Modelos de ensino-aprendizagem

Alguns autores como Lapp et al (1975) [1] , por exemplo, falam de modelos de aprendizagem que determinam modelos de ensino:

    • a) Modelo clássico ou tradicional – o indivíduo que aprende é visto como passivo ou depositário do conhecimento, tomando como foco o professor, transmissor do conhecimento, e os métodos de ensino.
    • b) Modelo tecnológico (tecnicista) – enfatiza as técnicas e o domínio do conteúdo, a transmissão de informações e o desenvolvimento de competências orientadas para o futuro, visualizáveis através de comportamentos observáveis e mensuráveis.
    • c) Modelo personalizado – destaca o indivíduo como centro do processo, seus interesses, experiências, necessidades e aspectos emocionais, considerando-o de forma dissociada do envoltório social.
    • d) Modelo interacional – dá relevo à dialética da interação entre professor e aluno e importância à interação, à comunicação, ao diálogo. Volta-se para a análise crítica de problemas sócio-culturais.

 


[1] LAPP , D., BENDER , H., ELLENWOOD , S. & JOHN , M. Teaching and Learning: Philosophical, Psychological, Curricular Applications. NY: Macmillan, 1975.