1. Estratégias Didáticas Online

A metodologia usada na educação online é centrada em atividades que exigem participação, iniciativa, cooperação para a solução de problemas.

O currículo deve contemplar na aprendizagem do adulto online, a  sua pré-disposição para aprender. Tem a experiência como fonte de aprendizagem e de critérios para julgar a pertinência do que está aprendendo para a sua vida profissional e cotidiana.

O currículo é aberto e flexível, que garante o acesso à informações atualizadas. Esse currículo promove a aprendizagem cooperativa, incentiva a criatividade, favorece o compartilhar de saberes pedagógicos, permitindo a construção de conhecimentos.

O professor, para desenvolver um currículo flexível, precisa trabalhar na formação continuada com algumas competências fundamentais para atuação na educação online: planejamento do processo educativo online; formas de introduzir temas de debate e previsão de informações e recursos mínimos necessários para que os alunos possam orientar a construção do conhecimento; organização das aulas no ambiente virtual de aprendizagem; lidar com o cumprimento rigoroso do tempo estabelecido para responder aos alunos; propiciar a diminuição do anonimato e o estabelecimento de uma atmosfera de continuidade de aprendizagem; manter interação constante com os participantes durante todo o curso e obter uma comunicação que vai além do meramente acadêmico; conhecer os recursos pedagógicos da educação online: autoria online, interfaces de interação, mediação pedagógica online e da produção de conhecimento colaborativo.

Ao desenvolver práticas curriculares na educação online, é preciso que o professor ou tutor consiga observar diferentes perspectivas, propicie ao aluno explorar distintas fontes das que propõe inicialmente, tais como outras comunidades conceituais, bancos de dados, bibliotecas digitais, portais temáticos, para que assim possa comparar e confrontar diferentes posturas e teorias a cerca de um mesmo tema. É preciso que saiba trabalhar o tempo na aprendizagem virtual, a flexibilização de gestão de tempo, espaços e atividades.

O foco da aprendizagem passa a ser a busca da informação significativa, pesquisa e desenvolvimento de projetos, numa aprendizagem colaborativa, que envolve a aquisição de conhecimentos, habilidades ou atitudes, processo resultante da interação grupal, em que: cada aluno tem conhecimentos e experiências individuais para oferecer e compartilhar com os outros membros do grupo; quando trabalham juntos, um membro ajuda o outro a aprender; para construir uma equipe, cada membro do grupo deve desempenhar um papel para realizar a missão do grupo; intercâmbio de papéis desempenhados no grupo adiciona valor ao trabalho da equipe, porque o aluno pode assumir um ou outro papel com o qual esteja mais familiarizado numa dada situação.

Outro ponto fundamental na educação online é a interatividade, que se dá pela: combinação de aulas por vídeos, teleconferências, Internet com atividades individuais ou em pequenos grupos feitas antes e depois das aulas, parte online e parte of-line; participação colaborativa do tutor e alunos intervindo na mensagem como co-criação da emissão e da recepção; conexões abertas, nas quais a comunicação supõe múltiplas redes de conexões e liberdade de trocas, associações e significações.