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Unidade 1 - A Pedagogia da transmissão ficou obsoleta


A sala de aula baseada na pedagogia da transmissão está cada vez obsoleta e os alunos cada vez mais desinteressados das aulas centradas na distribuição de informações para memorização e repetição. Há milênios a escola está baseada no falar-ditar do mestre e na repetição do que foi dito por ele. Paulo Freire [leia +], maior educador brasileiro, criticou intensamente esse modelo educacional. Ele dizia: a educação autêntica não se faz de A para B ou de A sobre B, mas de A com B. Ele dizia que o papel do professor não é transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou construção.

Iniciamos o século XXI com o Saeb 2000 [leia +] confirmando que prevalece a pedagogia da transmissão no ensino básico. Suas conclusões apontam para duas realidades conflitantes que explicam porque se ocorre em nosso tempo a obsolescência da sala de aula centrada na pedagogia da transmissão:

  • O professor se sente o todo-poderoso, repete conceitos e não sabe interagir com os alunos; os conteúdos estão distantes da realidade e devem ser decorados e cobrados em provas.

  • A oferta atual de informação e conhecimento é cada vez maior e melhor fora da sala de aula, graças aos novos recursos tecnológicos, em especial a Internet e a multimídia interativa. (Folha de S. Paulo, 29.11.2000).
Esse quadro se agrava, ampliando a defasagem da escola e da universidade na "era digital" das comunicações. Enquanto isso, empresários e gestores do setor educacional estão cada vez mais compelidos ao investimento em novas tecnologias informáticas aplicáveis em suas instituições, porém pouco atentos à necessidade de modificar a sala de aula centrada na pedagogia da transmissão.

Os alunos da geração digital estão cada vez menos passivos perante a mensagem fechada à intervenção, pois aprenderam com o controle remoto da TV, com o joystick do videogame e agora com o mouse. Eles evitam acompanhar argumentos lineares que não permitem a sua interferência e lidam facilmente com o hipertexto [leia +]. Eles modificam, produzem, partilham. Essa atitude diante da mensagem é sua exigência de uma nova sala de aula. Seja na educação básica e na universidade, seja na educação presencial e a distância.

O professor poderá redimensionar sua autoria modificando a base comunicacional potencializada pelas tecnologias digitais. Precisará modificar o modelo centrado no falar-ditar do mestre, passando a disponibilizar ao aprendiz autoria em meio a conteúdos de aprendizagem os mais variados possível, em vídeo, imagem, som, textos, gráficos, facilitando permutas, agregações, associações, novas formulações e modificações na tela do computador on-line. Inclusive, notando aí a necessidade de maior investimento braçal e intelectual do que aquele que vinha realizando em sala de aula presencial.

A aprendizagem não se dá a partir da récita do professor. Isto requer, portanto, modificação radical em sua autoria em sala de aula presencial e on-line. O professor não se posiciona como o detentor do monopólio do saber, mas como aquele que dispõe teias, cria possibilidades de envolvimento, oferece ocasião de engendramentos, de agenciamentos e estimula a intervenção dos aprendizes como co-autores da aprendizagem.

Quer saber um pouco mais sobre a autoria do professor? Clique aqui.



Atividade

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Diversos críticos de sala de aula já questionaram o modelo de sala representado nesta ilustração

bocão

O educador Paulo Freire é um dos críticos mais enfáticos. Para ele a educação autêntica não se faz de A para B ou de A sobre B, mas de A com B. O papel do professor não é transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou construção.

Diante desse quadro convido cada cursista a refletir sobre experiências bem sucedidas na superação da pedagogia da transmissão e compartilhe seus textos no Fórum Superando a Pedagogia da transmissão.

Leituras complementares:

1Anísio Teixeira - "Mestre de amanhã"

2Paulo Freire - Pedagogia da Autonomia

3Marco Silva - De Anísio Teixeira à Cibercultura
    Última atualização: domingo, 17 mar 2024, 23:00