Conceitos, saberes e competências para a docência online: co-criando um roteiro
Conceitos, saberes e competências para a docência online: co-criando um roteiro
No livro "As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da Informática" o filósofo francês Pierre Lévy, da Universidade de Ottawa, Canadá, cunhou o significado da expressão ecologia cognitiva, disciplina voltada para o estudo sistemático da tecnologia informática na organização institucional das sociedades humanas.
Segundo ele o ser humano, no seu processo civilizatório, criou uma segunda natureza. Atualmente ela está preenchida por redes complexas onde interagem um grande número de atores humanos, biológicos e técnicos.
Com o advento das tecnologias de informação e comunicação a inteligência se torna coletiva que, como a conceitua o próprio Lévy:
“É a capacidade de trocar idéias, compartilhar informações e interesses comuns, criando comunidades e estimulando conexões. Para começar, tome o cérebro humano. Fazemos infinitas conexões que se intensificam à medida que envelhecemos. Agora imagine que podemos, graças ao computador, integrar essa "constelação de neurônios" com a de milhões de outras pessoas. Essa é a comparação que faço. A Internet nos permite hoje criar uma superinteligência coletiva, dar início a uma grande revolução humana.”
Ora, o ensino e a aprendizagem, nesse novo contexto, tomam outros contornos e características. No caso específico da docência online são inúmeros os desafios enfrentados pelos professores da educação presencial ao se depararem com a educação online:
- · A familiarização com o uso das tecnologias digitais;
- · A relação com uma nova forma de organização e de mobilização dos
saberes no fazer pedagógico; - · A relação com uma nova espacialidade;
- · A relação com uma nova temporalidade e dinâmica das interações;
- · A relação com uma nova forma de presencialidade; entre outros.
Diante do exposto, que conceitos, saberes e competências devem ser desenvolvidos ou mobilizados para um bom exercício da docência online? Vamos co-criar um roteiro colaborativo pensando na atuação na docência online?
Por onde começar? Estudaremos o texto base da unidade 3 para nos inspirar. Também poderemos resgatar as discussões deste Módulo 3, procurando mobilizar os conhecimentos que construímos até aqui.
Todos estão convidados!
Equipe UERJ
Conceitos, saberes e competências para a docência online: co-criando um roteiro
(Restaurar esta versão)
Modificado: 27 julho 2008, 22:10 PM Usuário: Edmea Santos →
Gosto de trabalhar o conceito de competências do professor online grupando-as em quatro blocos:
1. Pedagógico
2. Tecnológico
3. Didático
4. Pessoal
Retomando um trecho do texto da unidade 1:
"Segundo Barajas (2003) ambiente virtual de aprendizagem (AVA) é "um espaço ou uma comunidade organizada com o propósito de aprender", o que cria a necessidade da articulação de três fatores essenciais – o aparato tecnológico que lhe dê suporte, o desenvolvimento de uma metodologia adequada e uma concepção clara de aprendizagem, de construção do conhecimento."
As quatro categorias sugeridas dão um encaminhamento interessante ao roteiro que nos propomos a compor.
O que acham???
-------------------------------------------------------------------
OLá!
Achei muito interessante. Acrescentaria competências éticas, estéticas e políticas. Estas competência e/ou saberes já são bem dabatidas no presencial. Como seria online?
Aproveito para compartilhar um artigo que escrevi em co-autoria com dois amigos.
SANTOS, E ;TRACTENBERG, L.; PEREIRA, M. Competências para a docência online: implicações para a formação inicial e continuada dos professores- tutores do FGV Online. Artigo apresentado no XII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Educação a Distância, Salvador, BA, 2005a. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2005/por/pdf/149tcb4.pdf Acesso em 06/2008.