12. Histórias Interativas

Cada história se compõe de um capítulo por página finalizando cada capítulo, a história propõe opções para seguir adiante: conversar com o autor em tempo real, conversar com outros leitores, decidir sobre o futuro da trama, ilustrar a história.

Interfaces: Blog, chat, fórum

Atividade:

No tópico Histórias Interativas do fórum Estratégias Didáticas na Educação Online, vamos continuar, refazer, alterar a história Tecnologias e Discriminação iniciada pela professora Maria Alba Correia, da UFAL:

José e Maria professores da universidade, após uma ida ao Cine SESI, surpreendem-se, à meia noite, na volta para casa, ao encontrar o filho Pedrinho, de 9 anos, com amigos, João (14 anos) e Laura (19 anos), à frente do computador interagindo na internet, com cenas de violência entre grupos brancos e negros.

Observando a reação dos jovens, percebem posicionamento em favor dos grupos brancos que violentam crianças e jovens negros/as numa favela do Rio de Janeiro.

Escutam dos jovens que, nas escolas, as drogas e a violência andam juntas e são trazidas pelos negros. E não vêem nenhuma providência pela polícia ou pela direção da escola. Os negros das favelas dvem mesmo ser combatidos
Preocupados com a formação de seu filho, observam o site, para providenciar medidas de proteção ao menor e, ao mesmo tempo reagem de forma autoritária desligando o computador, proibindo o uso de sites dessa natureza.

Como educadores procuram se orientar sobre sua conduta em relação ao direito de uso do computador pela criança e resolvem vigiar, criar horários, disciplinar o acesso de Pedrinho ao computador e ainda selecionam os sites permitidos a menores.

Entram em conflito por entenderem a importância da tecnologia na comunicação não apenas como elemento inovador e articulador do mundo da globalização, mas como ferramenta de comunicação cujo potencial, na multiplicidade de recursos que oferece, nas inovações educacionais, pode contribuir no proesso de aprendizagem das crianças. No entanto, reconhecem que a internet pode prejudicar a formação do jovem, por passar valores que eles não gostariam que fossem assimilados por seus filhos.

Vamos continuar a história ampliando a mesma com os temas: inovação das leis e da gestão da escola que tem papel a desempenhar na sociedade cujos problemas se apresentam de forma assustadora para a infância e a juventude, o papel da escola no tratamento ético aos direitos da criança e do adolescente, o uso ou não da internet pela criança, como deve ser o procedimento de pais e educadores?