Emenda do Módulo

MÓDULO INTERFACES DA INTERNET NA EDUCAÇÃO ONLINE

Equipe PPGE-UFAL: Luis Paulo Mercado, Maria Aparecida Viana, Fernando Pimentel, Maria Luzia Rocha e Ibsen Bittencourt

Prezados cursistas, sejam bem vindos ao Módulo 5. Apresentamos o plano de trabalho do módulo, dividido em duas unidades, com carga horária de 30 horas e será desenvolvido ao longo do mês de setembro de 2008.

EMENTA

A hipermídia como agregadora de novas interfaces na educação online. A prática pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem através de estratégias didáticas online. Possibilidades de utilização das interfaces da Internet na educação online, como aulas em comunidades de aprendizagem no Orkut, a aula pesquisa em bibliotecas virtuais, autoria coletiva na Wikipédia, mapas cognitivos, publicações online, objetos virtuais de aprendizagem, viagens virtuais e mapas online, jogos online, histórias em quadrinhos, aulas visuais no Youtube, e simulações no Second Life.

OBJETIVOS

1. Explorar as possibilidades das interfaces da Internet em relação à construção do conhecimento na educação online, desenvolvendo habilidades para utilização destas tecnologias.

2. Selecionar com critérios educativos e experimentar e didaticamente as interfaces didáticas disponíveis na educação online.

3. Desenvolver habilidades no domínio das interfaces do ambiente virtual, planejar atividades a distância e realizar a mediação pedagógica.

4. Incentivar o uso pedagógico de interfaces disponíveis na Internet e nos AVA, permitindo melhor aproveitamento destas e favorecendo a interação entre alunos e professores e entre alunos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 1 – Interfaces de Pesquisa, Comunicação e Socialização na Internet: chat, fórum de discssao, Orkut, blog, You tube, second life, jogos online, wiki e editores coletivos de textos, publicações online, museus virtuais e webquest.

Unidade 2 – Estratégias Didáticas Online: encontro online, desafio colaborativo, seminário virtual, debate online, avaliação, orientação e tutoria online, pesquisa, estudo de caso, diário virtual, entrevistas e histórias de vida, histórias interativas, caixa do tesouro, webquest.

METODOLOGIA

A prática de trabalho desse módulo envolve atividades práticas interativas, com construções colaborativas de textos na interface wiki envolvendo todos os participantes do curso. Cada unidade tem seu roteiro de atividades, com leitura do livro base, leituras complementares, vídeos, encontros assíncronos nos fóruns.

AVALIAÇÃO

Participação do aluno nas atividades do módulo, trabalhos realizados em colaboração. A avaliação das atividades se dará em módulo específico. A avaliação do módulo com críticas e sugestões serão postadas no fórum Avaliação do Módulo 5, de todos os módulos deste projeto.