Fórum: Melhorias em interatividade

Venham sugerir melhorias em nossa interatividade

Re: Venham sugerir melhorias em nossa interatividade

por Auxiliadora Padilha -
Número de respostas: 0

Oi Marco e colegas,

alguns comentários sobre a (falta de) participação/interatividade nos fóruns.

Primeiro, não vejo tanta falta assim. Acho que a participação está sempre ocorrendo, mas com sujeitos diferentes. Acho salutar esse revesamento. Sim, alguns estão mais presentes que outros, mas todos, da sua maneira, estão presentes.

Acredito, como Marco, que a ampliação ou definição de prazos não seja um elemento muito definidor ou estimulante para a maior participação dos integrantes. Os prazos já estão estabelecidos.

Fico, muitas vezes, lendo todas as mensagens e acredito que a participação (ou não) deva estar relacionada, também, ao estilo cognitivo de cada sujeito. Assim como alguns preferem falar e outros preferem ouvir, na sala de aula presencial, também temos os que preferem escrever ou simplesmente 'ler' os comentários, sem, necessariamente, emitir opiniões. Principalmente quando as opiniões emitidas já satisfazem o comentário que, por ventura, iria postar.

Creio que é importante respeitar os estilos de cada um. Além disso, há os limites do tempo, das prioridades (como bem frizou Marco) e outros tantos...

Acho também importante, considerar o foco da nossa experiência. É critério de participação a 'presença' nos fóruns? É melhor interagir quando se tem realmente necessidade de interagir ou é preciso que todos expressem suas opiniões, mesmo que elas sejam as mesmas das que já foram expressas?

Que tal fazer uma enquete para saber o que cada um acha? Poderia ser uma ótima coleta de dados.

abraços