1. Chat

CHAT

Uma sala de chat é uma conferência online, envolvendo o envio de mensagens e respostas para outras pessoas, sendo uma comunicação em tempo real, entre pessoas que estão em lugares distintos, conectadas, com o objetivo de discutirem sobre os mesmos assuntos. Pode ser usado pelo professor como ferramenta auxiliar do processo ensino aprendizagem, inicialmente para captar os conhecimentos prévios ou posteriormente para aprofundar conteúdos que já tenham sidos abordados, seja por uma aula expositiva, leituras sugeridas.

Para Prado (2001) o encontro online pode caracterizar-se como um momento criativo, construído coletivamente para gerar novas idéias e temas a serem estudados e aprofundados.

O chat pode ser usado pelo professor para debater assuntos com os alunos, tirar dúvidas fora do horário das aulas; marcar horários para se encontrarem virtualmente, marcar encontros com especialistas ou análise de problemas de diferentes pontos de vistas, recurso para realização de atividades em aula ou fora da aula, como por exemplo, o professor pode solicitar aos alunos que assistam um vídeo ou leiam um texto sobre determinado assunto e façam uma análise crítica sobre o tema proposto no chat e que troquem idéias e discutam suas opiniões e em seguida a turma faça uma síntese do tema.

O funcionamento do chat como interface didática se dá através do diálogo entre os envolvidos através de escritas e re-escritas, perguntas e respostas, comentários e contra-comentários. É muito comum nessa interface acontecerem dispersões e desvios do assunto foco. Para que isso não aconteça é necessário que exista a presença de um ou mais moderadores, que pooderá ser o próprio tutor ou alguém escolhido por ele do próprio grupo, com o objetivo de manter em foco a discussão.

Uso de “emoticons– a escrita no chat desenvolveu uma própria simbologia, os conhecidos emoticons, pequenos conjuntos de caracteres que transmitem uma emoção ou estado de espírito durante um chat. Conhecidos comumente como carinhas, as quais enfatizam a parte expressiva da mensagem: (;-), :-o, :D, :*), com a intenção de transmitir ao receptor uma reação que de outra maneira não seria possível. Assim temos as gargalhadas, as dúvidas, o choro, o abraço no ciberespaço, como vemos no quadro a seguir:

:-) estou alegre ou sorriso

:-( estou triste

:-D desconectar sorrindo

}:-> sacana

:-] sorriso sarcástico

;-) piscando o olho

:-P careta c/ a língua p/ fora

8-) uso óculos

(:-|K- mensagem formal

||*( aperto de mão oferecido

||*) aperto de mão aceito

?:-) não entendi

@&:-) estou confuso

(:-...msg de cortar o coração

:-S assunto sigiloso

:-X beijões

(:-) sou careca

:-x beijinhos

P-) sou pirata

:-# censurado

|-) estou com sono

:'( chorando

|-O morrendo de sono

<:-) palhaço

O:-) anjo / inocente

:-{) tenho bigode

@:-) novo penteado

:-V gritando

:-W falando forçado

:-)<? não sei responder

[]'s abraços

:-* com soluços

:-O bocejando

:/i não fume

:-C inacreditável

:-B estou babando

:-| muito desgostoso

:-? lambendo os lábios

:-)) gargalhada

(:-$ doente

(:-& com raiva

(:-( muito triste

:-(=) linguarudo

%-) quebrei o óculos

:-)<* falando várias coisas

Por ser síncrono, o chat gera uma tensão maior, pois o tempo de participação é normalmente dividido entre vários participantes, sendo quase sempre limitado. As mensagens também precisam ser curtas o suficiente para serem lidas no espaço exíguo oferecido pela interface.

A tensão imposta pelo pouco tempo e a limitação de espaço nos chat se manifestam na linguagem, que costuma ser caracterizada por formas lingüísticas e expressivas bastantes simplificadas como, tais como abreviaturas (vc em lugar de ‘você’; tb em lugar de ‘também’; pq em lugar de ‘porque’) e acrônimos (EMHO para dizer ‘em minha humilde opinião’).

As questões propostas para debate, bem como os comentários, passam muito rápido e em direções diversas, provocando respostas atrasadas ou mesmo, ignoradas, nas quais todos falavam ao mesmo tempo, e ninguém se entende. O chat tem que ser muito bem planejado e orientado no sentido de não haver debates paralelos, mas sim, uma coesão de idéias, em que sejam articuladas questões nas quais todo o grupo envolvido possa participar.

Chaves (2002) apresenta algumas dicas úteis para um bom chat em aula online: planeje a agenda de discussão do chat com antecedência e envie a pauta a todos os participantes via e-mail. Realize chats de 60 a 90 minutos no máximo, por sessão. Uma dinâmica que pode ser utilizada em um chat estruturado é dividir os participantes em grupos pequenos, que podem preparar material com antecedência para discussão, com questões a serem disponibilizadas para o grupo todo. Por exemplo, numa turma de 20 participantes, 5 grupos de 4 alunos em cada sessão de chat um grupo tem um tempo determinado para suas escritas, antecedido de uma abertura pelo moderador com a pauta do debate e suas regras. Após a apresentação do grupo, abre-se o chat para discussão geral com todos os participantes. Outra sugestão, é convidar um palestrante, um especialista na área do tema em discussão, para um chat tipo "roda viva", que responderá dúvidas, motivando os alunos e aprofundando questões, introduzindo uma nova visão do tema discutido.

O moderador deverá abrir a sessão e dar as boas vindas explicando brevemente o objetivo que se espera na reunião, empregar regras para participação, como:

a) para intervir é necessário solicitar a palavra e aguardar a indicação da parte do moderador;

b) a palavra é solicitada com o símbolo de pergunta (?) ou com o botão habilitado para esse fim;

c) uma vez que começe a escrever, se a idéia se compõe de várias frases, é desejável que estas sejam breves com pontos suspensivos (...), entre um envio e outro, evidenciando aos demais de que alguém não concluiu a intervenção;

d) após o tema ser tratado, o moderador encerra a sessão, fazendo uma síntese conceitual e anunciando os temas que poderão ser retomados em outra oportunidade;

e) ao finalizar, o moderador realizará a avaliação da sessão;

f) gravar a sessão de chat e anunciar aos participantes que a mesma ficará disponível no ambiente, de modo que todos possam acessar aos conteúdos tratados na sessão do chat.