Wiki e editor de texto

1. Características educativas do Wiki na educação online.

O wiki é uma interface assíncrona colaborativa que possibilita a construção coletiva de diferentes tipos de textos por vários autores usando um navegador de internet. Não possui nenhuma espécie de moderação, toda alteração feito pelos participantes é publicada diretamente e, por isso, utiliza um sistema de controle de versões, que permite ao docente restaurar qualquer versão anterior a qualquer momento, ou ainda saber exatamente qual foi à intervenção feita no texto por cada participante.

2. Possibilidades de utilização do Wiki na educação online

  • Produção Colaborativa . O docente irá incentivar aos cursistas a construção coletiva de um texto sobre qualquer assunto que aborde o conteúdo do curso. Deverá ser explicada a forma de utilização da interface:

    Como Editar o texto? Basta clicar na aba “Editar”, redija o texto e em seguida clique no botão “Gravar”.
    Como criar novas páginas (hipertexto)? Basta utilizar colchetes no início e fim do título da nova página. Com isso, será criado o link da nova página com um ponto de interrogação (?), deverá clicar no mesmo para adicionar o conteúdo desta nova página.

    Como inserir figura? O docente no ato da criação da interface wiki, deverá habilitar a opção “Permitir arquivos binários”, permitindo a inserção de figuras com extensões jpeg, gif e png. Ao editar o texto proposto a produção colaborativa, apresentará o botão “Arquivo”, para enviar figuras ao banco de dados do moodle, lhe informando o código da figura. O cursista deverá copiar este código e inserir no corpo do texto desejado. Exemplo de código: internal://Cone_do_aprendizado.jpg.

3. Relatos de experiências (ou links que levem a elas) usando Wiki na educação online

A) Relato de Marco Silva

Nunca tive sorte com Wiki. Conheci Wiki em cursos online via Moodle, único AVA que utilizei que disponibiliza esta potente interface, talvez a mais complexa se comparada a Chat, Fórum, Blog e até Second Life.

Nos cursos via Moodle onde atuei como docente, sempre busquei empolgado adotar o Wiki, entretanto o engajamento sempre foi pífio. Procurei desvendar o mistério, uma vez que os alunos atuavam normalmente muito bem nas outras interfaces.

Descobri que o problema não é sua usabilidade, até porque ela é muito fácil. Curiosamente o problema está na dificuldade de intervenção explícita num texto existente já iniciado. Não temos cultura disso!!!

A escritura é uma prática individual desde sempre. Até no Fórum a escritura é individual com postagens que se apresentam em cascatas temáticas. No Wiki o texto torna-se híbrido... escrito a várias mãos. Verdadeira participação, intervenção e co-autoria polifônica. Não temos cultura disso!!!

A modernidade nos forjou individualistas, no modelo penso-e-escrevo-logo-existo . Aqui está o maior desafio, a meu ver, para a decolagem do Wiki. A Wikipedia é um sucesso, entretanto nos cursos acadêmicos sabemos que prevalece a cultura do individual, inclusive com seminários que reúnem grupos onde a praxe é cada um fazer sua parte.

Não estamos preparados para isso!!! Aqui temos mais um grande desafio para o mediador, para o docente: criar cultura em sintonia com a cibercultura. A teoria da interatividade pode ajudar certamente..., mas para isso será preciso superar a prevalência do modelo inidirecional baseado no falar-ditar do mestre que há dentro de cada um de nós. Será preciso superar a prevalência do penso-e-escrevo-logo-existo que há dentro de cada um de nós.

Em particular, dentro de nos professores... Quem nos formará para tal? Nós precisamos de formação continuada para destravar o Wiki entre seus alunos.

Podemos exercitar isso aqui mesmo, até porque este é um espaço propositalmente de formação enquanto pesquisa interinstitucional. Eu estou aqui metendo minha colher de pau nesta calderada de caranguejo alagoano. Ainda com a sensação de estar apenas enxertando um texto existente com meu "penso-e-escrevo-logo-existo, mas na busca empolgada da co-criação.

A respeito das considerações de Marco Silva (Lucila Pesce)

Penso que muitas das características da "ecologia cognitiva" anunciada por Lévy podem se materializar com a Web 2.0, pelas suas características autorais, Contudo, alterar as representações sociais dos processos educacionais é um processo cultural, que requer um tempo de cada indivíduo e da comunidade, como um todo. A cultura tecnológica engendra-se à cultura social e educacional.

B) Relato de...

4. Artigos científicos sobre Wiki em práticas de docência online (link que leve ao texto original).