Ambiente virtual de aprendizagem

A vertiginosa expansão da tecnologia de informação e comunicação criou a demanda de pesquisas sobre uma forma de aprendizagem há poucos anos não conhecida: a aprendizagem em ambientes virtuais ou aprendizagem online.

Segundo Barajas (2003) ambiente virtual de aprendizagem (AVA) é "um espaço ou uma comunidade organizada com o propósito de aprender", o que cria a necessidade da articulação de três fatores essenciais – o aparato tecnológico que lhe dê suporte, o desenvolvimento de uma metodologia adequada e uma concepção clara de aprendizagem, de construção do conhecimento.

Neste Módulo pretendemos em diversos momentos, pela especificidade do curso, abordar esta modalidade de aprendizagem.

É claro que ela mantém características e especificidades da aprendizagem como a estudávamos há alguns anos, mas tem sutilezas e nuances que são ainda pouco familiares para nós, professores, e fortes impactos na nossa formação, ainda muito tradicional.

Como dizem Medeiros et alii (2001), com propriedade, esta formação não pode ser do tipo ""o professor entra por uma porta tradicional e sai por um portal virtual.".

Moran (2007), ao falar sobre Educação a Distância em uma entrevista, afirma que ela traz mudanças profundas nos processo de ensino e aprendizagem e até mesmo na maneira radical como se pensa o conhecimento. E conclui:

Alteram-se dimensões já dominadas no campo da prática docente, como a distribuição de tempos e espaços especiais, agora associados ao uso de estratégias educativas com suporte em ferramentas tecnológicas que alteram e amplificam as dimensões de eficiência e de qualidade nos processos educativos; todavia, temos presente que essas mediações, se entendidas em seus fins, não são suficientes à instauração de transformações de fundo, assim como do "dar conta" das possibilidades de aprendizagem (Moran, 2007).