Portfólio "Avaliando a Aprendizagem"

Portfólio "Avaliando a Aprendizagem"

Portfólio "Avaliando a Aprendizagem"

Número de respostas: 2

Vamos construir o portfólio da unidade 3?

Discutir ‘avaliação’ não é uma tarefa fácil. Discutir ‘avaliação em EAD’ ou em ‘Educação online’ torna-se um desafio ainda maior. Para conseguirmos minimamente chegar perto de uma abordagem condizente com a complexidade do processo de ensino/aprendizagem voltado para que a busca pelo conhecimento se concretize de forma coletiva e ao mesmo tempo autônoma por parte dos sujeitos envolvidos.

Avaliar a aprendizagem não é apenas uma atividade docente. É um desafio complexo que envolve a dinâmica do processo educacional mais amplo e as ações concretas de todos os sujeitos envolvidos. Dos conceitos apresentados na unidade 3, quais as contribuições e desafios para a docência e a aprendizagem online?

A partir das co-autorias em nossa wiki sobre competências da docência online o que mais foi significativo para você? Além do texto coletivo criado por todos nós, você tem o texto base da unidade como referência para a construção de sua síntese pessoal.

Aproveite também este espaço para continuar co-criando com os colegas e docentes. Comentem as mensagens dos colegas.

Esperamos por todos e todas!

Equipe UERJ

Em resposta à Primeiro post

Re: Portfólio "Avaliando a Aprendizagem"

por Fábio Kalil de Souza -

Olá Méa e demais colegas,

      Apresento brevemente uma avaliação geral: i) o material de estudo é relativamente denso (por isso penso que poderia ser mais compartimentado/separado por tópicos) e de elevada qualidade considerando a proposta do curso, elaborado com linguagem clara e criativa (o uso ponderado de metáforas e imagens possibilitou um estudo mais agradável), permitindo uma leitura fluente; ii) a introdução do podcast  trouxe uma nova experiência (para alguns) na dinâmica comunicacional, apesar das dificuldades operacionais no seu uso (aqui um primeiro desafio para o docente); iii) as intervenções (in) formacionais dos docentes/mediadores foram riquíssimas na medida em que aprofundou postagens dos participantes trazendo novos elementos de análise; iv) uma das contribuições, para a docência online, do estudo e reflexão do conteúdo -aqui traduzidos nas postagens- é a necessidade de superar a prática unidirecional de ensino historicamente montada em nosso fazer educacional, daí um segundo desafio: a criação de situações de aprendizagem com as potencialidades da cibercultura, e especificamente no/do AVA, o que exigirá do docente novas competência e posturas.

Obs.: Marco, Méa, Mayrton (entre outr@s), parabéns pela docência que estão desenvolvendo! Observando-a entendemos, na prática, o que significa ser docente online (no mais pleno sentido do termo).

Abs,

Kalil