Fórum: Melhorias em interatividade

Venham sugerir melhorias em nossa interatividade

Venham sugerir melhorias em nossa interatividade

por Marco Silva -
Número de respostas: 14

Colegas pesquisadores, tragam suas sugestões que possam “turbinar” nossa ambiência de comunicação e de aprendizagem interativas.

Forte abraço, Marco

Em resposta à Marco Silva

Re: Venham sugerir melhorias em nossa interatividade

por Usuário excluído -

Marco: esse módulo tem sido muito interessante e nos Fóruns têm surgido questões bastante provocativas. Essa experiência para mim particularmente tem acrescentado muito porque utilizo as ferramentas da educação online em quase todas as disciplinas que desenvolvo como docente quer na graduação ou na pós-graduação( utilizo inclusive a cota prevista pela legislação em vigor)

No entanto, concordo com você: precisamos turbinar nossas relações em ambiente virtual!  Tenho observado que cada grupo participa intensamente apenas do seu módulo e acredito que a razão  dessa endogenia ( se é que posso usar essa palavra ) seja a falta de tempo decorrente dos inúmeros compromissos acadêmicos que todos nós temos. ...

Bem uma primeira e simples sugestão seria a introdução de Chat ( pelo menos um) em cada módulo.  O último foi o do Módulo 2: excelente e muito bem conduzido!

P.S: Aproveito a oportunidade para lamentar ainda não ter participado daquela sua atividade inicial . (Estou sem os fones porém vou resolver essa situação essa semana...)

Em resposta à Usuário excluído

Re: Venham sugerir melhorias em nossa interatividade

por Marco Silva -

Querida Maria Olívia

Há um integrante do nosso grupão (ele prefere não divulgar o nome) que faz a seguinte análise sobre o "silêncio virtual" em nossa pesquisa interinstitucional. Ele diz assim:

"Sobre a participação dos pesquisadores, Marco, tenho um palpite que talvez explique parcialmente a redução (espero que provisória) da interatividade: o alto grau de qualidade acadêmica e de experiência profissional de uma porcentagem deles. Isso mesmo, parece contraditório, mas acredito que esse grupo, ao antecipar-se com postagens inteligentes, profundas do ponto de vista teórico, acabam por inibir a participação dos menos experientes, como se dissessem: 'Poxa vida, que opinião/comentário/participação fantástica de fulano(a), o que é que eu vou dizer?'. Ou simplesmente: 'Beltrano(a) já comentou isso ou aquilo, não posso repetir, vou dizer o que, então?! Dizer o óbvio se o assunto foi quase que exaustivamente explorado?' Prevalece, então, o inquietante silêncio virtual. Noto que há uma 'elite intelectual' que polariza as discussões, sem que haja intenção disso.”

Tenho consultado alguns coordenadores sobre esta avaliação e agora consulto vc e todo(a)s. O que acham? Em breve vou disponibilizar as opiniões dos coordenadores no Fórum Avaliação da discência no Módulo 4.

Minha resposta a ele foi assim:

Prezado colega (...), aqui vai minha reflexão sobre sua inquietação.

Sinceramente, não vejo o que vc vê. Penso tranqüilamente o seguinte: temos diversas pessoas... elas atuam cada um a seu jeito e possibilidades... afetar-se por causa do estilo ou demasia de um ou outro é perda de tempo... cada um deve ser o que é... e colaborar no projeto.

Para mim não há doutores que dominam a cena. Há silêncio virtual de mestres e doutores por causa da falta de tempo, e por não ser este o “projeto centralidade” em suas vidas. Muitos desejaram entrar no projeto interinstitucional mesmo sabendo que não poderiam atuar frequentemente. [...] 

Estamos finalizando o 4º Módulo e temos um bom caminho pela frente. Gostaria de garantir qualidade e interesse de modo que todo(a)s sintam cada vez mais motivação para participar. Aceito sugestões de melhoria. As equipes dos próximos módulos certamente irão agradecer.

bjs,

Em resposta à Marco Silva

Re: Venham sugerir melhorias em nossa interatividade

por Usuário excluído -
Quando o assunto é interatividade são muitas as questões...!

Evidentemente que existem aqueles alunos que ficam "timidos" quando no AVA um outro aluno (ou participante - melhor assim para o nosso caso em especial) participa de uma forma mais efetiva, com colocações mais contundentes e com um grau de criticidade mais apurado. E aqui está o importante papel do tutor para poder motivar a participação de todos, pois cada um tem o que apresentar, pois cada um tem sua contribuição.

Isso seria um bom motivo para outro fórum!

Mas quando nos propomos a participar de um curso, mesmo que ele não esteja no nosso "centro de interesse", temos a certeza (ou deveríamos ter) de que nossa participação efetiva é fundamental para o desenvolvimento do curso - isso é fundamental em cursos online. O aluno deve estar comprometido com o sucesso de todos.

Provocar interatividade não é fácil - relembramos o caso da Profa. Joana! É necessário um conjunto de aptidões como saber colocar as questões (atividades, fóruns, etc) a serem desenvolvidas, conhecer os limites dos participantes para buscar ajudá-los da melhor forma possível, buscar não evidenciar um aluno em detrimento de outro, valorizar a participação de cada um, etc.


No desejo de contribuir com nossa interatividade posso dizer que depende de cada um o sucesso de todos, quando conseguimos perceber a educação online a partir dee uma visão sistêmica (Moore)


Em resposta à Usuário excluído

Re: Venham sugerir melhorias em nossa interatividade

por Marco Silva -

Prezado Fernando Pimentel

Estou feliz com a chegada de vcs do PPGE da Universidade Federal de Alagoas. Vcs são:

  • Luís Paulo Mercado (coord)
  • Maria Aparecida Pereira Viana
  • Luzia Rocha
  • Fernando Pimentel
  • Ibsen Bittencourt

Desejo uma excelente chegada e um excelente módulo 5 que inicia nesta 2ªf, dia 1º de setembro.

Sobre sua postagem, destaco a atenção para "o importante papel do tutor para poder motivar a participação de todos, pois cada um tem o que apresentar, pois cada um tem sua contribuição".

Sabemos bem que não é fácil mobilizar o cursista online para a interatividade, para a participação colaborativa. Aliás, essa dificuldade está tb no presencial, onde, inclusive, pode ser mais contundente o vigiar e punir.

Fernando esse desafio é tema dessa nossa pesquisa. Vc chegou agora e deve ter lido nosso projeto na tela inicial do ambiente moodle: nosso objetivo é experimentar possibilidades em docência online.

Vcs que ministram o modulo 5 terão pela frente esse desafio. Nós estamos todos torcendo por vcs. Mais do que torcer, estaremos participando, interagindo.

Como diz vc, a Profa. Joana necessita de um conjunto de aptidões. Que aptidões são estas? Vcs e nós temos aqueles indicadores para testar.

Abraço,

Em resposta à Marco Silva

Re: Venham sugerir melhorias em nossa interatividade

por Usuário excluído -

Olá Marco,

inicialmente gostaria de destacar que sua acolhida, carinho e simplicidade são um "que" a mais para que este projeto siga adiante.

O convite para participar do projeto me encantou, assim como me encanta as muitas variáveis da educação online - um caminho a ser construido e percorrido.

Obrigado pela acolhida. Nós do PPGE_UFAL iremos nos dedicar para que juntos alcancemos êxito em nossos objetivos, pesquisando sobre a educação online.

Sobre o papel do tutor: tenho me inquietado com algumas questões sobre a profissionalização deste "papel" em cursos na ead. Principalmente sobre a questão da formação, pois vejo que muitos definem bem as competências ou o perfil do tutor, mas há pouca indicação de como deve ser a formação do tutor, os elementos da formação, características da formação, até mesmo o currículo necessário para uma boa tutoria. Mas esta também é uma faceta da educação online que precisamos trilhar, fazer, refazer.

Esperamos poder contar com todos, colaborando e interagindo para que encontremos algumas pistas de como ajudar a tantos e tantos (incluindo nós) que buscam uma educação que emancipe o ser humano, que promova sua autonomia e liberdade.

Vamos em frente!

Um abraço com gostinho de tapioca, direto das belas praias de Alagoas!

Em resposta à Marco Silva

Re: Venham sugerir melhorias em nossa interatividade

por Raquel Pasternak Glitz Kowalski -

Olá Marco, pessoal...

Muitas vezes fico em dúvida se devo postar minhas humildes opiniões e experiências. Posso garantir que essa dúvida acontece, mas nunca me impediu de escrever ou participar. Talvez, se todos do grupo se conhecessem pessoalmente isso não ocorreria.

Uma sugestão que sei que funciona muito bem para mim, é prazo, infelizmente (que meu chefe não leia isso) trabalho muito bem com prazos. Podíamos tentar colocar prazos (longos se precisar) nas unidades dos módulos, pois todos sabem que quando não há cobrança nós vamos deixando para mais tarde.

Outra coisa que percebo é que trabalhamos muito com o fórum, poderíamos trocá-lo de vez em quando pelo chat, concordo com a Maria Olívia. Podíamos fazes vários chats do mesmo assunto, cada um participava do horário que fosse mais conveniente.

Bom, estou adorando participar dessa integração, sei que vou crescer muito com todos vocês e prometo que sempre vou dar o meu melhor.

Abraços
Raquel Glitz

Em resposta à Raquel Pasternak Glitz Kowalski

Re: Venham sugerir melhorias em nossa interatividade

por Marco Silva -

Olá Raquel

Destaco sua frase "Muitas vezes fico em dúvida se devo postar minhas humildes opiniões e experiências" para dizer o seguinte:

  • quando planejei essa pesquisa baseada na reunião de mestrandos, doutorandos e profs de PPG jamais imaginei que haveria esse tipo de reação;
  • jamais imaginei que haveria intimidação dos menos graduados frente aos mais graduados;
  • jamais imaginei que emitir um parágrafo em resposta a alguém seria tão custoso, ou problemático;
  • jamais imaginei que o peso da hierarquia acadêmica sufocaria nossa possível interatividade tão desejada.
  • jamais imaginei que algumas postagens mais longas de alguns colegas prolixos ou eloqüentes pudessem bloquear a vontade de expressão de muitos outros.

Então Raquel : aqui já temos um aprendizado muito significativo em nossa pesquisa. Como superar esse problema implacável de hierarquia acadêmica? Certamente não é alargando prazos. Nossa unidade 2 teve 15 dias de duração. O que impediu um cursista de postar dois ou três parágrafos em 15 dias... Ficou claro para mim que o problema não é prazo, definitivamente. 

bjs,

Em resposta à Marco Silva

Re: Venham sugerir melhorias em nossa interatividade

por Raquel Pasternak Glitz Kowalski -

Olá Marco,

Quando falei de prazos quis dizer data de inicio e fim das atividades, como vocês, e quase todos os outros módulos, fizeram. Também acredito que o prazo das atividades e dos módulos está ótimo, suficiente para participarmos.
Acredito que o problema da hierarquia como tempo diminui, pois vamos nos conhecendo melhor.
Vamos seguir em frente que o aprendizado, com certeza, está sendo significativo.

Nos vemos no chat amanhã.
[]s Raquel Glitz

Em resposta à Marco Silva

Re: Venham sugerir melhorias em nossa interatividade

por Usuário excluído -

Olá a todos,

Tenho lido bastante do que é postado e muito aproveitado de tudo isso, que realmente é riquíssimo em idéias e propostas. Mas não tenho postado sempre minhas opiniões, e, confesso, não sei extamento qual a causa. Atuo com algumas realidades de espaços virtuais com meus alunos e temos de certa forma, inclusive com a turma de mestrado desenvolvido propostas de interação muito boas, portanto, mediante isso meus caros colegas, prometo me envolver mais neste espaço também. Estou achando muito, mais muito boa as propostas aqui apresentadas, parabenizando a todos mais uma vez,

Abraços,

Elizete....

Em resposta à Usuário excluído

Re: Venham sugerir melhorias em nossa interatividade

por Usuário excluído -
Olá Raquel e Elizete, sorriso

As contribuições de vocês são muito bem vindas!

A Raquel traz uma interessante proposta: trocar algumas interações assíncronas por momentos síncronos no chat, sendo oferecidos diversos horários. Acredito que seja uma boa sugestão para otimizar a participação em cursos online, que provavelmente trão um maior sentimento de pertencimento ao grupo. Já está anotada!

Elizete, venha e traga sempre suas opiniões, pois elas representam ricas contribuições para o crescimento do grupo!

Abraços a todos!
Em resposta à Usuário excluído

Re: Venham sugerir melhorias em nossa interatividade

por Marco Silva -

Olá!

Aqui vai minha reflexão sobre a sugestão da Raquel: chat em múltiplos horários.

O chat em múltiplos dias/horários pode contribuir para mais interação e interatividade em nossa pesquisa. Porém, acho melhor que os próprios grupos proponham os horários. Vamos dar a vez para à "socialidade".

Aproveito para falar da distinção "socialidade e "sociabilidade".

Participei de uma banca de doutorado na PUC de Porto Alegre, no PPG de Comunicação, e o título era "Comunicação, Socialidade e educação a distância".

A autora fez observação participante em duas grandes universidades virtuais reconhecidas, uma brasileira e outra espanhola. Sua pesquisa buscou verificar as contribuições da "socialidade" nos cursos online, no sentido de melhorias na participação, na colaboração e na construção coletiva da aprendizagem.

Muito interessante o tema, não é!

Explico o que é "socialidade ". Vou recorrer ao criador do termo que é o sociólogo francês Michel Maffesoli. Aqui vai:

O termo “socialidade” foi criado a partir da expressão “impulsão de sociabilidade” (Gesselligkeit) do sociólogo G. Simmel (1858-1918).

Maffesoli prefere “impulsão de socialidade” . (Ver Tempo das tribos..., p. 93.). Esta modificação significa para ele substituir o termo social (vinculado à sociabilidade) por “socialidade”.

Para Maffesoli, o termo social está muito comprometido com a estruturação moderna das sociedades (o “dever-ser” dos projetos políticos, a racionalidade, a ordem e o progresso como visão dominante e perfeitamente codificada). O social é resultante de uma determinação econômico-política que mobilizou a associação dos indivíduos autônomos com base no funcional e no contratual. No social cada individuo tem uma identidade precisa e se mobiliza para atuar no âmbito de um partido, de uma associação, de um grupo estável. “Ele é livre, ele contrata e se inscreve em relações igualitárias. Isso servirá de base ao projeto, ou melhor, à atitude projetiva (isto é, à política).”

Quanto à “socialidade”, esta “fundamenta-se na ambigüidade básica da estruturação simbólica” (p. 135), quando os indivíduos estão entregues a si mesmos, isto é, quando vivem não mais aferrados ao “dever-ser”, aos imperativos prometéicos econômico-políticos e contratuais e entregam-se ao sentimento partilhado em rede, em tribos, com base naquilo que é “emocionalmente comum” (p. 27)

Então gente , baseado na possibilidade de explorar aqui a socialidade, sem deixar de fora nosso compromisso assumido com a "sociabilidade" (nosso projeto de pesquisa), sugiro que os próprios grupos assumam o caráter orgânico da socialidade em lugar do caráter mecânico da sociabilidade nas obrigações dos módulos e experimente ele mesmo criar seus horários e temas de chat.

Claro que cada docência em seu módulo deve acionar o chat quando achar que deve faze-lo. Então faz convocatória geral em sintonia com o seu desenho didático. Mas, em paralelo, não há impedimento ao chat livre em múltiplos horários.

A socialidade se expressa eloquentemente no chat, orkut, msn, enfim nas interfaces de comunicação síncrona que permitem o que Maffesoli chama de "estar-junto" com base naquilo que é “emocionalmente comum”, e não nas obrigações acionadas pelo planejamento de cada módulo.

Resta dizer que a referida tese não comprovou a eficácia da socialidade nos cursos online nas universidades pesquisadas, simplesmente não havia. Os alunos não queriam saber de socialidade. Eles não queriam saber de chat. Seus objetivos eram pragmáticos, instrumentais visando somente a aprendizagem individual nas leituras e nos fóruns com a finalidade profissional. Sociabilidade pura!

Abrçs,

Em resposta à Marco Silva

Re: Venham sugerir melhorias em nossa interatividade

por Ieda Carvalho Sande -

Ei, pessoal!

Apesar de estar participando, às vezes tenho a sensação de não estar contribuindo efetivamente na continuidade dos temas tratados. Coloco muito da minha prática na docência, na tutoria e na capacitação de professores da rede pública e, dessa forma, não me aprofundo muita na teoria.

Percebo que alguns alunos não participam ou participam pouco, quando não se sentem seguros ou quando alguns se destacam muito. Penso não ser nosso caso.

Concordo que não é muito fácil promover interatividade, principalmente num curso on-line. Acho, também, que momentos síncronos podem ajudar bastante essa interatividade; percebo isso com meus alunos (ops... mais uma vez a minha prática).

Abs,

Em resposta à Marco Silva

Re: Venham sugerir melhorias em nossa interatividade

por Luzia Rocha -

Olá pessoal,

Estou aprendendo muito  com todos  vocês. Percebo o quanto  esses debates e questionamentos  estão sendo produtivos para meu processo de ensino aprendizagem. Confesso que fiquei um pouco perdida, quando conseguir acessar o curso as interações  já estavam acontecendo, desta forma procurei  ler as contribuições de cada um antes de interagir. Trabalho com  educação online e sei o quanto é importante essa troca de conhecimentos entre todos os colegas. Procurarei ter uma participação  mais ativa  neste espaço de conhecimento.

Abraços!

Em resposta à Luzia Rocha

Re: Venham sugerir melhorias em nossa interatividade

por Auxiliadora Padilha -

Oi Marco e colegas,

alguns comentários sobre a (falta de) participação/interatividade nos fóruns.

Primeiro, não vejo tanta falta assim. Acho que a participação está sempre ocorrendo, mas com sujeitos diferentes. Acho salutar esse revesamento. Sim, alguns estão mais presentes que outros, mas todos, da sua maneira, estão presentes.

Acredito, como Marco, que a ampliação ou definição de prazos não seja um elemento muito definidor ou estimulante para a maior participação dos integrantes. Os prazos já estão estabelecidos.

Fico, muitas vezes, lendo todas as mensagens e acredito que a participação (ou não) deva estar relacionada, também, ao estilo cognitivo de cada sujeito. Assim como alguns preferem falar e outros preferem ouvir, na sala de aula presencial, também temos os que preferem escrever ou simplesmente 'ler' os comentários, sem, necessariamente, emitir opiniões. Principalmente quando as opiniões emitidas já satisfazem o comentário que, por ventura, iria postar.

Creio que é importante respeitar os estilos de cada um. Além disso, há os limites do tempo, das prioridades (como bem frizou Marco) e outros tantos...

Acho também importante, considerar o foco da nossa experiência. É critério de participação a 'presença' nos fóruns? É melhor interagir quando se tem realmente necessidade de interagir ou é preciso que todos expressem suas opiniões, mesmo que elas sejam as mesmas das que já foram expressas?

Que tal fazer uma enquete para saber o que cada um acha? Poderia ser uma ótima coleta de dados.

abraços