Glossário de Psicologia da Aprendizagem
Este glossário trata dos verbetes específicos do módulo de Psicologia da Aprendizagem. Todos e todas estão convidados a colaborar.
[]s
Equipe UERJ
Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos
P |
---|
Processos psicológicos superiores“Podem-se distinguir, dentro de um processo geral de desenvolvimento, duas linhas qualitativamente diferentes de desenvolvimento, diferindo quanto à sua origem: de um lado, os processos elementares, que são de origem biológica; de outro, as funções psicológicas superiores, de origem sócio-cultural. A história do comportamento da criança nasce do entrelaçamento dessas duas linhas.” Fonte: VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p.61. | |
PrototípicosHá duas formas para se entender o termo protótipo. O termo pode ser aplicado para o membro central ou para o agrupamento de membros centrais de uma categoria. Então, pode-se referir a um artefato em particular como um protótipo de xícara, ou alternativamente, o protótipo pode ser entendido como uma representação esquemática do centro conceptual de uma categoria. A diferença mais evidente entre as categorias clássicas e as categorias de protótipos é o fato de que aquelas permitem somente dois graus de membros: ser ou não ser, esta permite uma relação de gradação entre os membros. Segundo Rosch a ênfase está nas características essenciais, atributos comuns para muitos exemplares da categoria (por exemplo “ter penas” é uma característica comum para quase todos os pássaros). O melhor conceito que define determinada categoria é chamado de protótipo. Exemplares que contêm mais características de uma espécie são classificados de mais prototípicos. Rosch e Mervis encontraram em suas pesquisas as cinco características mais prototípicas da “categoria roupa” (calça, jaqueta, camiseta, vestido e saia), estes tem mais características em comum do que os cinco itens mais periféricos da citada categoria (chapéu, pulseira, colar, avental). Fontes: http://www.filologia.org.br/soletras/14/10.htm http://www.lafape.iel.unicamp.br/Pessoal/Edson/capitulo_4.htm | |
PsicanáliseAnálise da mente; separação da psique em seus elementos constitutivos. Sistema de psicologia e método de tratamento de desordens mentais e nervosas, criado e desenvolvido por Sigmund Freud (1856-1939), psicanalista austríaco; caracteriza-se por uma visão dinâmica de todos os aspectos da vida mental, conscientes ou inconscientes, salientando no entanto o papel destes últimos; as técnicas de investigação e tratamento, características da psicanálise, consistem na observação das expressões de associações livres e dos fatos de transferência emocional. Conjunto de fatos descobertos nesse método pela análise dos sonhos e das memórias e desejos inconscientes. Ciência do inconsciente que se baseia nesses fatos e procura interpretá-los. | |
PsicogenéticoA psicogênese piagetiana fundamenta-se nos princípios construtivistas e interacionistas do sujeito com o objeto da aprendizagem, de forma a poder estabelecer critérios de hierarquia para internalização das estruturas do conhecimento. O principal objetivo é estudar a gênese dos processos com os quais a criança aprende a aprender. | |
Psicologia experimentalO objeto da psicologia experimental é o comportamento observável, a fim de testar modelos e teorias sobre diversos aspectos do mesmo: prestar atenção, perceber, recordar, aprender, decidir, reagir emocionalmente e interagir. Os testes são experimentais, isto é, implicam a manipulação de variáveis e o registro rigoroso e a medição precisa do que acontece. | |