Olá Carmem e demais participantes.
Também considero relevantes as habilidades apresentadas pelo grupo que prof. precisa desenvolver para fazer uso das tecnologias digitais tanto na educação online quanto na presencial. No entanto, não podemos desconsiderar a formação deficitaria que os professores vem recebendo para este uso. Outro fator importante é acerca do tempo necessário para o professor adquirir familiaridade com os recursos tecnológicos tendo em vista que não é simplesmente o acesso e nem cursos aligeirados que fará com o professor passa de um momento para o outro criar construir conhecimentos com seus alunos na rede. Dessa maneira, precisamos considerar a precarização das condições do trabalho docente, principalmente na escola pública.
Nas pesquisas que tenho realizado tenho visto que mesmo participando de cursos do NTE, os professores não conseguem ver possibilidades reais de uso deste recursos em sua sala de aula. Acham interessante, ficam entusiasmados, mas não as utilizam de fato. A Maria Teresa ao relatar os resultados das pesquisas realizadas no seu grupo de pesquisa LIC, que investigou o uso das tecnologias na formação continuada de professores da rede pública e particular no município de Juiz de Fora,MG, concluiu que
...”os professores ainda se mostram tímidos e inseguros não conseguindo dar o salto necessário para a inclusão dessas tecnologias no cotidiano de suas aulas. O computador e a internet ainda são colocados do lado de fora de suas salas de aula. São vistos pelos professores apenas como mais um recurso tecnológico à sua disposição, mas não reconhecem neles as suas reais potencialidades para serem incluídos como instrumentos de aprendizagem que revolucionem a prática pedagógica” (p. 265)
É nesse contexto que pretendo investigar no doutorado acerca dos processos de aprendizagem do professor na cibercultura. Quais caminhos são trilhados para a compreensão da linguagem digital ?
Cleia (UFJF)