É exatamente a aprendizagem colaborativaque pretendemos vivenciar, aproveitando a disposição deste grupo que é muito disposto para as trocas de conhecimento ricas e generosas.

Abraços.

Em resposta à Primeiro post

Re: Boas-vindas!

por Usuário excluído -

Eloisa e turma

obrigada pelas boas vindas. Nos dois primeiros módulos naõ tive uma participação ativa.Cheguei atrasada e procurei compensar lendo todo o material que por sinal é muito interessante.

 Estou muito animada com esse módulo e pretendo participar dele bem ativamante. O tema da aprendizagem me toca muito de perto pois é algo que tenho estudado e pesquisado.

Com muita espectativa de novas aprendizagens  o meu abraço

Maria Teresa

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas-vindas!

por Usuário excluído -

Oi Eloisa, todos e todas,

Gostei da recepção, já começa nos animando para o engajamento no Módulo. O tema aprendizagem na rede tem me interassado muito.

Estou cheia de expectativas!

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas-vindas!

por Usuário excluído -

Maristela, Lígia, Lina, Maria Teresa,

Que bom perceber a disposição de vocês e a boa vontade em relação a este módulo.

A aprendizagem é um tema intrigante e desafiador e acredito que é necessário atualizar e reeditar vários estudos sobre ela, já realizados em relação à Educação Presencial, para compreendermos a aprendizagem em ambiientes virtuais.

Abraço grande.

Em resposta à Primeiro post

Re: Boas-vindas!

por Usuário excluído -

Eloisa e equipe, parabéns pela criativa abertura do curso! Trata-se de um brilhante acolhimento p/ animar o período de recesso acadêmico em nossas universidades.

Um abraço.

Beth Almeida

Em resposta à Primeiro post

Re: Boas-vindas!

por Edmea Santos -

sorrisoOlá pessoal!

Muito bom senti a energia de vocês por aqui.

Ieda, a aprendizagem colaborativa é realmente um desafio. A práticas mais convencionais primam mais pela auto-aprendizagem. Será que mesmo na auto-aprendizagem não temos também uma interação com o outro de alguma forma? Vamos dicutir este tema no fórum labirinto?

Lina, seja muito bem-vinda. Sua participação aqui é fundamental. Traga sua experiência formativa pra cá.

Lígia, te conheço pela sua dissertação de mestrado. Tive oportunidade de fazer a leitura na ocasião da sua defesa. Me identifiquei demais com seu trabalho. Também estudo teoria da complexidade. Por favor nisso, dia 07 (segunda-feira) o Edgar Morin fará conferência aqui no RJ.

Maria Teresa, chegue e nos brinde com sua energia e saberes sobre aprendizagem. Te espero no labirinto para brincarmos juntas.Traga o LIC pra cá!

Maristela, saudades de você. Fico feliz com sua chegada. Já vi sua intervenção no fórum "brincando de labirinto". Em breve estarei lá com vc.

Beth e Mônica, muito bom ter vocês aqui. Bem não acabaram o módulo 2 já estão aqui com a agente querendo interação. Maravilha! 

Dolores, você tem toda razão quando destaca que o um ambiente descontraido pode potencializar a aprendizagem. Aqui teremos isso com certeza!

Demais colegas...

Neste fórum poste sua apresentação rápida, fale sobre suas expectativas para este módulo 3, apresente-se para os colegas. Quem ainda não participou do curso nos módulos anteriores terá oportunidade de se apresentar aqui. Não perca tempo. Quem já participou poderá demarcar um pouco mais a sua presença!

A equipe UERJ deseja boas-vindas!

beijos

méa

 

Em resposta à Edmea Santos

Re: Boas-vindas!

por Ieda Carvalho Sande -

Meia... organizando minhas idéias:

Na aprendizagem colaborativa há a participação ativa e a interação dos alunos e dos professores em ambientes que propiciem essa interação, a colaboração e a avaliação. Pressupõe-se que o grupo (a partir de dois alunos) seja responsável pela própria aprendizagem; que o trabalho em equipe seja aprimorado; que cada componente do grupo seja responsável na elaboração e socialização de suas tarefas e que, nenhum deles tente se sobrepor ao outro, pensando na colaboração, nunca na competição.

Vejo o computador como um recurso para a aprendizagem colaborativa, pois facilita a comunicação e a colaboração entre os alunos, assim como a organização de atividades. Os grupos virtuais e a idéia de trabalho em ambiente colaborativo surgem a partir do desenvolvimento de tecnologias interativas que possibilitam o contato em tempo real e entre locais distantes geograficamente. O computador passa a ser utilizado, não somente como uma ferramenta individual, mas como um meio de comunicação e colaboração entre as pessoas.

Auto-aprendizagem pode ser vista como forma de adquirir saberes que nos são ensinados, descobrir novos saberes ou competências a partir desses saberes, buscando coisas novas ou diferentes, transformando-se, crescendo e desenvolvendo-se. Supõe a capacidade para aprender e comprovar por si próprio essa aprendizagem.

Na auto-aprendizagem é necessário planejar o tempo através de tarefas diárias e/ou semanais; selecionar as tarefas essenciais; buscar a auto motivação, assumindo a responsabilidade pela qualidade do aprendizado; estabelecer prioridades e sistematizar o conhecimento aprendido.

Relaciono a auto-aprendizagem com a aprendizagem colaborativa, quando essa auto-aprendizagem faz uso do computador em atividades tais como: o uso de simulações em experimentos; a criação e utilização de laboratórios e bibliotecas virtuais.

Preciso pensar um pouco mais nessa “interação com o outro” que você questiona.

Abs, pensativo

Em resposta à Primeiro post

Re: Boas-vindas!

por Usuário excluído -

Olá, fiquei encantada com a criatividade e competência, o vídeo Aprendizagem Colaborativa é muito bom mesmo,

Abços a todos,

Elizete

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas-vindas!

por Usuário excluído -
Olá Pessoal!

Também gostei muito da recepção. E conforme destacou nossa amiga Elizete, o vídeo Aprendizagem Colaborativa é muito rico... ele retrata aquilo que realmente entendo por colaboração no cenário educacional.

Acredito que irei aprender bastante por aqui!

Um abraço,
Paula
Em resposta à Primeiro post

Re: Boas-vindas!

por Usuário excluído -

Olá

Abertutura muito criativa do módulo, gostei. Parabéns!!! 

Na medida das minhas disponibilidades, pretendo participar ativamente no módulo, pois entendo que a Psicologia da Aprendizagem é das principais bases nutritivas para entendermos a integração das TIC na educação. Afinal ... não nos podemos esquecer que o que está em causa é a Aprendizagem!

Abraços

Bento

 

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas-vindas!

por Usuário excluído -
Olá pessoal,

adorei as carinhas! Um convite a  uma boa prosa...

Tenho especial interesse no "casamento" da Psicologia da Aprendizagem e TIC!

grande abraço,

Rosangela
Em resposta à Primeiro post

Re: Boas-vindas!

por Usuário excluído -

Olá a todos/as!

Parabéns pela motivadora e contextualizadissima abertura deste módulo! Pretendo participar e sobretudo aprender muito neste módulo que acredito será um sucesso.

Um abraço,

Maria da Graça

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas-vindas!

por Usuário excluído -

Adorei a criatividade na abertura do módulo! Vocês ficaram uma graça com carinha dos personagens de South Park.

Desejo sucesso a todos!

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas-vindas!

por Edmea Santos -

sorriso Olá pessoal!

A cada dia temos a chegada de gente nova e de gente não tão nova por aqui. Maravilha! Estou felizes com a chegada de vocês!

Elizete, Ana Paula, Bento, Rosângela, Maria da Graça e Tatiana vocês são mais que bem-vindos.

Bento tem uma questão para você lá no fórum labirinto. Minto, para você só não. Para todos que consideram a Psicologia da Aprendizagem fundamental para a formação do docente online.

[]s

Méa

Em resposta à Edmea Santos

Re: Boas-vindas!

por Usuário excluído -
Eloiza, Méa e demais colegas

Estou por aqui também.

Meu foco de estudo é a autonomia na EAD e na educação online, e uma das questões com que me deparei foi a tensão entre colaboração e autonomia. Estou certa que encontrarei, no decorer deste módulo, diversos aspectos importantes para agregar a este questionamento.

abs,
Nicia
Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas-vindas!

por Edmea Santos -

Oi querida!

Seja mais que bem-vinda por aqui!

Sobre autonomia e colaboração...te espero no labirinto com uma provocação. Hoje estive com o Edgar Morin aqui no RJ. Vou emocionante apesar da precariedade da infra-estrutura da UFRJ...Falo isso porque o Morin me ajudou a entender melhor o conceito de autonomia. Morin e Freire formam uma bela dupla para tratarmos desse conceito na EAD e na Educação em geral.

Vamos brincar de labirinto?

[]s

Méa

méa

Em resposta à Primeiro post

Re: Boas-vindas!

por Usuário excluído -

Oi, pessoal! Faço parte desta equipe da UERJ e, assim como a Elô, a Méa, a Andrea e o Lázaro, dou-lhes boas-vindas! Que bom que gostaram da abertura! E vamos em frente!

 

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas-vindas!

por Usuário excluído -

Olá, todos que chegaram depois da minha resposta anterior!!!

Raquel, tenha a certeza de que nós do grupo estamos crescendo e aprendendo junto com vocês.

Elizete, Ana Paula, Rosângela, Maria da Graça, Tatiana, sejam bem-vindas!!!

Bento, que bom tê-lo conosco. Gostei muito do Módulo 1, embora tenha viajado muito e ficado fora deste espaço tão acolhedor.

Patrícia, o pessoal vai ver agora como você é parecida mesmo com aquele avatar fofinho que criamos...

Abraço muito fraterno e caloroso a todos. sorriso

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas-vindas!

por Usuário excluído -

Oi Pessoal,

Já estou me sentindo em casa.  Que bom reiniciar a discussão sobre aprendizagem colaborativa.  Lembro-me que quando discutia essa questão escrevendo sobre o uso do wiki no moodle.

O vídeo é muito bom... tem um vídeo do anima mundi que traz muito sobre isso também...

Méa estou de volta...

ABraços e vamos a esse módulo.

Em resposta à Primeiro post

Re: Boas-vindas!

por Usuário excluído -

Eloisa e turma

Sou a Cléia, orientanda  da Profª Maria Teresa no doutorado em educação da UFJF.  Portanto, estou vindo do LIC para aprender com todos vocês. Eu também estou chegando um pouquinho atrasadacorado, mas tô chegando...sorriso E estou lendo todo o material que já foi discutido para poder interagir no curso.

Gostaria de compartilhar com todos a alegria de realizar um curso dessa natureza e estou com muitas expectativas diante dessa nova experiência de aprendizagem.

Um abraço a todos e a todas!!!

Cléia

 

 

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas-vindas!

por Usuário excluído -

Olá a todos, também um pouco atrasada no Módulo 3, adorei!

Desde já peço desculpas pois estarei pouco "conectada" até dia 14 de junho, o que certamente limitará minha participação  nos fóruns.

Grane abraço!

Graça 

 

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas-vindas!

por Usuário excluído -

Mary, Cleia, Nicia,

Bem-vindas!!! Espero que gostem deste Módulo.

Graça, que bom encontrá-la novamente, foi excelente a sua moderação no Módulo 2.

Beijos para todas.

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas-vindas!

por Edmea Santos -

Oi Graça!

Bem-vinda!

Sei bem do que falas...Nós na UERJ também estamos no maior corre, corre de final de semestre. Estamos fechando nossas atividades presenciais, a distância e ainda planejando o próximo período. Tudo isso e um pouco mais...

O importante é que estamos online e nos divertindo muito. Aqui não temos e nem queremos colocar "ninguém na forca" como dizemos na BA. Na medida do possivel e no tempo de cada um vamos interagindo, trazendo nossas inquietações, dúvidas, certezas temporárias...O importante é participar para aprendermos um pouco mais!

beijos e até ...

Méa

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas-vindas!

por Edmea Santos -

Oi Cléia!

A Maria Teresa me falou muito bem de você. Chegue mais e venha se divertir conosco. Soube que você é professora do Campi de Teixeira de freitas da UNEB. Fui professora nos Capi de Serrinha, Alogoinhas e Salvador. Em Salvador fui professora concursada da Didática. Tenho ótimas memórias...Aqui temos o grupo do PPGE da UNEB coordenadora pela professora Olívia.

Olívia , cadê você? Troque figurinhas por aqui. Mary vi que você chegou. Seja bem-vinda também. A casa é toda sua.

beijos

Méa

 

Em resposta à Edmea Santos

Re: Boas-vindas!

por Usuário excluído -

Oi Méa

Pois é, sou professora de Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação no departamento de educação - Campus X em Teixeira de Freitas e agora tô saindo de licença  para cursar o doutorado. Fico muito feliz boca abertade saber que a Maria Teresa está "empolgada" com a minha chegada ao LIC.  Como não pude participar do módulo I e II, tô  chegando aos poucos para poder acompanhar as discussões calorosas sobre a docência online.

Um grande abraço!

Em resposta à Primeiro post

Re: Boas-vindas!

por Kelly Fernandes -
Olá Eloiza,

adorei a mensagem de acolhimento criativa
, parabéns!!

Abraços.piscando

Kelly


Em resposta à Kelly Fernandes

Re: Boas-vindas!

por Edmea Santos -

Oi Débora! Olá Kelly!

Sejam bem-vindas!

Vamos brincar de labirinto?

Escolham algumas entradas já disponíveis ou se preferirem criem outras entradas.

[]s

méa

Em resposta à Primeiro post

Re: Boas-vindas!

por Usuário excluído -
Olá,sou mestranda do PPGE da FACED/UFJF,orientanda de Maria Teresa Freitas e particpante do grupo LIC.Me sinto muito honrada por participar desse trabalho e também tive problemas para entrar,mas agora estou lendo todo material para participar ativamente.Adorei os "personagens" das boas vindas e o vídeo é muito interessante.Abraços....
Em resposta à Primeiro post

Também para quem ainda não participou do módulo 3...

por Edmea Santos -

boca aberta Olá pessoal!

Quem ainda não participou do módulo 3 não tem problema. O importante é chegar. Venham interagi conosco agregando valor ao nosso desenho didático que é "obra aberta". Não figuem tímidos.piscando Aqui todos nós ensinamos e aprendemos com nossos erros, acertos, tentativas de acertar, questionamentos, descobertas, experiências boas e não tão boas. A educação online colaborativa é uma modalidade muito nova. Esta pesquisa é, para nós da equipe UERJ, mais uma grande oportunidade para aprendermos. Aprendizagem é o nosso tema principal deste módulo.

Sejam todos e todas muito bem-vindos.

Decidimos concentrar a unidade 1 em 10 dias. Para todos poderem participar. Sabemos que quando este módulo for oferecido para outros professores em nossos contextos formativos, cada unidade terá duração de pelo menos 2 semanas. Aqui é só um ensaio para particarmos e avaliarmos nosso desenho didático e nossa atuação docente e discente. No próximo final de semana iniciaremos a unidade 2. Contamos com a presença de vocês (mestrandos, doutorandos, professores, coordenadores).sorriso

A seguir vejam nossa proposta de atividades para unidade 1. Quem não viu o roteiro de unidade fique atento! Aqui não tem linearidade. Faça seu próprio percurso e boa viagem!

[]s

Equipe UERJ 

Para participar da unidade 1 do módulo 3 sugerimos o seguinte roteiro:

  • Participe do fórum boas-vindas. Neste fórum poste sua apresentação rápida, fale sobre suas expectativas para este módulo 3, apresente-se para os colegas. Quem ainda não participou do curso nos módulos anteriores terá oportunidade de se apresentar aqui. Não perca tempo. Quem já participou poderá demarcar um pouco mais a sua presença!

 

  • Estude o texto base da unidade. Temos duas versões: 1) hipertexto com a interface livro do Moodle, 2) Documento em word para impressão e leitura básica da unidade. Nesta segunda versão não temos como acessar o palavras do glossário, nem os links. Para fazer uma leitura mais hipertextual acesso o primeiro formato.

 

  • Participe do fórum "co-criando o hipertexto". O objetivo deste fórum é colaborar com a hipertextualidade do texto base da unidade. Todos nós temos muitas referências para compartilhar sobre aprendizagem e aprendizagem na docência. Esta é uma ótima oportunidade de sugerirmos links e estratégias multirreferenciais de leituras e atividades.

 

  • Participe do fórum "brincando de labirinto". Este fórum é o nosso espaço de debates mais específico sobre os temas da unidade. O texto base da unidade é apenas um "pré-texto" como co-criarmos juntos os conteúdos e discussões da unidade 1. Neste fórum abrimos um tópico com uma provocação inicial. Se você não quiser "entrar no labirinto" por esta porta sugerida por nós, crie sua própria entrada. Basta criar e mediar um tópico de discussão. Qualquer cursista poderá criar um tópico desejado. Apenas preste atenção para não criarmos tópicos repetidos.

 Além disso tudo, temos ainda: fórum "vamos fuxicar?". Este fórum é para tomarmos café, comermos acarajé, falarmos amenidades, sugeri outros "nós". Enfim,  fuxicar. O glossário específico também é colaboratico. Contribua com novos verbetes ou comente os verbetes existentes. A interface bate-papo é para nossos encontros síncronos. Use e abuse!

Pessoal, o desenho didático é uma arquitetura para ser habitada. Vamos habitar este nosso primeiro ensaio de arquitetura na unidade 1?piscando

Esperamos por todos e todas!

Equipe UERJ

 

Em resposta à Edmea Santos

Re: Também para quem ainda não participou do módulo 3...

por Edilane Carvalho Teles -

Olá a todas/os, cheguei atrasada, mas tentarei compensar literalmente “correndo” atrás. Gostei muito da proposta. Sou mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade – PPGEDUC / UNEB (Bahia), e tenho um mestrado profissionalizante em Tecnologias e Comunicação Multimídia (Turim), me sinto lisonjeada por participar desse trabalho, tive alguns problemas para entrar, entretanto, gostaria de socializar que também acredito nas possibilidades da Aprendizagem Colaborativa e será um prazer ir ao encontro da polifonia e se possível, encontrar formas variadas de troca e interações sem fim.

Um abraço,

Edilane Carvalho Teles

Em resposta à Primeiro post

Re: Boas-vindas!

por Usuário excluído -

Eloíza e grupo:

Adorei a acolhida de vocês!sorriso infelizmente nessa última semana não pude interagir no ambiente por estar me mudando.....

Pretendo participar ativamente desse interessante módulo 

Em resposta à Primeiro post

Re: Boas-vindas!

por Fábio Kalil de Souza -

Eloiza,

         Simpática e criativa recepção. Sentir-me bem-vindo!

Kalil

Em resposta à Fábio Kalil de Souza

Re: Boas-vindas!

por Auxiliadora Padilha -

Olá pessoal,

também estou chegando um pouquinho mais tarde. Para quem ainda não me conhece, pois andei meio sumida no módulo anterior, sou professora para atividades de EAD da UFPE. Estou pesquisando sobre avaliação de cursos a distância.

Obrigada pelo acolhimento. Também gostei do vídeo, e adorei o glossário de Psicologia da aprendizagem. Foi um ótimo revival!

Gostaria que vocês comentassem sobre o fato de que a colaboração não é algo que desde pequenininhos sabemos e exercitamos. É preciso aprender a colaborar? É preciso que sejamos incentivados a agir colaborativamente? Precisamos, então, da mediação de alguém que nos estimule a termos essa atitude. Além disso, para atuarmos colaborativamente também precisamos de um meio que favoreça essa colaboração, não é mesmo? Ao invés disso, somos estimulados a competir e a sermos individualistas. O próprio meio acadêmico é competitivo e incentiva a competição.

Também gostaria de discutir, mais tarde, sobre autoria e construção coletiva.

Abraços em tod@s

Em resposta à Auxiliadora Padilha

Re: Boas-vindas!

por Edmea Santos -

Olá Auxiliadora!

Seja bem-vinda! Você chegou e já chegou trazendo ótimos questionamentos. Vou levá-los para o fórum da unidade 2. Nos encontramos lá para mais e mais debates.

[]s

Méa

Em resposta à Fábio Kalil de Souza

Re: Boas-vindas!

por Edmea Santos -

Olá Olívia! Olá Kalil!

Bem-vindos queridos! Estavam nas festas juninas hemmm. Ai que saudades do São João baiano. Brincadeirinha...!!!!

Vi que vocês chegaram com ótimas discussões. Nos encontramos nos fóruns.

[]s

méa

 

Em resposta à Primeiro post

Nosso encontro síncrono - chat no domingão!

por Edmea Santos -

Olá pessoal!

Na primeira unidade deixamos o grupo na ambientação do nosso desenho didático. Para tanto, preferimos atuar em atividades assíncronas. Agora na unidade 2 teremos o nosso primeiro chat. Vamos agendar nosso encontro para domingo dia 20/07? Neste momento, domingo é o único dia que a nossa equipe poderá fazer um encontro síncrono. Temos flexibilidade para dois horários. Vamos votar? Acesse o link em nossa unidade 2

Nos encontraremos no horário mais votado. Na nossa sala de chat da unidade 3.

Euipe UERJ

Em resposta à Primeiro post

Unidade 3 vamos ao debate? Esperamos por todos e todas!

por Edmea Santos -

boca aberta Olá pessoal!

Ontem iniciamos a nossa unidade 3. Vamos em frente?  Nosso módulo encerra-se no dia 30/07/08, próxima quarta-feira. Vamos aproveitar este finalzinho co-criando com nossa unidade 3? Esta pergunta e um convite.piscando

------------------- 

Para participar da unidade 3 do módulo 3 sugerimos o seguinte roteiro:

Participe do fórum boas-vindas. Neste fórum poste sua apresentação rápida, fale sobre suas expectativas para este módulo 3, apresente-se para os colegas. Quem ainda não participou do curso nos módulos anteriores e da primeira e segunda unidades do nosso módulo 3 terá oportunidade de se apresentar aqui. Não perca tempo. Quem já participou acolha o novo colega com suas boas-vindas! 

Estude o texto base da unidade. Temos duas versões: 1) hipertexto com a interface livro do Moodle, 2) Documento em .pdf para impressão e leitura básica da unidade. Nesta segunda versão não temos como acessar o palavras do glossário, nem os links. Para fazer uma leitura mais hipertextual acesso o primeiro formato.
 

Participe do fórum "co-criando o hipertexto". O objetivo deste fórum é colaborar com a hipertextualidade do texto base da unidade. Todos nós temos muitas referências para compartilhar sobre os conteúdos da unidade, principalmente sobre as contribuições do Pierre Lévy. Esta é uma ótima oportunidade de sugerirmos links e estratégias multirreferenciais de leituras e atividades.
 

Participe da produção coletiva do roteiro para docência online. Aqui tema uma Wiki para juntos desenvolvermos a atividade da unidade 3. Esta Wiki é o nosso espaço de debates mais específico sobre os temas da unidade. O texto base da unidade é apenas um "pré-texto" como co-criarmos juntos os conteúdos e discussões da unidade 3. 

Chat de avaliação do módulo 3 - no próximo domingo as 21h teremos um chat para avaliarmos nosso módulo e debatermos temas discutidos até aqui. Contamos com a presença de todos e todas em nosso bate-papo.

Além disso tudo, temos ainda: fórum "vamos fuxicar?". Este fórum é para tomarmos café, comermos acarajé, falarmos amenidades, sugeri outros "nós". Enfim,  fuxicar. O glossário específico também é colaborativo. Contribua com novos verbetes ou comente os verbetes existentes. A interface bate-papo é para nossos encontros síncronos. Use e abuse!

Pessoal, o desenho didático é uma arquitetura para ser habitada. Vamos habitar este nosso primeiro ensaio de arquitetura na unidade 3?sorriso

Esperamos todos e todas!

Equipe UERJ

Em resposta à Primeiro post

Despedida com cara de boas-vindas!

por Edmea Santos -

Oi pessoal!

Nosso módulo 3 acaba, nesta fase da pesquisa, na próxima quarta-feira. Pessoalmente, estou me despedindo do grupo hoje. Ficarei em off por mais ou menos uma semana.

Aproveito para convidar todos e todas para avaliarem o nosso módulo 3 no fórum de avaliação aberto pelo Marco Silva. Comentem, critiquem, sugiram. Queremos aprender mais com vocês e a avaliação e uma bela oportunidade para aprendermos sempre.

Até a próxima. Aqui em nosso módulo ou nos módulos que seguem.

beijos

Méa

Em resposta à Edmea Santos

Re: Despedida com cara de boas-vindas!

por Raquel Pasternak Glitz Kowalski -

Olá Méa, colegas

Eu estou voltando de férias e você está indo. Acompanhei lendo os e-mails e vocês estão de parabéns pelo módulo. Desculpem se estive um pouco off, mas precisa retomar a energia para esse segundo semestre. Prometo estar mais participativa. tímido

Abçs Raquel

Em resposta à Primeiro post

Re: Boas-vindas!

por Usuário excluído -

Olá, pessoal, quero parabenizar a excelência do encaminhamento deste módulo, como os demais, foi um sucesso,

Abços virtuais,

Elizete....

Anexo thbearhuganimated.gif
Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas-vindas!

por Usuário excluído -
A todos,
Obrigada pelas contribuições ao longo do nosso Módulo 3! 
Contamos agora com as avaliações de vcs no fórum aberto pelo Marco Silva.
E vamos em frente no Curso! 
Olá equipe da UNESA! Vamos começar o módulo 4?
Bjs!
 
Equipe da UERJ
Equipe UERJ
Em resposta à Usuário excluído

VENHAM PARA O MÓDULO 4!!!

por Marco Silva -

Ok equipe da UERJ!

Parabéns pelo trabalho realizado módulo 3.

Todos estão convidados a fazer a avaliação do módulo 3 e, ao mesmo tempo, a fazer os primeiros contatos com o módulo 4.

Forte abraço, Marco, Kelly, Tatiana, Sheilane e Mayrton

Em resposta à Marco Silva

Re: VENHAM PARA O MÓDULO 4!!!

por Usuário excluído -
Primeiros contatos com o módulo 4
Iniciei vendo o video, com o qual já tive acesso. Desperta questões instigantes sobre o processo comunicacional, permite variadíssimas interpretações diante do volume de cenas sucessivas, algumas assustadoras outras engraçadas... Em alguns momentos parece que pretende mostrar a própria ambiguidade dos estímulos que nos cercam todos os dias...
Decidi ir adiante e li o texto sugerido pelo grupo sobre a Pedagogia da Transmissão...
Algumas idéias trazidas pelo texto nos remetem à realidade dos resultados do SAEB 2000 - já estamos em 2008 - mas parece que este quadro e ainda o mesmo, prosseguindo o professor no modelo falar e ditar do mestre.
Apresenta também o novo professor, que cria novas alternativas para seus alunos...
Abre possilbidades para um professor autor e um aluno autor...
É nisso que acreditamos, mas ainda surgem muitos desafios para superarmos a pedagogia da transmissão.
Este módulo nos incita a buscar essas alternativas...
Gostamos desse início que nos leva a desejar chegar lá, junto com os mestres do amanhã, Lina
Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas-vindas!

por Ieda Carvalho Sande -

Parabéns equipe da UERJ! 

O módulo 3 foi enriquecedor e os conceitos levantados muito bem trabalhados e discutidos. Muito me acrescentou.

Um grande abraço a todos! sorriso