De fato Fernando, essa questão da Profa. Joana é tb de muitos professores que estão "migrando" para a educação online, ou que têm a tarefa de atuar na modalidade presencial e na educação online. Concordo com vc que é um indicativo positivo o fato de ela estar inquieta desejando apropriar-se de saberes para docência online.
Suas sugestões são pertinentes e muito bem-vindas:
- Alguém até poderia compartilhar a experiência que o Brasil está vivenciando com a UAB, no exato momento que muitos educadores estão sendo convidados para colocar os assuntos das disciplinas que ministram nos AVA.
- Não é possível desvincular-se de toda a sua história, não se trata disso. Trata-se de encontrar o ponto de mutação paradigmática,. Trata-se de uma mudança na sua própria visão de educação. Trata-se de entender (e promover) o aluno como partícipe da construção (e reconstrução) do seu conhecimento.
- Na verdade é necessário promover a participação efetiva do aluno, subsidiando-o com referenciais que depois possibilitem a este aluno refletir e posicionar-se diante do assunto da aula, por exemplo.
- Trata-se de mudança de metodologia. Não é a mera mudança de tecnologias, mas uma mudança também de intencionalidade.
Profa. Joana, você é uma felizarda pois conta com muitas sugestões maravilhosas neste fórum dedicado a vc. Faça bom proveito delas. Tb quero participar com vc das experimentações e descobertas nesse campo.
Como diz Fernando, sua inquietação é também a minha, é de todos nós que estamos reunidos nesta pesquisa interinstitucional.
abrçs,