Glossário de Psicologia da Aprendizagem
Este glossário trata dos verbetes específicos do módulo de Psicologia da Aprendizagem. Todos e todas estão convidados a colaborar.
[]s
Equipe UERJ
Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos
A |
---|
AdaptaçãoAção ou efeito de adaptar. Acomodação. Para Piaget: movimento de equilíbrio contínuo entre a assimilação e a acomodação. O indivíduo modifica o meio e é também modificado por ele.
| |
Análises etnográficasA análise etnográfica é a busca da estrutura interna de uma cultura, suas partes e as relações entre essas partes, sob o ponto de vista dos nativos dessa cultura, denominados de informantes. Seu objetivo principal é a descoberta de "significados culturais". Fonte: http://www.ee.usp.br/REEUSP/upload/html/582/body/v35n2a10.htm | |
AprendizagemAção de aprender qualquer ofício, arte ou ciência. Denominação geral dada a mudanças permanentes de comportamento como resultado de treino ou experiência anterior; processo pelo qual se adquirem essas mudanças. Para Piaget: modificação da experiência resultante do comportamento. No sentido restrito (específico) aprender que alguma coisa se chama "lua", "macaco". No sentido amplo "aprender a estruturar todos os objetos no universo em sistemas hierárquicos de classificação" (Kamii, 1991). É desenvolvimento. Para Vygotsky: “De forma similar, em crianças normais, o aprendizado orientado para os níveis de desenvolvimento que já foram atingidos é ineficaz do ponto de vista do desenvolvimento global da criança. Ele não se dirige para um novo estágio do processo de desenvolvimento, mas, ao invés disso, vai a reboque desse processo. Assim, a noção de zona de desenvolvimento proximal capacita-nos a propor uma nova fórmula, a de que o “bom aprendizado” é somente aquele que se adianta ao desenvolvimento.” (Vygotsky, 1998, p.116-117) “Desse ponto de vista, aprendizado não é desenvolvimento; entretanto, o aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis de acontecer. Assim, o aprendizado é um aspecto necessário e universal do processo de desenvolvimento das funções psicológicas culturalmente organizadas e especificamente humanas.” (Vygotsky, 1998, p.118). “De fato, aprendizagem e desenvolvimento estão inter-relacionados desde o primeiro dia de vida da criança.” (Vygotsky, 1998, p.118). Fonte:http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=aprendizagem&CP=16043&typeToSearchRadio=exactly&pagRadio=10 http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/per09a.htm (VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998, p.110) | |
Aprendizagem colaborativaO gente, O vídeo disponibilizado no link abaixo traduz bem o conceito de Aprendizagem Colaborativa. abs, Maristela
| |
AssimilaçãoIncorporação da realidade aos esquemas de ação do indivíduo ou o processo em que o indivíduo transforma o meio para satisfação de suas necessidades. Só há aprendizagem quando os esquemas de assimilação sofrem acomodação. Assimilação e acomodação são processos indissociáveis e complementares. | |
AssociacionismoTeoria segundo a qual a presença de idéias, sentimentos e movimento é explicada por associação ou conexão estabelecida segundo condições de contigüidade de tais elementos; a essa teoria opõe-se a da forma, estrutura ou configuração, ou, na denominação original de seus criadores de língua alemã, a Gestalt-Psychologie. | |
AtitudesPostura. Norma de proceder ou ponto de vista, em certas conjunturas. Propósito ou significação de um propósito. Tendência a responder, de forma positiva ou negativa, a pessoas, objetos ou situações. | |