Second Life

1. Características educativas do Second Life na educação online.

2. Possibilidades de utilização do Second Life na educação online.

O principal objetivo da utilização do SL como ferramenta de comunicação na Educação a Distância está principalmente nas grandes possibilidades de alcance dos personagens (avatares) e pelas possibilidades de interação com uma “realidade virtual”.

A cada dia a EAD busca formas de aproximar os alunos que buscam esta modalidade de conteúdos significativos e de uma metodologia que proporcione um aprendizado de qualidade. E o SL, com sua interface 3D, oferece aos seus usuários muito mais do que entretenimento ou diversão. Hoje, no SL, qualquer avatar pode visitar um museu distante fisicamente, mas disponível no mundo virtual.

Não há dúvidas de que no SL muitas pessoas estão encontrando formas de se comunicarem e descobrirem outras pessoas. Ele também é uma possibilidade de novos relacionamentos, e aqui está mais uma grandiosidade para a comunicação da EAD. Pessoas com dificuldades de locomoção, que moram em lugares longínquos ou distantes dos centros acadêmicos, podem ter acesso a uma nova ferramenta para o seu aprendizado.

Mas o SL ainda é um “mistério” para muitos internautas e para a maioria dos profissionais da educação, tanto é que teremos no Brasil um congresso para discussões e considerações da utilização do SL no meio educacional, inclusive para cursos de graduação e pós-graduação.


3. Relatos de experiências (ou links que levem a elas) usando Second Life na educação online

4. Artigos científicos sobre Second Life em práticas de docência online (link que leve ao texto original).