olá tod@s,
Eu sou professora, no Centro de Educação da UFPE, de Didática e Tecnologias da Informação e Comunicação para Educação, para os cursos de Pedagogia e Licenciaturas diversas. Muitas vezes não consigo ver muita diferença entre uma e outra... Sempre preciso dos pressupostos psicológicos e didáticos pra trabalhar com as TICs e sempre preciso da tecnologia e da psicologia pra discutir a Didática... A disciplina de TICs é eletiva.
A princípio, todas as minhas turmas têm um AVA para apoio às aulas presenciais e para ampliação do tempo pedagógico. No AVA coloco toda a programação regular e também outros materiais, como textos, vídeos, imagens, áudios... para ampliação das discussões e da programação presencial. Também temos os fóruns para cada temática, que correm concomitante com a discussão presencial e também extrapolam os tempos demarcados pelo presencial. Temos fóruns temáticos, fóruns para notícias e para conversas de botequim... De vez em quando marcamos um chat, principalmente quando eu preciso viajar. Também no AVA temos o Diário, onde eles vão refletindo e registrando suas aprendizagens. Essa é uma das tarefas que serve para sistematização individual, já que a maioria das atividades realizadas na sala é em grupo, estimulando a interação e a construção coletiva.
Temos também lista de e-mails e toda a semana enviamos sugestões de atividades culturais, textos interessantes, reportagens online, como pressuposto de que para a formação do professor a cultura é imprescindível. Quando dá, até marcamos algum evento para nos encontrarmos...
Na disciplina de Didática sugiro que os alunos construam seus blogs, mas em TICs é tarefa obrigatória. Planejamos, criamos, mantemos e participamos uns dos blogs dos outros. Os temas podem ser referentes à Educação ou temas afins que sejam de interesse dos grupos. Também participamos das comunidades virtuais uns dos outros e até no msn nos encontramos de vez em quando com um ou outro aluno.
Em todas as minhas disciplinas gosto de exibir um filme que tenha relação com alguma temática da mesma. Criamos um ambiente propício, levamos pipoca e guaraná e aproveitamos a fita. Além dos aspectos relacionados à disciplina também discutimos as emoções e sentimentos que o filme nos despertou. O cinema permite que possamos nos colocar no lugar do outro sem precisarmos 'ser o outro'. No sentido de que "há sonhos que só devem ser sonhados, assim como há experiências que só podem ser assistidas" (COSTA, Cristina. Educação, imagem e mídias. São Paulo: Editora Cortez, 2005).
Sempre trago um curta ou um vídeo do youtube para relacionar com alguma discussão que travamos. Alguma música, para despertar alguma sensação ou iniciar uma problematização. Quando alguns alunos me chamam de sonhadora ou idealista, escutamos "O último romantico" de Lulu Santos...
Em Didática, para discutir as 'benditas' tendências pedagógicas, trabalho com o livo de Marilda Behrens ( O paradigma emergente e a prática pedagógica . Curitiba: Champagnat , 2003) e cada grupo 'monta' os informes publicitários de sua escola, apresentando as características, papel do professor, aluno, metodologia, avaliação, etc... que podem ser propagandas, sites, blogs, entrevistas, slogans, etc. Geralmente, discutir as tendências era uma atividade muito chata, mas agora é uma farra! Eles produzem panfletos, propagandas, gravam vídeos, programas de rádio... É fantástico!
Em TICs, uma outra atividade muito legal são os projetos de intervenção. Estudamos as possibilidades pedagógicas de cada recurso didático-tecnológico e o que eles mobilizam nos alunos em relação as habilidades cognitivas, afetivas, motoras, etc., e depois cada grupo elabora um Projeto de Formação de Professores que pode ser executado posteriormente em suas escolas. Os próprios alunos sentem a necessidade de difundir a discussão com seus colegas.
Bom, ainda fazemos muita coisa legal, pois a cada semestre encontramos novas discussões, e os próprios alunos também sugerem no início ou durante a disciplina. O mais importante disso tudo é que a participação é fantástica! Mesmo quando o semestre acaba continuamos a nos comunicar por e-mail e todas as informações que envio para os alunos atuais, também envio para os antigos. De vez em quando o hotmail bloqueia meus e-mails achando que são spam, mas depois de 24h tô eu lá de novo, mandando sinais de fumaça para eles.
Creio que a relação que se estabelece entre alunos e professor, entre alunos (que nas turmas de licenciaturas são de cursos diversos, todos numa só sala) e também a integração das tecnologias nesta relação de aprendizagem colaborativa é o que transforma nossa sala de aula num espaço frutífero de construções sólidas.
Depois que acaba o semestre eles sempre voltam e acabam participando de um projeto de extensão, de uma pesquisa, ou só mesmo de uma aula, que tem sempre um lugarzinho reservado para os que têm saudade das nossas 'farras de saber'!