Fórum: Pesquisa, Comunicação e Socialização

habilidades o professor precisa desenvolver

habilidades o professor precisa desenvolver

por Usuário excluído -
Número de respostas: 16

OLá a todos (as) uma inquietação que tem permeado minhas reflexões nos cursos de formação que ministro é justamente a pergunta feita pelo grupo. Quais habilidades o prof.  precisa desenvolver para explorar as diversas interfaces na aula online.

Algumas vou sugerir:

  1. Conhecer as principais ferramentas disponíveis na web 2.0
  2. Destreza com os aspectos técnicos pertinentes a cada ferramenta.
  3. Saber minimamente a sua potencialidade interativa e pedagógica
  4. Ter clareza do objetivo educacional que pretende atingir com a  utilização da ferramenta. 
  5. Explorar a potencialidade interativa de algumas ferramentas para promover o trabalho colaborativo e a pesquisa, entre outros.....

Bem, como num jogo de volei, levantei a bola. Quem se habilita a cortar?

Abraço ..........

M Dolores ( TIDD /PUC-SP) 

Em resposta à Usuário excluído

Re: habilidades o professor precisa desenvolver

por Usuário excluído -

Muito bem Dolores!

Bola levantada, lá vai o corte...!

O professor precisa ter clareza filosófica sobre o seu papel no processo educacional, precisa ter clareza do papel da escola na sociedade e precisa compreender cada aluno como um novo universo, com potencialidades e capacidades diferentes.

Ele precisa (o professor) ter conhecimento de sua disciplina, conhecimento pedagógico e conhecimento técnico. Ê tripé importante!

E agora, vamos continuar o jogo?

Em resposta à Usuário excluído

Re: habilidades o professor precisa desenvolver

por Usuário excluído -

Vamos lá, Fernando e Dolores!

Os aspectos que vocês levantam são de extrema relevância e creio que podemos associá-los a outros, tais como:

- A necessidade de uma formação, na qual a exploração dessas interfaces seja o foco. Reporto-me aqui a formação que é realizada nos Núcleos de Tecnologia (NTE);

- O acesso dos professores (aqui penso naqueles que atuam na escola pública). Sabemos que muitos ainda têm dificuldade de acesso à Internet, pela experiência que temos do curso de Mídias na Educação e outros;

- O tempo necessário para tudo isso, considerando que nossos professores têm uma carga horária de trabalho excessiva, às vezes com mais de um vínculo empregatício.

Esses fatores aparecem como dificultadores no processo de desenvolvimento das habilidades citadas. Para continuar o jogo, pergunto: como lidar com essas questões?

Em resposta à Usuário excluído

Re: habilidades o professor precisa desenvolver

por Usuário excluído -

Oi Carmem, de fato conversando com os professores percebe-se a falta de infraestrutura que a maioria das escolas publicas possuem. Há, de certa forma, uma espécie de marasmo instalado na comunidade docente. Percebemos algumas iniciativas, mas elas são ínfimas perto do que seria ideal. Não sendo pessimista por demasia e nem poliana, creio que à medida que a sociedade vai incorporando ao dia dia as TICs, os professores não teem outro remedio senão incorpora-las à sala de aula. Pena que tardará a acontecer isto. No momento leciono uma disciplina optativa  no Mack - Educação em ambientes online e Ação docente. Uma boa parte  são professores da rede pública que até então não tiveram contato com as TICs. Menina... eles ficaram encantados de ver as possibilidades pedagógicas dos ambientes/ferramentas  e mobilizados para inserí-las nas suas práticas. Não concebem a aula sem as mesmas. No entanto, relatam que a escola não oferece estrutura, seus colegas os demostivam e ficam angustiados com a falta de formação de seus pares. Um pouco o que vc tras.

Abraço   

Em resposta à Usuário excluído

Re: habilidades o professor precisa desenvolver

por Usuário excluído -

Que bom que a PUC/SP vai estar oferecendo este momento de reflexão sobre o Web Currículo, pois podemos perceber que as dificuldades que estamos apontando são reflexo da nossa formação.

Se as mudanças precisamser feitas, se o paradigma precisa ser mudado, então nosso currículo precisa - também - ser mudado.

Vai ser uma ótima oportunidade para podermos começar a trocas nossas experiências ao mesmo tempoque estaremos definindo (ou iniciando definições) teorias para esta área da educação online.

Sinto uma peninha: não poderei ir...

Mas àqueles que irão participar poderão nos ajudar muito aqui em nosso ambiente, contribuindo com aquilo que vai ser vivenciado lá.

Amigos, se a questão toda parece passar pela FORMAÇÃO, que currículo precisamos adotar nesta formação, já que muitas graduações não contemplam aquilo que seria o mínimo necessário para os "novos" educadores?

Em resposta à Usuário excluído

Re: habilidades o professor precisa desenvolver

por Usuário excluído -

Fernando e colegas,

Desconfio que a formação seja uma das questões-chave. Kullok (2000) enfatiza a influência da própria história como aluno, no comportamento do professor. Há uma tendência a repetir as práticas vividas, de modo que os cursos de formação de professores precisariam ser formatados numa perspectiva mais transformadora. Os alunos precisariam ter a oportunidade de acessar, conhecer e dominar as diversas interfaces, suas possibilidades e limitações desde a graduação, além de experenciar suas aplicações na educação básica. Atualmente vemos algumas disciplinas que tratam dessas temáticas nos cursos de graduação. Será que isso é suficiente para a criação de uma cultura de utilização de TIC?

Em resposta à Usuário excluído

Re: habilidades o professor precisa desenvolver

por Usuário excluído -

Oi Dolores, esses relatos também aparecem no Curso de Mídias e nos cursos oferecidos nos Núcleos de Tecnologia. Aliado à formação, teríamos que ter uma estrutura nas escolas, que proporcionasse condições de trabalho mais adequadas. Isto representa uma grande dor de cabeça para a equipe gestora na Secretaria de Educação. Aí entramos no terreno das políticas e da gestão...

Em resposta à Usuário excluído

Re: habilidades o professor precisa desenvolver

por Usuário excluído -

Olá Carmem e demais participantes.

Também considero  relevantes as habilidades apresentadas pelo grupo  que prof. precisa desenvolver para fazer uso das tecnologias digitais tanto na educação online quanto na presencial.  No entanto, não podemos desconsiderar a formação deficitaria que os professores vem recebendo para este uso.  Outro fator importante é acerca do  tempo necessário para o professor adquirir familiaridade com os recursos tecnológicos tendo em vista  que não é simplesmente o acesso e nem cursos aligeirados que fará com o professor passa de um momento para o outro criar construir conhecimentos com seus alunos na rede. Dessa maneira, precisamos considerar a precarização das condições do trabalho docente, principalmente na escola pública.

Nas pesquisas que tenho realizado tenho visto que mesmo participando de cursos do NTE, os professores não conseguem ver possibilidades reais de uso deste recursos em sua sala de aula. Acham interessante, ficam entusiasmados, mas não as utilizam de fato. A Maria Teresa ao relatar os resultados das pesquisas realizadas no seu grupo de pesquisa LIC, que investigou o uso das tecnologias na formação continuada de professores da rede pública e particular no município de Juiz de Fora,MG, concluiu que

...”os professores ainda se mostram tímidos e inseguros não conseguindo dar o salto necessário para a inclusão dessas tecnologias no cotidiano de suas aulas. O computador e a internet ainda são colocados do lado de fora de suas salas de aula. São vistos pelos professores apenas como mais um recurso tecnológico à sua disposição, mas não reconhecem neles as suas reais potencialidades para serem incluídos como instrumentos de aprendizagem que revolucionem a prática pedagógica” (p. 265)


É nesse contexto que pretendo investigar no doutorado acerca dos processos de aprendizagem do professor na cibercultura. Quais caminhos são trilhados para a compreensão da linguagem digital ?
Cleia (UFJF)

 

Em resposta à Usuário excluído

Re: habilidades o professor precisa desenvolver

por Usuário excluído -

Oi Elzicleia,

Você focou de forma relevante a questão da qualidade da formação dos professores. Tendo em vista que, a grande maioria dos professores, ñ possuem familiaridade com os recursos tecnológicos, logo, não dispõem  de um mínimo de afetividade, os "cursos aligeirados" ante as inúmeras possibilidades apresentadas produzem efeito positivo, capaz de nortear alguns, no entanto,  não contemplam o todo. 

Para que haja mudança em paradigma educacional, a efetivação do uso das tecnologias por um ensino-aprendizagem emancipatório, é necessário que a formação contemple o sujeito como autor do conhecimento ante aos instrumentos de aprendizagem capazes de revolucionar a prática pedagógica. Considerando que na maioria das vezes este ser não se encontra, de todo, aberto à nova formação, pois já lhe foi inculcado valores próprio à sua formação de base.  Ou seja, é necessário que a aprendizagem por meio da formação dos professores, com o uso dos recursos tecnológicos produzam "suas reais potencialidades para serem incluídos como instrumentos de aprendizagem que revolucionem a prática pedagógica” pois a vivência desta experiência, por si só, é capaz de suscitar os elementos afetividade e motivação necessários a impulsão de mudanças no cotidiano em sala de aula.

 
Em resposta à Usuário excluído

Re: habilidades o professor precisa desenvolver

por Usuário excluído -

Oi Claudete, você citou a importância dos elementos de afetividade e motivação e esse é um tema que muito me interessa. Paloff e Pratt (2004), apontam a possibilidade de comunicar sentimentos nos ambientes de aprendizagem online e afirmam que apesar da ausência de sinais auditivos e visuais no processo de comunicação, tanto o aluno quanto o tutor desenvolvem uma “personalidade eletrônica”, cuja existência depende de algumas habilidades que as pessoas devem ter como: saber elaborar um diálogo interno para formular respostas; elaborar um conceito interno de privacidade; lidar com questões emocionais sob a forma  textual; criar imagem mental dos parceiros durante o processo de comunicação e ainda criar uma sensação de presença online por meio da personalização do que é comunicado. Assim, parece-me que outra habilidade que o professor precisa desenvolver no uso das interfaces, é produzir vínculos afetivos através da escrita. Serão esses elementos essenciais no processo interativo?

Em resposta à Usuário excluído

Re: habilidades o professor precisa desenvolver

por Fábio Kalil de Souza -

Oi Carmem,

                  Gostei muito do que vc nos traz com estes teóricos...pode nos socializar a referência? Se tiver artigos online, tb desejo.

Grato,

Fábio Kalil

Em resposta à Fábio Kalil de Souza

Re: habilidades o professor precisa desenvolver

por Usuário excluído -

Olá, Fábio! Aí vai a referência: PALLOF, R., PRATT, K. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Artmed, 2004. Tanto este como o livro anterior desses autores (Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço, 2002), são boas referências para o trabalho em educação online.

Abraços,

Carmen

Em resposta à Usuário excluído

Re: habilidades o professor precisa desenvolver

por Fábio Kalil de Souza -

Carmem,

               Muito obrigado! O que vc souber sobre aprendizagem colaborativa por favor me comunique (inclusive artigos online).

Abraços,

Kalil

 

Em resposta à Usuário excluído

Re: habilidades o professor precisa desenvolver

por Usuário excluído -
Acredito que sim Carmen, pois a interação  em si, tem o diálogo por principal mecanismo de promoção. Passamos boa parte de nossas vidas tentando racionalizar tudo, mas, somos também, dotados de emoção. E Pascal, o filósofo contra a corrente, apresenta bem isto quando afirma que "o coração tem razões que a a própria razão desconhece"  em síntese de sua doutrina filosófica: o raciocínio lógico e a emoção.  A influência da afetividade presente no processo trará muito mais que um mero conhecimento, trará sua significância.
Em resposta à Usuário excluído

Re: habilidades o professor precisa desenvolver

por Usuário excluído -
Caros, este fórum está pleno de considerações super consistentes acerca da problemática da fomação docente para atuação online. Começa com um belo compêndio feito pela Dolores e vai se desenvolvendo com oportunas considerações sobre as condições de trabalho docente, a infra-estrutura das escolas. A Cleia nos brinda com uma problemática que assola boa parte do nosso professorado: a falta de fluência tecnológica e a decorrente atitude de alijar as tecnologias do âmbito da prática pedagógica. De fato este problema deve ser olhado com cuidado e merece a atenção de políticas públicas favorecedoras à incorporação das TIC, pelos professores. Muito já tem sido feito, mas precisamos de mais. Isso porque, em meu entendimento, há uma relação biunívoca entre fluência tecnológica e competência pedagógica. Precisamos saber dos limites e possibilidades das interfaces, para pensá-las na nossa prática pedagógica. Do mesmo modo, precisamos de competência pedagógica, para perceber quais as contribuições específicas de uma ou outra interface em um determinado processo educacional.
Abraço a todos
Lucila
Em resposta à Usuário excluído

Re: habilidades o professor precisa desenvolver

por Ana Maria Di Grado Hessel -

Dolores, cá estou entrando em campo. Ando navegando pelo pensamento complexo e ele me inspira nesta resposta que também pretende levantar outra bola. Penso que, hoje, o professor precisa de todas estas habilidades e tantas outras. Entretanto isto é desafiante, porque o professor desenvolve estas habilidades durante o processo de formação de seus alunos. É ao mesmo tempo mestre e aprendiz. Vamos considerar também outra circunstância: que referenciais de formação online este professor teve durante o seu processo de formação? Que matrizes pedagógicas são essas?

Em resposta à Ana Maria Di Grado Hessel

Re: habilidades o professor precisa desenvolver

por Usuário excluído -

OI Ana que bom vê-la por aqui. O problema crio que é justamente esse!!!! Afinal há invetigações que apontam que a única profissão que todos nós temos referência é a de professor, pois afinal todos tivemos professores que de alguma forma acabaram sendo nosso espelho. Assim, como os cantores começam imitando seu ídolo, e à medida que vai amadurecendo acaba por criar seu próprio estilo, a maioria dos professores começa a lecionar espelhado na figura do professor que mais lhe marcou. Mas a docência online é absolutamente nova e não temos espelho. À parte os fundamentos da Educação, importantíssimos diga-se de passagem, quem não começou a lecionar apenas imitando algum professor ?  

Abraço

Dolores