Sobre portfólios online
Concebemos o portfólio como um dispositivo que potencializa a visibilidade da produção de cada sujeito, permitindo ainda o compartilhamento com todo o grupo-sujeito, sendo simultaneamente autor e avaliador não só da sua própria autoria e produção como também da produção e autoria de seus pares. A avaliação deve ser um ato interativo onde cada sujeito que é avaliado deve também ser um sujeito que pode e deve avaliar. Assim, o portfólio se constitui num dispositivo interativo que permite:
-
· Auto-avaliação - o avaliador é o autor da ação, da produção ou da performance avaliada. O autor é responsável e consciente pelo seu processo de aprendizagem.
-
· Co-avaliação – o avaliador é um par da ação, da produção ou da performance avaliada. Este “par” deve ser na verdade o grupo que de forma cooperativa e compartilhada vai intervir no processo de forma global, agregando valor às produções de todos os envolvidos.
-
· Heteroavaliação - o avaliador é um ator mais experiente, geralmente o professor da atividade, no tratamento do objeto de estudo a ser avaliado. É alguém que tem um repertório amplo e que interage com a pluralidade de todo o grupo de forma mais intencional e planejada.
Vamos construir o portfólio da unidade 1?
Discutir ‘avaliação’ não é uma tarefa fácil. Discutir ‘avaliação em EAD’ ou em ‘Educação online’ torna-se um desafio ainda maior. Para conseguirmos minimamente chegar perto de uma abordagem condizente com a complexidade do processo de ensino/aprendizagem voltado para que a busca pelo conhecimento se concretize de forma coletiva e ao mesmo tempo autônoma por parte dos sujeitos envolvidos.
Avaliar a aprendizagem não é apenas uma atividade docente. É um desafio complexo que envolve a dinâmica do processo educacional mais amplo e as ações concretas de todos os sujeitos envolvidos. Mas afinal o que é de fato aprendizagem? Como aprendemos em educação online? Como ensina e aprende o docente online? <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
A partir das discussões realizadas em nossos espaços de comunicação assíncronos (tópicos do fórum “brincando de labirinto”) elabore a sua síntese tentando responder um pouco as questões levantadas. Estas questões nos acompanharão por todo o nosso módulo e nosso curso online. Contudo, vamos ensaiar algumas sínteses considerando os debates da unidade 1? Você tem o texto base da unidade como referência e principalmente os debates co-criados pela inteligência coletiva do nosso grupo.
Aproveite também este espaço para continuar co-criando com os colegas e docentes. Comentem as mensagens dos colegas.
Esperamos por todos e todas!
Equipe UERJ