Fórum: partilhando expectativas

Boas Vindas ao Módulo 5

Boas Vindas ao Módulo 5

por Luis Paulo Mercado -
Número de respostas: 24

Colegas dessa maravilhosa experiência,

Iniciaremmos nesta segunda-feira, dia 01 de setembro, o 5º módulo do nosso curso, que focará as interfaces da Internet na Educação Online. A proposta é conhecermos as principais interfaces, aprofundarmos estudos sobre as mesmas e, mais importante, socializarmos nossas inúmeras experiências com as mesmas,ampliando as possibiliddaes de as usarmos nas nossas práticas online. Ao final de cada uma das duas unidades iremos produzir textos coletivos usando wikis (na primeira unidade) e o próprio livro (livro 2) existente no material do módulo, com conteúdo ainda inicial que será concluído com as contribuições de todos nós, tornando um livro muito rico que servirá a todos.

Estarei coordenando a distância minha equipe e a proposta do módulo pois estarei em Santiago de Compostela no 11º EDUTEC, congresso internacional da área que em 2009 acontecerá em Manaus e que terá transmissões ao vivo e debates online nas diversas mesas e sessões de comunicação. O evento está disponível em http://tecnologiaedu.us.es e todos podem participar cadastrando inicialmente senha de acesso.

Uma grande aprendizagem a todos

Luis Paulo Mercado - Coordenador do Módulo 5 - PPGE-UFAL

Em resposta à Luis Paulo Mercado

Convite

por Usuário excluído -

Olá amigos das PPGs participantes do projeto (curso) Formação de Professores para Docência online.

Estamos dando início ao módulo 5 – Interfaces de Pesquisa, Comunicação e Socialização

Por motivos operacionais o módulo não esteve disponível durante este 1º dia, sendo restabelecida visualização do conteúdo e das atividades no final do dia.

Nós do PPGE_UFAL convidamos a todos a virem partilhar conosco deste tema, discutindo e refletindo e "co-criando" o nosso conhecimento.

Aguardamos a visita de todos e a participação de cada um!

Em resposta à Usuário excluído

Re: Convite

por Marco Silva -

Olá Fernando, olá Paulo, olá equipe do PPGE UFAL (Universidade Federal de Alagoas)

De fato, tivemos um apagão no servidor Gfarias nesta 2ªf. Fui um problema técnico passageiro. Raramente acontece neste servidor. Peço desculpas aos colegas que iniciam seu módulo exatamente nesta 2ªf.

Dou boas vindas a vcs do PPGE da UFAL e a todos e todas agora convidados a interagir com a nova equipe que acaba de entrar em campo.

O tema desta equipe é relevantíssimo: interfaces para educação online.

Como sabem, são as interfaces de comunicação online que permitem o salto qualitativo da EDUCAÇÃO ONLINE em relação a velha EAD feita à base de meios de unidirecionais de massa. Todos estamos convidados à pesquisa sobre as interfaces que permitem interatividade e educação de verdade.

Forte abraço, Marco Silva

ps. Querido Paulo, desejo a vc um excelente evento em Santiago de Compostela. Espero participar da edição brasileira desse evento em 2009.

Em resposta à Luis Paulo Mercado

Re: Boas Vindas ao Módulo 5

por Edmea Santos -

Olá Paulo! OLá equipe UFAL!

Estou muito motivada para o módulo de vocês. Me identifico muito com as produções da Ufal em especial com os trabalhos coordenados e orientados pelo prof. Paulo Mercado. Espero aprender muito por aqui.

Sem bem-vindos!

[]s

Méa (Equipe UERJ)

Em resposta à Luis Paulo Mercado

Re: Boas Vindas ao Módulo 5

por Ieda Carvalho Sande -

Olá, equipe UFAL!

Estou animadíssima com a proposta do módulo 5. O tema "interfaces para educação online", além de interessante, é fundamental para a educação on-line.

Um grande abraço!

Em resposta à Ieda Carvalho Sande

Re: Boas Vindas ao Módulo 5

por Usuário excluído -
Marco, Edméa e Ieda,

bom estarmos juntos nesta proposta.
Este módulo 5 é realmente fundamental para aprofundarmos nossos entendimentos sobre as interfaces para a educação online.

Nossa proposta é que a interatividade, tão discutida no módulo anterior, seja aplicada na construção dos textos coletivos que estamos propondo.
Convidamos a todos a lerem o material disponibilizado no Livro 01 para que possamos partilhar ainda mais, com nosso referencial e com a nossa prática.

Tenho certeza que o produto final será riquíssimo.

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas ao Módulo 5

por Marco Silva -
Colegas da UFAL, colegas pesquisadores

Fico imaginando a expectativa de vcs da UFAL, esperando a decolagem do Modulo 5...

Nós do Modulo 4 tivemos a sorte de ter uma pergunta feita pelo Lázaro do PPGE da UERJ sobre identidade do professor online. Essa pergunta "bombou". Nós do Modulo 4 devemos essa ao Lázaro.

Fico imaginando qual será o estopim do Modulo 5?

Adianto uma preocupação e uma euforia: vcs estão apostando muito no wiki. Maravilha! Apostam no wiki como espaço privilegiado para falarmos de interfaces de interação, de interatividade como Forum, Chat, Orkut, Second Life... Aqui está a minha euforia!!!

Agora vem minha preocupação: o wiki em nosso projeto ainda não vingou...

Espero que seja essa a hora!!!

Parabéns a vcs das Alagoras pela coragem retada e pelo desenho didatico arrojado.

Contem comigo!

Abrçs


Em resposta à Ieda Carvalho Sande

Re: Boas Vindas ao Módulo 5

por Kelly Fernandes -
Olá Ieda, olá a todos!

Realmente a proposta do módulo 5 é bastante instigante! Acredito que as interfaces de comunicação contribuem para uma aprendizagem colaborativa.

Forte braço!

Kelly
Em resposta à Kelly Fernandes

Re: Boas Vindas ao Módulo 5

por Usuário excluído -

Oi gente,

Tb estou cheia de expectativas para esse modulo para conhecer novas metodologias de uso das interfaces de informação e comunicação nas situações didáticas. Ja conheco as publicações dos docentes que estao mediando as atividades. Inclusive, utilizo-as nos cursos de formaçao que atuo como docente online.

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas ao Módulo 5

por Usuário excluído -
Olá Marco, Kelly e Maristela,

realmente é instigante (e necessário) a discussão e compreensão das interfaces para que nosso trabalho seja realmente promotor de conhecimento.

Agradecemos a grande manifestação de carinho e aceitação dos trabalhos realizados pelo PPGE_UFAL, inclusive do Prof. Luis Paulo.

Queremos ressaltar que este módulo é uma "provocação" para que possamos construir juntos este referencial, cada um alimentando as wikis das interfaces propostas por este módulo.
Tenho plena certeza de que a contribuição de cada um nos ajudará a delinear os conceitos, a compreender como cada interface pode ser utilizada e discutirmos sobre as dificuldades que encontramos na aplicação de cada uma.

Estamos esperando a participação de todos!

Marco, que sua inquietude (euforia) possa contagiar a todos nós, e que o nosso grupo possa fazer decolar a discussão, a construção das wikis e a reconstrução de nossas práticas.

Um abraço com gosto de tapioca para todos!
Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas ao Módulo 5

por Usuário excluído -

Olá pessoal!

Como integrante da equipe da PPGE/UFAL venho acompanhando as poucas postagens no nosso módulo, digo estamos na expectativa, mas ao mesmo tempo sabemos quantas atividades todos assumem ao mesmo tempo. Vamos aguardar. Dessa vez me vem uma frase de Paulo Freire "Paciência Pedagógica".

Realmente Professor Luis Paulo viajou e nos deixou com a missão de dar continuidade ao trabalho como se ele estivesse conosco. Apostamos que tudo sairia da melhor forma possível. Dizem que quando um líder orienta seu grupo com maestria, na sua ausência os seus orientando assumem o comando dando tudo de si, para que funcione. Se isso acontece, realmente o líder conseguiu realizar um bom trabalho.

Marco e companheiros, estamos aguardando, vamos decolar sim, disso não há dúvida, acredito sim nesse grupo, convocamos todos a construir conosco uma experiência inédita como essa quem vem acontecendo já em seu 5 módulo.

O Módulo 5 é muito instigante e convida a todos a participar colaborando com suas experiências na utilização das interfaces de comunicação.

Quanto ao trabalho colaborativo que a Wiki pode oferecer, posso afirmar que já consegui realizar em diferentes cursos online produções coletivas bem pertinente as interações e a produção coletiva, no final meus alunos faziam referências positivas. (essa experiência foi em um curso de Especialização no SENAC). Outro foi em um curso de Formação de Gestores e Tutoria Online no CESMAC (IES/Particular) foi bem interessante. Sabe no momento presencial falei sobre o funcionamento da Wiki e importância para o desafio da construção coletiva. Perguntei ao grupo será se somos capazes de realizar uma construção coletiva online. Ninguém respondeu, a resposta veio durante o curso fomos capazes de elaborar uma produção coletiva sobre o Papel do Tutor na Educação online.
Agora gostaria de provocar um pouco o grupo. É possível realizar um trabalho coletivo e colaborativo num espaço privilegiado como esse com interfaces de interação, de interatividade como a Wiki?
Abraços.

Aparecida Viana   (PPGE -UFAL)

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas ao Módulo 5

por Socorro Cabral -

Oi amigos da UFAL,

Eu também estou muito animada com a proposta de vocês, principalmente no que diz respeito a utilização da interface wiki. A escrita colaborativa é realmente um grande desafio para quem trabalha com educação online.

Socorro Cabral

PPG / UFBA

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas ao Módulo 5

por Marco Silva -

Olá Equipe UFAL, olá todos e todas.

Sim Aparecida,

é possível realizar um trabalho coletivo e colaborativo num espaço privilegiado como esse com interfaces de interação, de interatividade como a Wiki

Precisamos mobilizar o grupão.

Olá grupão, vamos aproveitar essa hora boa para iniciarmos nossa exploração coletiva do wiki. A proposta da Equipe UFAL é porreta pq aposta nessa interface interessantíssima.

Vamos tentar?

Abração, Marco

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas ao Módulo 5

por Usuário excluído -

Olá equipe da UFAL

Acredito ser possível realizar um trabalho colaborativo nesse espaço privilegiado, apesar dos inúmeros compromissos acadêmicos de todos

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas ao Módulo 5

por Sheilane Britto -

Olá a todos!

Olá equipe da UFAL,

O tema é realmente extremamente importante na EAD.

 Concordo com você Maria Olívia tenho  plena convicção  de que é possível promover a colaboração neste espaço.

Desejo a todos um ótimo módulo!

abr,

Sheilane

Em resposta à Luis Paulo Mercado

Re: Boas Vindas ao Módulo 5

por Usuário excluído -

Olá, Colegas,

Vamos interagir e aprender cada vez os desafios destes novos cenários que nos esperam, muito bom estar com vocês,

Abços Virtuais,

Elizete...

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas ao Módulo 5

por Usuário excluído -

OLá, PessoAll

Estou bastante instigada pela participação nesse módulo. Muitas vezes na EAD online nos focamos muito naquilo que está presente nos AVAs e subutilizamos tantas outras interfacesque podem potencializar (e muito) a nossa prática pedagógica. Quero aprender muito com todos vocês!

Um grande abraço a todos,

Tatiana Claro

(PPGE UNESA)

Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas ao Módulo 5

por Usuário excluído -
Olá pessoal!

Estamos terminando nossa primeira semana deste módulo 05 e convidamos a todos para que possam participar do Fórum Pesquisa, Comunicação e Socialização - ele é de fundamental importância para que nossa discussão e desenvolvimento das wikis que estamos propondo.

Convidamos a todos para que possam ler o Livro 01 e participar da construção coletiva e colaborativa das wikis sobre as interfaces.

Já contamos com a participação de nossos amigos em duas wikis, e cada um de nós poderá navegar em todas elas, lendo, contribuindo, relatando experiências... Tudo será significativo para que possamos delinear o referencial teórico e prático das interfaces.

Estamos esperando por vocês!


Em resposta à Usuário excluído

Re: Boas Vindas ao Módulo 5

por Usuário excluído -

Olá Equipe UFAL e todos do grupo

Quero parabenizar o grupo pela "provocação" como diz o Fernando do módulo V .  Já vi que todos estão instigados a conhecer mais de perto as interfaces que colaboram com a construção do conhecimento na rede.

Um abraço a todos e a todas. piscando

Cléia (PPGE/ UFJF)

Em resposta à Luis Paulo Mercado

Re: Boas Vindas ao Módulo 5

por Usuário excluído -

Olá colegas do Módulo 5 - PPGE-UFAL. Li a ementa, os objetivos do módulo e a dinâmica que pretendem empregar. Achei muito bom........ A temática, assim como todas as demais é muito pertinente a proposta da pesquisa formação. Vou procurar acompanhar as atividades. Tenho trabalhado também com a Wiki e os  resultados são muitos bons, embora anárquicos frente  a cultura da escrita  linear e   autoral. As reações dos alunos são as mais diversas. Creio que poderemos trocar experiências significativas.

Grande abraço

M. Dolores ( TIDD-PUC-SP)  

Em resposta à Luis Paulo Mercado

Re: Boas Vindas ao Módulo 5

por Usuário excluído -

Olá, pessoal! Estou chegando agora, mas já encantada com as possibilidades que a ementa do módulo oferece. Algumas das interfaces jão são minhas conhecidas, outras terei o prazer de conhecer agora. Acredito que o estudo e as discussões sobre as estratégias didáticas online são fundamentais para "imigrantes digitais" como eu, que estão aprendendo a exercer a docência online.

Em resposta à Luis Paulo Mercado

Re: Boas Vindas ao Módulo 5

por Usuário excluído -

Olá colegas da UFAL, como todos disseram aqui, este módulo está muito instigante... Eu estou iniciando um trabalho com alunos da UFJF e iremos trabalhar também com wiki... Será muito bom debater e produzir coletivamente usando este e outros recursos, como estão propondo.

Abraços

Adriana

Em resposta à Luis Paulo Mercado

Re: Boas Vindas ao Módulo 5

por Usuário excluído -

Olá a todos os Amigos!

Estamos aqui na maior expectativa, nossa discussões  do curso tem se estendido para  nossos encontros presenciais do grupo de pesquisa (GPIMEM). Estamos muito empolgados com o novo módulo.

Bom trabalho a todos!!

Em resposta à Luis Paulo Mercado

Re: Boas Vindas ao Módulo 5

por Usuário excluído -

Olá companheiros

Infelizmente somente hoje, praticamente no final da unidade tive oportunidade de  participar de tão rica e importante experiência. Estou visitando e fazendo as leituras para tentar compartilhar e interagir com vocês pelo menos nesses últimos três dias.

Um abraço a todos.