Vamos fuxicar?

Livro 1

Livro 1

por Usuário excluído -
Número de respostas: 6

Elô e Méa,

Conversando com a Kelly, ela me chamou a atenção para o conteúdo do livro 1 e do material impresso. Como li o livro, e não a versão para a impressão, não tinha percebido, mas está faltando um tópico no livro, chamado "Aprendizagem em Ambiente Virtuais".

Bjs,

Tatiana

 

Em resposta à Usuário excluído

Re: Livro 1

por Kelly Fernandes -
Oi Méa,

realmente observei o fato relatado pela Tatiana no recurso Livro, referente a unidade 1.

A propóstio, tenho um questionamento referente a disponibilização dos conteúdo. Na unidade 1 e 2 do módulo 3, a equipe apresentou um "pré-texto", conforme descrito no fórum "Co-criando o hipertexto da unidade", utilizando o recurso livro chamado "Hipertexto" e logo em seguida apresenta este conteúdo em um documento word, justificando como texto fácil para impressão. O meu questionamento é em relação ao documento word para impressão, visto que o livro proporciona este mesmo recurso. Qual o motivo disso?

Abraços.

Kelly
Em resposta à Kelly Fernandes

Re: Livro 1. Hipertexto ou livro eletrônico?

por Edmea Santos -

Oi pessoal!

Oi Tati! Oi Kelly!

Meninas, obrigada pelas observações atentas. O problema da unidade 1 já foi resolvido. Esqueci mesmo de colar o último tópico do texto base no livro da unidade. O esquecimento foi porque iria acrescentar mais informações e acabei esquecendo. Na rede é assim um nó te leva a outro nó e acabamos nos enrrolando na teia. Teia ou rede? . Desculpa esfarrapada? Até pode ser ...Na pesquisa aprendente não temos medo de errar. Contudo, temos que cuidar do desenho didático com rigor científico. Obrigada pelo alerta!

Kelly, sua questão é ótima. Parabéns!

Bem o que chamamos de hipertexto em nosso desenho didático ainda é VIRTUAL. Virtual é o que existe em potência e não em ato como nos ensina Pierre Lévy inspirado pela Filosofia. O que temos em ato , neste momento do nosso curso, não é o hipertexto é um livro eletrônico. O Moodle tem uma interface chamada livro que permite criarmos livros eletrônicos em princípio. Contudo, este livro pode vir a ser um hipertexto. O nosso objetivo é transformar ao logo da pesquisa o nosso livro eletrônico num hipertexto com intratextualidade, intertextualidade, multivocalidade, multilinearidade. Enfim agregar valor no sentido do hipertexto.

Por este motivo abrimos o fórum "co-criando o hipertexto". O objetivo deste fórum é ter a contribuição dos colegas para fazermos o nosso hipertexto. Quando o nosso módulo for ministrado para outros sujeitos em nossos contextos já teremos outro material didático para habitar. Mesmo assim ainda queremos que outros interagentes continuem contribuindo...Acreditamos que o material didático é "pré-texto", ou seja, serve como ponta pé para co-criarmos o conteúdo juntos.

Sobre a opção de termos um arquivo (word, que pode ser pdf ou outro formato qualquer de editor de texto...) é porque não queremos contemplar apenas os leitores moventes e imersivos. Muitos docentes, imigrantes digitais, são leitores contemplativos e querem ainda a linearidade do suporte para fazer a leitura básica. Isso sem contar com a falta de conhecimentos técnicos. Nossa experiência mostra que muitos docentes se alfabetizam no digital e na cibercultura a partir de suas primeiras experiências com cursos online. Temos que garantir o acesso à informação para todos e todas.

 Muitos cursistas ainda preferem fazer a leitura do texto base para só depois começar a participar dos debates online. Temos que oferecer diversidade e respeitar a pluralidade de estilos de aprendizagem. A idéia de ter dois formatos é intencional mesmo. É um jeito de mostrarmos que um mesmo texto base pode apresentar diferenças virtuais de provocação de novos e diferentes sentidos e significados. Assim, os leitores terão bases para refletir sobre os diferentes suportes e estilos de leitura.

Kelly, sebemos que a interface livro permite imprimir. Contudo, a impressão é mais lenta e fragmentada. Gásta-se mais papel...Fica ai como opção. Melhor garantir a diversidade de opções. Será melhor pecar por diversidade ou única possibilidade? Este é um tema para refletirmos junt@s.

  • Colegas o que acham disso tudo? Vamos ao debate? Afinal, o desenho didático aqui é o nosso conceito comum.

Kelly, esperamos mais questionamentos seus que estuda o tema mais diretamente, bem como, os questionamentos dos demais colegas interessados direta ou indiretamente pelo tema.

Obrigada pelas dicas e observações construtivas.

[]s

Méa

 

 

 

Em resposta à Edmea Santos

Re: Livro 1. Hipertexto ou livro eletrônico?

por Usuário excluído -

Kelly e Tatiana,

Eu concordo com a Méa sobre a disponibilização do ".doc". Aliás, discutimos  sobre isso no nosso grupo, antes de postar. 

Em relação à hipertextualidade, destaco na fala da Méa, o trecho: "Por este motivo abrimos o fórum "co-criando o hipertexto". O objetivo deste fórum é ter a contribuição dos colegas para fazermos o nosso hipertexto. Quando o nosso módulo for ministrado para outros sujeitos em nossos contextos já teremos outro material didático para habitar. Mesmo assim ainda queremos que outros interagentes continuem contribuindo...Acreditamos que o material didático é "pré-texto", ou seja, serve como ponta pé para co-criarmos o conteúdo juntos".

Obrigada pelas contribuições! É mto legal contar com a turma na construção do desenho didático!

Bjs,

Patricia :-)

Em resposta à Usuário excluído

Re: Livro 1. Hipertexto ou livro eletrônico?

por Usuário excluído -
Méa, Patrícia e demais,

Achei fantástica a idéia do fórum co-criando o hipertexto! Perfeita para um projeto de pesquisa como o nosso e boa também para um curso online onde queremos possibilitar a co-criação. Posso "co-piar" a idéia virando os olhos ?

Também acho interessante a proposta de disponibilizar diversas opções de acesso ao texto base. Atento apenas para a utilização do formato doc, que é um formato proprietário... Em tempos de cultura livre, seria interessante começarmos a nos policiar com relação a isso e optar por disponilibilizar conteúdos em formatos como o RTF que pode ser gerado por softwares livres ou proprietários, ou mesmo o PDF que já ganhou um espaço muito grande na comunidade online.

abs,
Nicia
Em resposta à Usuário excluído

Re: Livro 1. Hipertexto ou livro eletrônico?

por Edmea Santos -

boca abertaOi Pessoal! Oi Nícia!

Ah,ah,ah....como boa militante da UFBA sabia que vc ia comentar sobre o word (proprietário). Você acredita que senti a voz de Nelson Pretto nos meus ouvidos falando "não acredito nisso!!!!" . Compartilho dessa bandeira do software livre. Num primeiro momento colocamos o word mesmo porque sabemos que é um formato que "todos" acessam ainda. De todo modo, para instituir novas culturas e práticas mais livres e plurais temos mesmo que começar a fazer diferente em nossas pequenas ações. Assim, aos poucos, vamos garantindo a diferença. Sou a favor da diferença e não da "hegemonia" seja lá do que for. Nícia valeu o toquepiscando.

Acho que o formato RTF é uma boa opção. O pdf ainda não um formato dominado por todos, principalmente para os  iniciantes. Se disponibilizamos pdf temos também que orientar o usuário na utilização de softwares leitores de pdf. Temos que criar uma instrução orientando o uso disso.

Sobre o copiar o desenho didático ou parte dele...AQUI É TUDO NOSSO ! PODEM COPIAR A VONTADE. Pelo que entendi nosso curso é totalmente copy left e free!sorriso

beijos,beijos

méa

Em resposta à Edmea Santos

Re: Livro 1. Hipertexto ou livro eletrônico?

por Edmea Santos -

Kely, vc perguntou eu respondi. Fiquei com gostinho de quero mais. O que vc achou da minha argumentação. Quero muito saber o seu ponto de vista. É bom dialogar com pesquisadores. Espero continuar dialogando e trocando idéias com você que pesquisa desenho didático para cursos online.

Convido, também, para os demais colegas.

[]s

Méa