Roteiro de Atividades
Roteiro proposto para atividade transversal



Ouça aqui o roteiro da atividade transversal
(clique no link) - Marco Silva

Esta atividade é para ser desenvolvida durante todo o módulo 4, ou seja, de 01 a 30 de agosto. Trata-se da inclusão fácil de voz ou vídeo no curso. Grave sua voz, grave seu vídeo se posicionando sobre a "provocação inicial" (vídeo Mídia) e poste sua opinião em nosso ambiente Moodle. As explicações de como fazer isso estão nos ítens 1 e 2 logo aqui em baixo.

Antes, gostaríamos de chamar sua atenção para o seguinte: o recurso podcasting (postagem de participação feita em áudio ou vídeo) é oportunidade de experimentarmos um elemento típico da velha sala de aula presencial que é a voz, seja do professor, seja dos alunos. Trazer esse recurso para a sala de aula online, pode ajudar a evitar a mudança brusca de ambientes, o que tem gerado muitas evasões e descrédito na modalidade online. Nosso módulo traz esse recurso para nossa pesquisa. Vejamos no que vai dar.

Dividimos esta atividade em duas etapas que podem ser realizadas independentemente uma da outra ou conectadas entre si.

linha

tópicoEtapa 1 – Assista o vídeo "Mídia" e grave seus comentários em Podcast. Utilize a interface para gravação de voz (clique no link) para gravar seus comentários sobre o vídeo. Publique sua gravação em Podcast, postando sua fala no “Media Center” – Saiba como gravar sua voz no Moodle assistindo o tutorial em vídeo (clique no link).

Publicar arquivos de áudio e vídeo no Podcast do módulo significa fazer um upload dos seus arquivos para o “Media Center” (Central de mídias). Tudo que for postado no bloco “Media Center”, será publicado em Podcast.

linha

tópicoEtapa 2 - Assine o podcast do módulo 4 – Saiba como assinar o podcast assistindo o tutorial em vídeo (clique no link).

Assinar o podcast significa que você receberá, automaticamente, em seu navegador de internet (Internet Explorer 7, ou FireFox), todos os links para acesso direto a todos os arquivos de áudio e vídeo que forem publicados no bloco “Media Center” (Central de mídias).

Obs.: Se o seu navegador de Internet possuir uma versão mais antiga e não oferecer o recurso de assinaturas em podcast, entre em contato através do Fórum. De qualquer forma vamos disponibilizar outro tutorial em vídeo demonstrando outras técnicas alternativas para assinar, receber links e downloads de arquivos publicados em Podcast.

Enfim, convidamos todos vocês a postarem, a compartilharem seus comentários em arquivos de áudio ou vídeo, através da tecnologia de Podcasting. Saiba mais sobre Podcast no livro multimídia "O que é Podcast" (clique no link).

Se preferir, entre com contato com Mayrton Bahia no email mayrtonbahia@uol.com.br ou no skype mayrton.bahia

Última atualização: domingo, 17 mar 2024, 23:00