Navegar usando este índice

Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos

D

Desenvolvimento

Ato ou efeito de desenvolver. Crescimento ou expansão gradual. Passagem gradual de um estádio inferior a um estádio mais aperfeiçoado. Adiantamento, progresso. Extensão, prolongamento, amplitude.

Para Piaget: é o processo que busca atingir formas de equilíbrio cada vez melhores ou, em outras palavras, é um processo de equilibração sucessiva que tende a uma forma final, ou seja, a aquisição do pensamento operatório formal. Pode-se dizer ainda que é a construção de estruturas ou estratégias de comportamento. Gira em torno da atividade do organismo que pode ser motora, verbal e mental. É a evolução do indivíduo. Metáfora da escada.

Para Vygotsky: o desenvolvimento não se dá apenas em sentido linear (evolução), mas também apresenta descontinuidades e saltos (revoluções), sendo processos entrelaçados e interdependentes. Metáfora da espiral.

Fonte:http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=desenvolvimento&CP=52392&typeToSearchRadio=exactly&pagRadio=10 http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/per09a.htm

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.


Dialética

A arte de discutir. Argumentação dialogada, segundo a filosofia antiga. Teoria hegeliana segundo a qual no universo tudo é movimento e transformação e as transformações das idéias determinam as transformações da matéria.