1 - O que é Podcasting?

O que é Podcasting?

A tecnologia de podcasting, que também pode ser identificada como um blogcasting, está se popularizando rapidamente na internet, semelhante ao que ocorreu com os blogs e fotologs, podendo até mesmo ultrapassar ferramentas habituais de busca e publicação de áudio e vídeo disponíveis na web.Vejam esta pesquisa realisada em 2005!

O fenômeno é recente, mas em crescimento vertiginoso. Em menos de seis meses de existência, já podemos encontrar no Google mais de 4.940.000 referências para a palavra podcasting. Estima-se que há mais de 6 milhões de usuários do sistema no mundo. No Brasil, os podcasts começam a surgir em 2005, e hoje podemos contar algumas dezenas, estando, também, em crescimento geométrico[4]. Pesquisa realizada pela Forrester estima que existirá, até o fim do ano, mais de 300.000 podcasts e até 2009, 13 milhões. (LEMOS, 2005).

Obs.: Leia mais sobre Podcast neste artigo do pesquisador André Lemos

O podcast é uma tecnologia de software que permite a publicação de conteúdos de áudio e vídeo, através da internet. A programação pode ser apreciada de forma semelhante ao que ocorre em sites que possuem rádio e tv on-line ou pode ser distribuída para os computadores dos usuários por intermédio de um software que administra um sistema de assinatura (o usuário se cadastra em um site para receber o conteúdo disponibilizado em Podcast). A diferença do sistema tradicional de rádio e tv on-line, onde o usuário assiste o programa no site provedor ou transfere para seu próprio computador, para acessar o conteúdo posteriormente, é a tecnologia que possibilita um sistema de assinatura da programação escolhida. Quando o usuário assina uma programação disponibilizada em determinado site que oferece a tecnologia do podcast, passa a receber automaticamente cada novo programa (episódios) à medida que este vai sendo lançado pelo respectivo site. O podcast permite ao usuário assinar, se cadastrar, para receber diversos programas dos mais variados temas, distribuídos por milhares de sites na internet. O usuário pode interagir com os produtores dos programas assinados, postando comentários a respeito dos respectivos programas nos sites cadastrados. Qualquer usuário também pode implementar, facilmente, a tecnologia do podcast em seu próprio site.

O assinante de podcast pode assinar diversos tópicos ou temas, dos mais variados assuntos, em diversas páginas que disponibilizam esta tecnologia. O acesso a estes conteúdos se dá através de softwares que agregam e disponibilizam um conjunto de recursos para buscar, localizar, baixar (download) , atualizar e catalogar automaticamente os conteúdos (programas, capítulos ou episódios) assinados, à medida que vão sendo publicados nos sites de origem. Cada update no conteúdo disponibilizado pelos sites que estão cadastrados no software que agrega estas assinaturas (software agregador) é tratado como um novo episódio.

O conteúdo de cada capítulo, uma vez capturado pelo software agregador para o computador do assinante, fica devidamente catalogado e disponível para ser ouvido/assistido a qualquer tempo. O software agregador pode também sincronizar com dispositivos móveis de armazenamento de dados, gravando os programas capturados (conteúdos de áudio e vídeo), diretamente em diversos modelos de players portáteis, tipo mp3 players, celulares, iPods, palmtops e pendrives. Esta tecnologia acrescenta portabilidade e acessibilidade aos arquivos de áudio e imagem compartilhados na internet. O software agregador verifica e faz o download, periodicamente, a cada novo capítulo ou episódio, encontrado nos respectivos sites cadastrados.

Estes conteúdos publicados em podcasting, podem ser programas de rádio, programas de TV, vídeo, multimídia, aulas, notícias, conferências, palestras, tutoriais, animações e textos convertidos em áudio. Qualquer arquivo de texto digitalizado, mensagens, emails, artigos, livros, teses, dissertações, etc, podem ser convertidos em áudio por intermédio de softwares sintetizadores de voz.

A possibilidade de publicar e compartilhar textos convertidos em áudio, através do podcasting, expande ainda mais as possibilidades desta tecnologia, principalmente quando pensamos em educação on-line.

O podcast surgiu no final de 2004, desenvolvido a partir de uma idéia de um ex-VJ da MTV, Adam Curry. O nome podcast é um neologismo dos termos ipod, que é um tocador portátil de músicas, comercializado pela empresa de computadores Apple, com o termo broadcasting, que significa transmissão de informação em larga escala. Embora a criação do nome podcast remeta inicialmente ao player do fabricante de computadores Apple, qualquer player de música ou áudio trabalha de forma semelhante.


[1] Acessibilidade é definida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT , pela norma NBR 9050/94 - Acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências a edificações, espaço mobiliário e equipamentos urbanos ,como sendo(...) (...) A possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de edificações, espaço, mobiliário e equipamento urbano. Disponível em: < http://www.mj.gov.br/sedh/ct/corde/dpdh/corde/normas_abnt.asp > , acessado em 15 de agosto de 2006.

[2] Softwares que convertem textos digitalizados, ou digitados em computador, em voz. As vozes utilizadas por estes softwares são vozes artificiais, sintetizadas, compatíveis com vários idiomas.