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C

Cibercultura

O próprio termo Cibercultura tem vários sentidos. Mas se pode entender por Cibercultura a forma sociocultural que advém de uma relação de trocas entre a sociedade, a cultura e as novas tecnologias de base micro-eletrônicas surgidas na década de 70, graças à convergência das telecomunicações com a informática.

A cibercultura é um termo utilizado na definição dos agenciamentos sociais das comunidades no espaço eletrônico virtual. Estas comunidades estão ampliando e popularizando a utilização da Internet e outras tecnologias de comunicação, possibilitando assim maior aproximação entre as pessoas de todo o mundo.

Este termo se relaciona diretamente com à dinâmica Política, Antropo-social, Econômica e Filosófica dos indivíduos conectados em rede, bem como a tentativa de englobar os desdobramentos que este comportamento requisita.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cibercultura


Cognitivismo

Se refere a todo processo pelo qual o input sensório é transformado, reduzido, elaborado, armazenado, recuperado e usado. A cognição começa como input sensório, que em seguida é alterado ou transformado. Nosso aparato sensório está sintonizado com certos tipos de energia presentes no mundo. Este sensório converte a energia física em energia neural, ou como os psicólogos cognitivistas dizem, a estimulação física é encadeada em eventos neuronais.

Fonte: http://homes.dcc.ufba.br/~frieda/mat061/cognitiv.htm


Colaboração

Ato de colaborar; cooperação; ajuda. Trabalho feito pelos colaboradores. Conjunto dos colaboradores. Reunião de duas ou mais pessoas que trabalham juntas para produzir ou utilizar uma aplicação multimídia.

Fonte:http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=colaboração&CP=40856&typeToSearchRadio=exactly&pagRadio=10


Conceitos subsunçores

Segundo MOREIRA & MASINI (1982), Ausubel é um representante do cognitivismo que propõe uma explicação teórica do processo de aprendizagem em uma perspectiva cognitivista que reconhece a importância da experiência afetiva. Para Ausubel, aprendizagem significa organização e integração do material na estrutura cognitiva, estrutura esta que pode ser entendida como conteúdo total organizado de idéias de um certo indivíduo. Tal estrutura cognitiva seria, desta feita, uma estrutura hierárquica de conceitos que são abstrações da experiência do indivíduo; tais conceitos seriam chamados de conceitos subsunçores. O indivíduo estará capacitado a adquirir significados através da posse de habilidades que tornam possível a aquisição, retenção e aparecimento de conceitos na estrutura cognitiva, havendo um processo de interação pelo qual conceitos mais relevantes e inclusivos interagem com o novo material, funcionando como ancoradouro mas também modificando-se em função dessa ancoragem. Assim, a idéia central da teoria de Ausubel é a de que o fator isolado mais importante influenciando a aprendizagem é aquilo que o aprendiz já sabe.

Fonte: http://www.feg.unesp.br/~teiadosaber/AprendizagemSignificativa.doc .


Condicionamento clássico ou respondente

É um processo que descreve a gênese e a modificação de alguns comportamentos com base nos efeitos do binômio estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central dos seres vivos. O termo condicionamento clássico encontra-se historicamente vinculado à "psicologia da aprendizagem" ou ao "comportamentalismo" (Behaviorismo) de John B. Watson, Ivan Pavlov e Burrhus Frederic Skinner.


Condicionamento operante

Chama-se de operante o condicionamento capaz de produzir conseqüências. Tal mecanismo é regido pela Lei do Efeito, ou seja, todo comportamento é influenciado por seus efeitos (resultados). Este tipo de comportamento foi esquematizado pelo psicólogo Burrhus Frederic Skinner. O condicionamento operante é composto por um estímulo seguido por um comportamento que dará um resultado que, a partir de então, definirá a freqüência daquele comportamento.

Conhecimento

Ato ou efeito de conhecer. Faculdade de conhecer. Inclui as descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que são ou úteis ou verdadeiros. O estudo do conhecimento é a epistemologia.


Conservação

Ação ou efeito de conservar. Para Piaget: uma invariante que permite a formação de novas estruturas. "A invariância é a conservação. A estrutura é apenas um patamar: o funcionamento levará à formação de novas estruturas" (Lima)

Pode ser observada na área: Lógico-matemática: conservação dos números, etc; Físicas: Substância, peso, volume, etc.; Espaciais: Medida, área, etc.

Fonte: http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=conservação&CP=43101&typeToSearchRadio=exactly&pagRadio=10 http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/per09a.htm


Constructo mental

Aquilo que é elaborado ou sintetizado interiormente com base em dados simples, como, por exemplo, os constructos científicos.


Cooperadores



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