8. Pesquisa

Pesquisas em sites indicados com roteiro de visita a um ou mais temas. O roteiro deverá levar em consideração informações como: facilidade de acesso quanto ao tempo, língua e organização do site, qualidade das informações disponíveis, possibilidade de busca de informações critérios de qualificação da fonte. Com o resultado da pesquisa, os alunos poderão montar uma seleção de sites com resumos sobre os conteúdos disponíveis e elaboração de relatório de pesquisa.

Bibliotecas Virtuais

São bibliotecas eletrônicas, que permitem acessar bancos de informação em formatos eletrônicos, inclusive catálogos automatizados de bibliotecas tradicionais.

As bibliotecas estão tendo um grande avanço com os recursos eletrônicos, sendo que já há vários projetos de bibliotecas parcialmente ou totalmente virtuais, como as seguintes:

Bibliomania - www.bibliomania.com

Biblioteca del Mundo - www.cervantesvirtual.com

Obras Raras – www.obrasraras.usp.br

Senado Federal – www.senado.gov.br/biblioteca

Biblioteca Nacional - www.bn.br

Biblioteca Virtual de Literatura - http://www.biblio.com.br/

Biblioteca Virtual em Saúde – www.bireme.br

Biblioteca Virtual Cervantes - www.cervantesvirtual.com

Bibliotheca Alexandrina – www.bibalex.org

British Library - www.bl.uk

CAPES - www.periodicos.capes.gov.br

Gallica - http://gallica.bnf.fr

Library of Congress - www.lcweb.loc.gov

Perseus Project - www.perseus.tufts.edu

Project Gutenberg - www.gutenberg.net

PROSSIGA - http://www.prossiga.br/bvtematicas

Scielo - www.scielo.br

Reportagens Online

Um recurso importante para os projetos do aluno está disponível em jornais e revistas online. Com a Internet, os alunos podem ter acesso a fontes de notícias em tempo real, com grupos de discussão de notícias ou páginas da Web configuradas para seguir eventos atuais.

Esses materiais fornecem uma excelente oportunidade para compararem versões diferentes de matérias jornalísticas e examinarem questões como quando as notícias podem ser tendenciosas ou que tipo de matéria são consideradas de valor jornalístico.

Os recursos de notícias na Internet podem ser facilmente utilizados para monitorar a abrangência de uma matéria além de um período de semanas. Por exemplo, os alunos podem examinar como uma eleição é informada em dois jornais diferentes. Alguns jornais e revistas oferecem arquivos de matérias jornalísticas do passado. Esses podem ser utilizados para estudar eventos que conduziram até uma matéria à luz do seu resultado .

Sites de Revistas Online:

Banca de Revistas - www.bhnet.com.br/banca

Clarin - www.clarin.com

Com Ciência – www.epud.org.br/comciencia

Corriere della Sera - www.corriere.it

Der Spiegel - www.spiegel.de

El País - www.elpais.es

Época – www.epoca.globo.com

Estação de Jornais do UOL - www.uol.com.br/jornais

Estação Revistas do UOL - www.uol.com.br/revistas

Folha de S. Paulo - www.folha.com.br

Galileo - www.galileo.com.br .

IstoÉ - www.terra.com.br/istoe

JB online - www.jornaldobrasil.com.br

Jornal do Brasil - www.jbonline.terra.com.br

La Nación - www.lanacion.com.ar

Le Monde - www.lemonde.fr

National Geographic – www.nationalgeographic.com

Nature - www.nature.com

Newsweek - www.newsweek.com

O Estado de São Paulo - www.estado.com.br

O Globo - www.oglobo.com.br

Popular Science - www.popsci.com

Science Magazine – www.sciencemag.org

Scientific American - www.sciam.com

Superinteressante - www.superinteressante.com.br

The New York Times - www.nytimes.com

The Washington Post - www.washingtonpost.com

Time - www.time.com/time/index.html

USA Today - www.usatoday.com

Veja – www.vejaonline.uol.com.br

Museus Virtuais

Uma viagem online pode ter como destino um museu ou uma galeria em qualquer lugar no mundo. Os museus e centros de Ciências oferecem oportunidades interessantes para aprender diversos assuntos.

Atividade com museus virtuais :

Escolha um museu nos sites abaixo indicados, faça uma visita virtual no seu acervo e descubra o que está disponível.Prepare um relatório do museu visitado, indicando: Qual o museu visitado? Qual o URL? (http:// Qual é o foco deste museu (arte, animais, história)? Descreva uma exposição especial ou recurso nesse museu que seus colegas podem achar interessante explorar. Você encontrou quaisquer outros recursos nesse museu que podem ser úteis, se você ou um de seus colegas estiver fazendo uma pesquisa?

Sites de museus virtuais:

American Museum Natural History - www.amnh.org

Galeria Uffizzi – www.televisual.it/uffizi/

Guggenheim Museums - http://guggenheim.org

Kyoto National - www.kyohaku.go.jp/

Metropolitan - www.metmuseum.org

MASP - www2.uol.com.br/masp

Museu Ciências – www.cite_sciences.fr

Luseu do Louvre - http://mistral.culture.fr/louvre

Museu do Prado - www.museoprado.mcu.es

Museu do Vaticano - www.christusrex.org

Museu Virtual da Arte Brasileira - www.museuvirtual.org.br

Museum of Modern Art - www.moma.org

Paleonthology– http://library.thinkquest.org/27152/res/museum-g.htm

Museus Mundo – www.comlab.ox.ac.uk/archive/other/museums.html

Museus Virtuais – www.museus.art.br

Musée On-line - www.musee-online.org

Projeto Portinari - www.portinari.org.br/

Smithsonian Institution - www.si.edu

The State Hermitage Museum - www.hermitagemuseum.org

Whitney Museum of American Art - www.whitney.org

Webmapas

O webmap como um veículo de informação e conhecimento do espaço global, tem como propósito preparar o aluno para compreender a organização da sociedade e as modificações ocorridas nesse espaço. Permitem desenvolver habilidades de localização espacial em relação a um ponto dado e a si mesmo. Promove a compreensão e interpretação de realidades locais e espaciais, bem como a identificação de construções e arquiteturas especiais. Estimula o raciocínio relativo a representações cartográficas, como percepção visual, escala, simbologia e localização.

Google Earth ( http://earth.google.com ) é um navegador com a função de um atlas geográfico. Possui uma biblioteca de mapas e fotografias com a qual se pode visualizar tridimensionalmente qualquer local do planeta. A interface possibilita que, ao sobrevoar uma determinada região, se verifique a realidade local de modo diferente dos esquemas, representações estáticas dos livros didáticos. A comparação de lugares é imediata, possibilitando o levantamento de hipóteses, diferentes modos de ler e estabelecer relações.

Com o uso de webmapas no Google Earth, o professor explica os diferentes tipos de ocupação ao longo do território brasileiro, descreve as grandes cidades da Região Sudeste e as compara com as fazendas mecanizadas da região Centro-Oeste.

Com essa interface é possível visualizar qualquer ponto do globo terrestre com um alto nível de resolução. Em algumas cidades, podemos ver detalhes como as linhas desenhadas no chão de uma quadra de tênis. Nas comunidades virtuais os usuários lançam desafios entre si, como encontrar um vulcão em erupção na Ásia ou, num determinado bairro de São Paulo, um jardim com formas circulares.

A interface permite descobrir o caminho que precisaria fazer para ir a um endereço. Pode-se fazer o trajeto do deslocamento a partir das informações do satélite. O uso Google Earth estimularos professores a trabalharem mais com imagens captadas por satélite: com imagens antigas e recentes é possível mostrar o crescimento da mancha urbana ou o desmatamento causado por queimadas. O serviço é útil no planejamento de viagens, pois conta com dispositivos que permitem destacar sobre o mapa locais específicos, como restaurantes, pontos turísticos e hotéis.

Interfaces: Fórum, chat, e-mail, wiki, blog, lista de discussão.