Fórum: Estratégias Didáticas na Educação Online

Webquest

Webquest

por Usuário excluído -
Número de respostas: 3
Em resposta à Usuário excluído

Webquest

por Usuário excluído -

Olá amigos! Estamos utilizando esta interface (ou metodologia de pesquisa) que é a webquest?

Quais os passos que estamos dando para a elaboração e efetivação das webquest?

Particularmente gosto de trabalhar com os alunos a problemática do tema inicial antes mesmo de montar as outras etapas. E vocês?

Em resposta à Usuário excluído

Re: Webquest

por Usuário excluído -

Oi Fernando,

Como não estou em sala de aula, nao estou vivenciando essa experiencia. Mas, gostaria de discuti-la, pois venho trabalhando isso com os professores.

Não seria interessante primeiro traçar uma diagnose, observar o que os alunos já conhecem da temática e identificar as questões que os alunos gostariam de saber? Assim, partiria das curiosidades do grupo.

Dai, tentariamos agrupar os questionamentos e orientar a pesquisa?

Em resposta à Usuário excluído

Re: Webquest

por Usuário excluído -

Oi Aparecida e todos,

No momento estou trabalhando com Webquest no prcoesso de formação de professores e tentando trazer uma abordagem de webquest interativa, utilizando o wikispaces  - espaço de construção colaborativa. Ele permite, alem de disponibilizar as atividades, espaço para foruns de discussão, envio de arquivos e tambem nos proporciona a abertura para que os alunos construam seus textos coletivos. No wikispaces tambem podemos inserir videos, podcast, enfim trabalhar com as diversas linguagens (sonoras, imagéticas...). Ja vinha trabalhando com webquest ha um bom tempo, mas so usava o PHP Escolabr para postar a webquest ou disponibilizava em blogs - espaços um pouco limitados.No PHP so postamos o conteudo e no Blog so ha espaço para comentários.

Para quem quiser conhecer: www.wikispaces.com

A unica dificuldade é a barreira da lingua, pois é inglês. Mas com um bom manual tudo se resolve.

Mesmo sabendo que a mediação, a provoção para a interação e participaçãop estão nas mãos do professor. A escolha da interface influencia na execução da atividade. Ambientes engessados não permitem a interatividade. Portanto, não muda em nada a utilização da tecnologia digital.