Aprendizagem: variados conceitos e enfoques

São vários os conceitos de aprendizagem, de acordo com as idéias que os fundamentam e as abordagens teóricas que lhes dão suporte. Todos têm em comum alguns aspectos: o interesse pelos processos que compõem a aprendizagem humana, pelos fatores que interferem neste processo, pelas diferenças de ritmo que o caracterizam, pela motivação e pelas causas das dificuldades de aprendizagem.

Hilgard (1966) apresentou um conceito clássico, que é citado até hoje.

Aprendizagem é o processo pelo qual uma atividade tem origem ou é modificada pela reação a uma situação encontrada, desde que as características da mudança de atividade não possam ser explicadas por tendências inatas de respostas, maturação ou estados temporários do organismo (por exemplo, fadiga, drogas etc.) (p. 3). [1]

Podemos extrair desta definição duas conclusões importantes:

    • Toda aprendizagem implica mudança. Embora seja um processo interno, ela se apresenta de forma observável através do comportamento.
    • Não são aprendidos apenas conhecimentos e habilidades, mas conteúdos afetivos e atitudes.

Alguns outros conceitos de aprendizagem, bastante conhecidos, podem ser citados:

    • Aquisição ou mudança relativamente estável de comportamentos ou de processos mentais, devida à interação com o meio, experiência ou exercício.
    • Processo de aquisição e assimilação, mais ou menos consciente, de novos padrões e novas formas de perceber, ser, pensar e agir. [2]
    • Mudança do comportamento observável, mensurada através de instrumentos e procedimentos específicos, sob a ação de contingências do meio externo.
    • Auto-atualização de potencialidades do self, respondendo à tendência natural de aprimoramento do ser humano.
    • Construção de estruturas cognitivas progressivamente mais sofisticadas, como decorrência de adaptações suscitadas pelo ambiente.



[1] HILGARD, Ernest Ropiequet. Teorias da aprendizagem. São Paulo: Herder, 1966.

[2] SCHMITZ, E. Fundamentos da Didática . São Leopoldo: UNISINOS, 1993.