Orkut

1. Características educativas do Orkut na educação online.

O Orkut é um site de relacionamentos que favorece sobremaneira a socialização, pois permite que o usuário crie sua lista de amigos e participe de comunidades de seu interesse. Permite a inserção de mensagens (scraps), fotos e vídeos. Para fazer parte do Orkut é necessário receber um convite de algum dos membros.

Sua utilização na educação possibilita trazer para a sala de aula a realidade do aluno, bem como levar o conhecimento produzido na escola para além dos seus muros. Nele, além da inclusão de vídeos, fotos e textos, o professor tem também a possibilidade de interagir com seus alunos, uma vez que este ambiente já faz parte da realidade deles.

2. Possibilidades de utilização do Orkut na educação online

O Orkut pode ser utilizado para desenvolver projetos da escola, trabalhar questões relativas a gêneros textuais, pesquisa e publicação.

Pelas características da linguagem utilizada, o professor pode trabalhar essa plasticidade da língua com seus alunos, discutindo norma culta, regionalismos, gêneros e usos sociais da linguagem oral e escrita.

3. Relatos de experiências (ou links que levem a elas) usando Orkut na educação online

4. Artigos científicos sobre Orkut em práticas de docência online (link que leve ao texto original).

BOTTENTUIT, João B; COUTINHO, Clara P. O Software Social Orkut: Estudo da Comunidade Virtual “Ensino a Distância”

https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7372/1/bottentuit.pdf

FORTE, Glenilce M; ROCHA, Sinara S. Quem você conhece? Discutindo as possibilidades pedagógicas do orkut.

http://143.106.58.55/revista/viewarticle.php?id=279

BOLDARINE, Rita de Cássia. Orkut na escola pública:uma nova proposta para o ensino de língua inglesa. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/46200752107PM.pdf