olá tod@s,
Eu sou professora, no Centro de Educação da UFPE, de Didática e Tecnologias da Informação e Comunicação para Educação, para os cursos de Pedagogia e Licenciaturas diversas. Muitas vezes não consigo ver muita diferença entre uma e outra... Sempre preciso dos pressupostos psicológicos e didáticos pra trabalhar com as TICs e sempre preciso da tecnologia e da psicologia pra discutir a Didática... A disciplina de TICs é eletiva.
A princípio, todas as minhas turmas têm um AVA para apoio às aulas presenciais e para ampliação do tempo pedagógico. No AVA coloco toda a programação regular e também outros materiais, como textos, vídeos, imagens, áudios... para ampliação das discussões e da programação presencial. Também temos os fóruns para cada temática, que correm concomitante com a discussão presencial e também extrapolam os tempos demarcados pelo presencial. Temos fóruns temáticos, fóruns para notícias e para conversas de botequim... De vez em quando marcamos um chat, principalmente quando eu preciso viajar. Também no AVA temos o Diário, onde eles vão refletindo e registrando suas aprendizagens. Essa é uma das tarefas que serve para sistematização individual, já que a maioria das atividades realizadas na sala é em grupo, estimulando a interação e a construção coletiva.
Temos também lista de e-mails e toda a semana enviamos sugestões de atividades culturais, textos interessantes, reportagens online, como pressuposto de que para a formação do professor a cultura é imprescindível. Quando dá, até marcamos algum evento para nos encontrarmos...
Na disciplina de Didática sugiro que os alunos construam seus blogs, mas em TICs é tarefa obrigatória. Planejamos, criamos, mantemos e participamos uns dos blogs dos outros. Os temas podem ser referentes à Educação ou temas afins que sejam de interesse dos grupos. Também participamos das comunidades virtuais uns dos outros e até no msn nos encontramos de vez em quando com um ou outro aluno.