Olá pessoal,
Gosto muito do trabalho com o diário virtual, pois a gente vai percebendo a reflexão que o aluno vai vivenciando durante todo o processo.
O Diário de Bordo em um ambiente de aprendizagem tem como principal finalidade promover um espaço para as anotações e reflexões do cursista sobre o processo de aprendizagem. Tal como o memorial, o diário é de suma importância para escrevermos sobre as nossas experiências, frustrações, dificuldades e sucessos.
De acordo com Zabalza (2004), por meio do diário se torna possível o processo de aprendizagem organizado em cinco etapas:
1.Os sujeitos se tornam cada vez mais conscientes de seus atos.
2. Realiza-se uma aproximação analítica às práticas profissionais recolhidas no diário.
3.Aprofunda-se na compreensão do significado das ações.
4.Possibilitam-se as decisões e iniciativas de melhoria introduzindo as mudanças que pareçam aconselháveis .
5.Inicia-se um novo ciclo de atuação profissional , uma vez que vão se consolidando as mudanças introduzidas.
(ZABALZA, 2004, p.27)
Nesse sentido, os diários se tornam recursos de reflexão sobre a própria prática profissional e, portanto, instrumento de desenvolvimento e melhoria da própria pessoa e da prática profissional exercida. Potencializa também ao professor revisar elementos de seu mundo pessoal que freqüentemente permanecem ocultos à sua própria percepção enquanto está envolvido nas ações cotidianas de trabalho.
Olá Socorro,
Também trabalho com o Diário, como professora de Prática de Ensino e Estágio, recomendo aos alunos o diário de campo, são realizados os registros dos fatos marcantes, das produções, dos planejamentos, dos projetos de intervenção. No final dos estágios os alunos elaboram um artigo e o diário com os registros serve para o resgate histórico das vivências e das experiências.
Uma preocupação que tenho, é antes de trabalhar com os alunos sobre o diário, é discutir com eles sobre a importância desse instrumento, busco no livro de Zabalza(2004) uma breve leitura e reflexão com os alunos do que trata o autor sobre o diário de sala de aula como ele denomina.
Com isso concordo com Zabalza que diz que através do uso do diário o aluno aprofunda a compreensão e os significados das suas ações.
e quando um aluno, ou um grupo de alunos, não quer usar o diário virtual, que estratégias devemos usar para que ele compreenda esta importância e significado?
A questão vale para todos.