Olá, pessoal que está se aventurando pelo labirinto,
Venho acompanhando atentamente a bela troca que estamos desenvolvendo nos corredores.
Acrescento agora uma nova entrada, ou melhor uma tríplice entrada, através de questões.
Elas afloraram logo na entrada e vêm sendo cada vez mais aparentes nas falas de todos nós.
Vou postar uma a cada dia, incentivando um pouco a curiosidade de vocês.
Parece até aquela história que a Sherazade, dos contos das Mil e Uma Noites contava para o sultão, deixando sempre um pedacinho para o dia seguinte.
Eis a história, bem resumida:
"Conta-se que o poderoso sultão fora vítima de infidelidade da sua primeira esposa e assim jurou nunca mais acreditar no amor de uma mulher. Ele decidiu, então, que se casaria com uma mulher a cada dia e após a noite de núpcias mandaria executá-la, ao nascer do sol. As famílias sofriam com o amor fugaz e a morte eminente de suas filhas. Mustafá, que era o encarregado de escolher futuras esposas, não encontrava mais nenhuma jovem. Sua filha mais velha, Sherazade, percebendo o nervosismo do pai, resolveu oferecer-se para salvar o povo de Bagdá. Ela tinha o poder da sedução de narrar histórias. Consumia seus dias em leituras e lidava muito bem com as palavras. Na noite de núpcias a irmã de Sherazade, conforme o combinado entre elas, entra chorando nos aposentos do casal e pede a ela que lhe conte uma história. Shariman ouve-a atentamente, encantado e ansioso até ao amanhecer. . O sultão decide poupar sua vida para ela possa dar continuidade à história na noite seguinte. Emendando uma história na outra ela vai sobrevivendo, encantando e despertando a curiosidade do sultão. Passam-se mil e uma noites. O sultão já apaixonado liberta-se da dor da vingança e da traição e resolve abolir o cruel destino das esposas."
Elas são de certa forma independentes, embora se inter-relacionem, assim não é necessário esperar a terceira para buscar as respostas.
Não há segredos escondidos no labirinto, todo o conteúdo está dentro de nós, nas nossas experiências e conhecimentos.
Assim é a aprendizagem...
Vamos à primeira pergunta, então:
?1.Embora a aprendizagem seja um processo interno, ela se apresenta de forma observável através do comportamento. Na aprendizagem em ambientes virtuais como esses comportamentos podem ser observados?