Paradigma Objetivista

Fundamenta-se na Psicologia experimental e na visão do homem como um “fato” observável a partir dos comportamentos que manifesta. O meio o controla e condiciona.

Com isto a Educação fica reduzida à manipulação de estímulos externos que possam conduzir a respostas consideradas desejadas e a aprendizagem à verificação dos efeitos objetivos deste processo, uma adaptação passiva ao ambiente.

Destacam-se nesta corrente:

Pavlov [1]

 Pavlov (1849-1936) – realizou o condicionamento de cães, formulando o conceito de condicionamento clássico ou respondente (transferência de uma resposta associada a um estímulo para outro, que inicialmente não a provocava).

Thorndike [2]

Thorndike (1874-1949) – formulou a Lei do Efeito ( todo e qualquer ato que produz satisfação fica indissociavelmente ligado à situação em que ocorreu e, quando ela se reproduz, a probabilidade de repetição do ato é maior do que antes, havendo a fixação do acerto inicialmente acidental).

Watson [3]

  (1878-1958) – criador do termo Behaviorismo e do conceito de generalização de estímulos, condicionou bebês a sentirem medo de ratos de brinquedo, provando assim a possibilidade de controle do comportamento através de estímulos externos.

Skinner [4]

Skinner (1904-1990) – enunciou o conceito de condicionamento operante, trabalhando experimentalmente com ratos provou que o comportamento pode ser modelado através da utilização de reforços positivos e negativos.

 

[1] http://pt.wikipedia.org/wiki/Behaviorismo

[2] http://faculty.frostburg.edu/mbradley/psyography/thorndike.html

[3] e [4] http://web.syr.edu/~jlbirkla/kb/b_people.html