Fórum

1. Características educativas do fórum na educação online.

O fórum é uma interface assíncrona realizada por meio de um quadro de mensagens, direcionadas a pessoas que sejam habilitadas ao seu acesso. As mensagens são estruturadas de forma hierárquica, apresentando os assuntos em destaque. Apesar dessa hierarquia, o fórum traz o potencial do meio digital, por permitir dinâmicas hipertextuais e agregação de várias mídias. Além disso, a digitalização permite que as intervenções nas mensagens sejam dadas no mesmo campo textual, dinamizando assim as discussões das temáticas.

Bruno e Hessel (2007, p. 4) consideram o fórum como uma comunidade de aprendizagem colaborativa por excelência, visto que

"Ao permitirem a conversa de todos com todos, cada qual a seu tempo, possibilita a criação de um ambiente centrado na interação on-line, cuja participação é valorizada. Através dela, o conhecimento é construído de maneira significativa pois está integrado com os sentimentos, os desejos e as necessidades pessoais."

As mensagens armazenadas no fórum, diferentemente das listas de discussão, ficam hospedadas em campos específicos, a exemplo dos cursos em AVA. Podemos encontrar nesse espaço um cabeçalho onde ficam registrados os nomes dos autores e a discussão em pauta, facilitando a interação com os demais sujeitos do curso.

2. Possibilidades de utilização do fórum na educação online

A utilização dos fóruns nos AVA tem como objetivo maior a abertura à discussão de determinadas temáticas pertinentes ao curso. Este possibilita uma reflexão mais aprofundada sobre o tema em estudo, haja vista que os questionamentos disponibilizados geram debate entre os participantes, reflexão sobre a temática, leituras mais aprofundadas e contribuição com sínteses mais elaboradas, possibilitando ao estudante um tempo maior para reflexão e posterior postagem. As contribuições disponibilizadas pelos colegas podem ser acessadas a qualquer momento, permitindo o debate plural de idéias e a crítica coletiva do grupo. Os docentes podem acompanhar o desenvolvimento de cada aluno e intervir nas mensagens, dando orientações e propondo novas discussões.

Mas nem sempre os alunos de um curso, participam ativamente do fórum. Uma das razões, segundo Cunha (2007), pode ser a insegurança quanto ao domínio da norma culta da língua portuguesa, fato que pode ser minimizado pelos docentes, estimulando o uso de uma linguagem mais informal. Cunha (2007, p. 5) afirma que

"a interação com os alunos em fóruns de discussão não precisa ser formal, pois os objetivos dessa interação são diferentes daqueles que se têm na elaboração do material didático. Enquanto este apresenta os conteúdos – e por isso, em sua elaboração, deve-se primar pelo uso da linguagem acadêmica –, aqueles se propõem a facilitar o acompanhamento dos estudos do aluno, a solucionar problemas eventualmente enfrentados por ele."

A interferência do docente é importante também para organizar o fluxo de informações, realizando pequenas sínteses que possam facilitar a leitura e compreensão da linha de discussão em pauta. O docente não deve fechar discussões, mas possibilitar novas questões, orientando os alunos para adotarem essa mesma atitude. O fechamento deve acontecer no encerramento do fórum, ressaltando as principais considerações ou conclusões tiradas pelo grupo, se for o caso, a respeito do tema em debate.


Atividades propostas utilizando o fórum:

  • Mural . É a área do docente e da coordenação pedagógica para publicação de avisos relacionada ou não com o tema do curso, para todo o grupo de participantes, mas nele os cursistas poderão atuar. Para isso, o docente e a coordenação devem assegurar o conteúdo das informações postadas. Os cursistas devem acessá-lo constantemente para não perder informações importantes. A configuração deste fórum está no formato “fórum geral” e os cursistas não podem iniciar novas discussões, mas são permitidas respostas.
  • Ponto de Encontro dos alunos . Aqui o acesso é totalmente dos cursistas, sem a necessidade da mediação do Docente. Os cursistas terão livres acesso a criação de vários tópicos de discussão e avaliação recíproca de cada mensagem, permitindo o debate plural de idéias e à crítica coletiva do grupo.
  • Fórum temático . Neste fórum existirá um único tópico de discussão. O docente abre provocações à participação e reflexão profunda sobre um tema de estudo.
3. Relatos de experiências (ou links que levem a elas) usando fórum na educação online

A) Relato de Marco Silva

Gostaria de relatar aqui minha primeira experiência com o Fórum, quando docente de online na Universidade Virtual Brasileira (UVB) em 2000.

De início devo dizer que na interface fórum o professor abre provocações em texto e juntamente com os cursistas desdobram elos dinâmicos de discussões sobre temas do curso. Em interatividade assíncrona os participantes podem trocar opiniões e debater temas propostos como provocações à participação . Para participar com sua opinião, o cursista clica sobre um dos temas e posta seu comentário, expressando sua posição em elos de discussões em torno da provocação.

O cursista também pode iniciar um debate propondo um novo tema, fazendo da sua participação uma provocação que abre novos elos de discussões. Ele emite opinião, argumenta, contra-argumenta e tira dúvida. Todas as participações ficam disponibilizadas em links na tela do Fórum. O cursista pode atuar sobre qualquer uma, sem obedecer necessariamente a uma seqüência de mensagens postadas de acordo com as unidades temáticas do curso. A qualquer hora ele se posiciona sobre qualquer participação postando a sua mensagem, cujo título fica em destaque na tela convidando a mais participações.

Procurei explorar a riqueza dessa interface capaz de potencializar a construção colaborativa, a dialógica. Nela os cursistas puderam experimentar localmente a proposta principal do curso e ainda participar da concretização da interatividade em sua dinâmica global. Emissão e recepção confrontaram-se e imbricam-se permitindo que a inteligência coletiva todos-todos alimentasse a dinâmica própria das conexões. Como diz Lévy, “não só trocar informações, mas verdadeiramente pensar juntos, pôr em comum nossas memórias e projetos para produzir um cérebro cooperativo”. (P. Lévy, Inteligência coletiva, São Paulo: Loyola, 1998, p. 96).

Cada participante criou coragem e conquistou espaço na discussão. Contribuí para isso incentivando sua expressão livre, plural e objetiva. Procurei descontrair acanhamentos diante do ambiente online e de sua infotécnica, mostrando que a ausência do olho no olho não diminui o calor do debate. Cada sujeito se sente convidado a expressar e produzir saberes, desenvolver suas competências comunicativas, expressar seu ponto de vista crítico e contribuir para a construção da comunicação e da aprendizagem.

No ambiente UVB, na interface Ajuda, havia orientações precisas que contribuíram certamente para o bom aproveitamento do Fórum em nosso curso. Os participantes puderam se inspirar nestas orientações. Recomendei atenção a elas.

- Procure seguir a discussão baseando-se no tópico sugerido;

- Caso queira comentar questões paralelas ao debate, você poderá inserir novo tópico e assim criar uma nova discussão;

- O Fórum é uma ferramenta ligada ao conteúdo apresentado nas aulas. Valorize seus temas, todos são de grande valor para o aprendizado.

- Seja objetivo quando escolher um tópico para discussão, evite temas longos e não compreensíveis;

- Acompanhe os debates;

- O bom aproveitamento do Fórum não consiste na quantidade de comentários publicados nesta ferramenta, mas sim na sua qualidade;

- Antes de fazer parte de uma discussão, leia todas as mensagens enviadas anteriormente sobre o assunto e faça uma adequação do tom de sua mensagem à linguagem utilizada pelos demais participantes. Também é importante conhecer as opiniões já manifestadas para não ficar repetindo idéias já utilizadas. Enviar opiniões do tipo "também acho" é dispensável.

Foi, sem dúvida, a interface mais explorada no curso. Sua condição assíncrona possibilitou aprofundamento em cascatas de postagens riquíssimas. Puro conhecimento co-criado pelos discentes e docente. A expressão de um cérebro coletivo, colaborativo, co-criativo. Uma beleza! Devo dizer por último que nem sempre a sala de aula presencial contempla tal performance. Se contempla, raramente garante o registro.

B) Relato de...

4. Artigos científicos sobre fórum em práticas de docência online (link que leve ao texto original).

CUNHA, F; PAIVA, JOÃO. A utilização de fóruns no contexto de ensino-aprendizagem. Disponível em: http://www.nonio.uminho.pt/challenges/05comunicacoes/Tema1/[[03FernandoCunha]].pdf. Acesso em: 11 SET.2008.

CUNHA, A. L. Interação verbal em fóruns de discussão: a língua escrita em atividades colaborativas. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/55200775005PM.pdf . Acesso em 11 set 08

BRUNO, A. R., HESSEL, A.M. Os fóruns de discussão como espaços de aprendizagem em ambientes on-line : formando comunidades de gestores. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/420200712027PM.pdf .Acesso em: 11 set 08