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Linguagem matemática e multiálogos

Linguagem matemática e multiálogos

por Usuário excluído -
Número de respostas: 8

Uma dificuldade que afeta em especial os professores de matemática  no trabalho com as interfaces de educação online é a falta de recursos para a escrita em linguagem matemática. A comunicação fica prejudicada por ser dificil expressar em linguagem usual idéias tipicamente matemáticas.

Outra dificuldade em um chat ou forum é articular os "multi-dialogos" ou "multiálogos" (Gracias, 2003) de modo a construir uma idéia e  evitar dispersão, mantendo a discussão em um tema. Conforme relatos de experiencias de participantes de cursos online, quer como aluno ou docente, é comum que as interações se restrinjam a duplas ou pequenos grupos, lembrando conversas paralelas em salas de aula.  Esta situação requer do formador um certo "jogo de cintura" para articular as idéias que emergem dessas "conversas paralelas", fazendo-as convergir ao tema central.

GPIMEM

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Re: Linguagem matemática e multiálogos

por Usuário excluído -

Permita-me uma observação Silvia:

este problema do chat vai depender de quem vai estar orientando o chat.

É necessário que se tenha um planejamento daquilo que se deseja com o chat. Se ele for só para um encontro informal o chat vai ter um perfil, se ele é para tratar de um assunto ou fazer uma revisão então o perfil será outro.

Será que aqui não estamos diante do problema da formação novamente?

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Re: Linguagem matemática e multiálogos

por Usuário excluído -

No livro disponibilizado, achei importante as dicas sugeridas por Chaves (2002): a divisão dos participantes em pequenos grupos em cada sessão; o material preparado com antecedência para a discussão; o emprego de regras para participação, como solicitar a palavra para intervir e aguardar a indicação por parte do moderador... Não poderiam Silvia, pelo menos minimizar o problema da dispersão?

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Re: Linguagem matemática e multiálogos

por Usuário excluído -
Pessoal,

Não sei se gosto da idéia de regras (como por exemplo, ter que pedir a palavra pra escrever, e ter que esperar o outro acabar de escrever) para a participação no chat. Nesse caso não estaríamos trazendo para o online as "limitações" do presencial, onde o "falar" ao mesmo tempo gera a incompreensão de todos que estão falando?

Claro que vai depender do objetivo do chat, como disse Fernando. Mas, se o objetivo for um bate-papo mais informal para a integração do grupo, as conversas paralelas são bem vindas; é comum tb que as pessoas, num chat mais solto, migrem de uma conversa para outra dentro do mesmo chat. O impossível, é verdade, é acompanhar todas as conversas paralelas e centralizar o controle em um moderador... Mas será que centralizar e controlar as discussões (ainda que numa interface síncrona) não vai de encontro às características de abertura e de comunicação em rede da própria cibercultura?

abs,
Nicia
Em resposta à Usuário excluído

Com licença ou sem licença?

por Usuário excluído -

Nicia, Carmen e Silvia.

A utilização das interfaces exigem muito de cada um de nós. E estamos vivenciando tudo isso em cada momento de nossos cursos, de nossas experiência com educação online.

O problema de uma interface síncrona, como o chat, é exatamente aquilo que coloquei anteriormente: precisamos planejar!

Já perceberam como é complicado estarmos no meio de um chat e um aluno consegue "entrar" no bata papo com a seguinte pergunta: "qual é o assunto? estão falando sobre o quê mesmo?"

A questão das regras facilitam ou nos remetem a velhos paradigmas?

Continuo defendendo a visão do objetivo do chat. Ele vai determinar como iremos participar, caso contrário teremos muitas conversas paralelas que não irão agregar nada ao processo. Ou estaríamos equivocados?

Uma outra questão sobre o chat seria: quando usar, quando não usar? Em que oportunidades ele é mais viável como colaboração e construção do conhecimento?

Um abraço,

Fernando

(ps.: Não esqueçam de colocar suas observações sobre esta temática na wiki correspondente! Vai ser bonito ver nosso texto, mas precisamos colocar nossas idéias e o fruto de nossas pesquisas e práticas lá na wiki!)

Em resposta à Usuário excluído

Re: Com licença ou sem licença?

por Usuário excluído -

oi Fernando,

aqui em nosso grupo temos uma razoável tradição em ministrar cursos que privilegiam interações síncronas, e vários deles utilizaram o chat.. em particular há aquele que o marco tanto gosta... o que ensina geometria espacial via espaço virtual!

nós achamos também que é necessário que o professor saiba lidar com a incerteza no chat... o chat não necessariamente é bagunçado... ou ve-lo como bagunça é uma perspectiva "presencio-cêntrica". O chat permite que todos falem ao mesmo tempo.. algo que não é bem visto em sala de aula usual, mas é bem visto em trabalhos de pequenos grupos ou em festas, tipo happy hour...

Nós temos conseguido lidar com chats que discutem um livro previamente lido.. e várias discussões se sucedem ao mesmo tempo de acordo com o interesse dos participantes...

não queremos isso?

Por outro lado, reconhecemos que saber coordenar esses multialogos (Gracias, 2003, Borba e Penteado, 2001) é uma das habilidades a ser desenvolvida pelo professor online.

gpimem

maria helena (esquecemos do nome dela no último), Silvia, marcelo, Alana, Adriana, Cláudio, Regina, Orlando.

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Re: Com licença ou sem licença?

por Ana Maria Di Grado Hessel -

Gostei da expressão "perspectiva presencio-cêntrica". Procuramos  reproduzir  no online os mesmos padrões que ocorrem no presencial. Às vezes é interessante deixar que as conversas "rolem" soltas. Ao realizar experiências com chat, percebi que eles oferecem possibilidades diferenciadas com relação ao presencial. Por exemplo: A conversa registrada do chat  pode ser lida posteriormente e oferecer muitas informações ou indícios que não foram percebidos durante as rápidas mensagens dos participantes; no presencial, as  normas da conversa reduzem as participações que não podem ocorrer concomitantemente. E por aí vai... 

Sem dúvida, as experiências com chat podem se diversificar muito. Entretanto, gosto muito dos chats utilizados durante uma webconferência. Potencializam ações de medição colaborativa.

Em resposta à Usuário excluído

Re: Linguagem matemática e multiálogos

por Usuário excluído -
Silvia,

Com relação à linguagem matemática, o Moodle oferece alguns filtros matemáticos para a digitação de textos dentro do próprio ambiente - inclusive em chats e fóruns. Um deles é para a utilização do Latex, vc conhece?

É preciso ativar algumas configurações no perfil de administrador do ambiente e depois disso fica liberado para todos os usuários.

abs,
Nicia

Em resposta à Usuário excluído

Re: Linguagem matemática e multiálogos

por Usuário excluído -

Oi Nicia.. nós já sabemos dessa possibilidade do moodle... mas ela tem um grave problema! O aluno as vezes com dificuldade em matemática tem que também lidar com dificuldades da linguagem Latex....

Sendo assim as vezes é mais fácil escrever "integral de  x^2, dx" do que saber todos os comandos do Latex...

Em nosso grupo estamos tentando criar um teclado amigável para o usuário com símbolos matemáticos.. e que serveria... como modelo para outro com símbolos musicais... químicos... !  Este é o projeto tidia-ae

participação coletiva do Gpimem, durante sua reunião presencial de quarta..

presentes marcelo, orlando, regina, silvia, alana, claudio, adriana...