Navegar usando este índice

Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos

N

Não-diretivo

No início dos seus trabalhos, Rogers denominou seu método de não-diretivo, posteriormente o chamou de Abordagem Centrada na Pessoa. O objetivo dessa abordagem é o de facilitar a criação de um clima de liberdade em que as pessoas, à medida em que vão se sentindo livres, possam vivenciar suas experiências e como conseqüência possam se autodirecionar em busca de uma aprendizagem significativa. A aprendizagem significativa é uma aprendizagem plena de sentidos que envolve o entrelaçamento do afetivo e do cognitivo.


Nível de desenvolvimento potencial

“Determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.”

 

Fonte: VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p.112.


Nível de desenvolvimento real

“O primeiro nível pode ser chamado de nível de desenvolvimento real, isto é, o nível de desenvolvimento das funções mentais da criança que se estabeleceram como resultado de certos ciclos de desenvolvimento já completados.”

Fonte: VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p.111.