4. Blog

BLOG

O blog é um formato de publicação online caracterizado pela configuração cronológica inversa das entradas em que se recorre à conexões, notícias e opiniões de autoria majoritariamente individual com um estilo informal e subjetivo.

O blog também é conhecido por outras nomenclaturas, de acordo com o tipo de mídia que enfatiza: Fotolog – blog que permitem manipular e editar imagens; Videoblog (vlogs ou vogs) - blog com uma galeria de vídeos, que sejam de um ou de vários autores;  Audioblog – blog com coleção de áudio, que permite diferentes formatos de áudio, os mais utilizados são mp3 e wav. Contém mensagem de viva voz, mas porque pode servir como complemento de uma mensagem escrita com um documento de áudio, uma música, um som associado: Edublogs – blog como interface de docência, aprendizagem e investigação; Blognovelas – blog como interface para a construção e difusão de obras narrativas de ficção seriada; Groupblog – blogs escritos por dois ou mais autores.

O blog pode servir a vários fins. Podem ser o portal da disciplina, a forma de um aluno se revelar para o mundo ou o espaço de divulgação de ações ou projetos específicos, do portfólio de professores e de alunos e até recursos ou estratégias no acompanhamento e gestão do curso.

O blog envolve a publicação e a exposição pessoal na Internet. Para Santos (2003), o que antes era restrito ao espaço físico dos diários pessoais em papel é hoje socializado para o mundo inteiro, por meio da Internet, através dos blogs, nos quais os autores podem editar e atualizar mensagens no formato hipertextual, podendo disponibilizar textos, imagens, sons a qualquer tempo e espaço e permite também interagir com outros sujeitos, pois o formato blog permite que outros usuários possam intervir no conteúdo veiculado pelo autor do blog, que se pluraliza, compondo, assim, uma comunidade virtual.

Para Rodrigues (2005), a facilidade com que se pode fazer registros no blog, para a sua atualização, o torna muito mais dinâmico do que os sites pois sua manutenção é mais simples, apoiada pela organização automática das mensagens, ou posta, pelo sistema, que permite que novos textos sejam inseridos sem a dificuldade de atualização de um site tradicional. Utiliza programas simples que praticamente exigem apenas conhecimentos elementares de informática por parte do usuário.

A possibilidade de alteração do próprio ambiente é uma característica que diferencia os blogs de outras interfaces usadas para a aprendizagem online, o que abre espaço para a emergência da autoria, que manifesta-se quando os alunos produzem textos próprios, mas, também, quando começam a transformar o ambiente, tanto no aspecto estético como estrutural.

Os blogs vem se transformando em importantes repositórios de informações, filtros de avaliação, interpretação e indexação dessas informações em ambientes da construção cooperativa do conhecimento. Gutierrez (2005) utiliza o blog como um misto de diário de investigação e organizador de conteúdos e também como ambiente cooperativo, no qual educadores podem formar uma comunidade de pesquisadores, num misto de aprendizagem/ensino, por meio da inserção das TIC no seu trabalho, através de pesquisa e reflexão sobre suas práticas.

O blog pode ser utilizado no trabalho com projetos, pois permite o registro da concepção, detalhamento em todas as fases até a sua finalização. Pode incentivar e facilitar os trabalhos interdisciplinares, dando visibilidade, alternativas interativas e suporte a projetos que envolvam a escola como um todo e, até mesmo, as famílias e a comunidade.

Exemplo de uso do blog numa aula online: O professor decide um tema para trabalhar ao longo de várias semanas. Inclui uma série de textos no blog escolhido. Um deles, pode ser um sumário, de leitura obrigatória para todos os alunos. Os outros textos servem de apoio para complementar a escrita principal. Cada aluno escreve num “post” a idéia que pareça fundamental no texto, refletido sua decisão. Se o texto numera 7 idéias, os alunos armazenariam sua escrita na categoria que está de acordo com as idéias escolhidas. Isto é, se um aluno crê que a idéia 2 é a mais importante, seu “post” justificando o porquê de sua escolha será armazenada na categoria “idéia 2”. Deste modo os alunos são classificados em diversas categorias segundo as idéias que tenham escolhido (“idéias 5”, e “idéia 6”). Uma vez que os alunos escolheram uma idéia ou por outras, debaterão com seus “afins” o porquê de sua decisão. Para isso precisam estar preparados, pois irão defender suas idéias diante de opositores. Cada grupo defende suas idéias frente a dos outros de idéias distintas. Alguns grupos “engolem” a outros, já que tem convencido seus oponentes de que as idéias que consideram fundamental não o eram tanto comparadas com outra. Deve-se desenvolver uma autentica “batalha de posts”. Busca-se um diálogo construtivo que ao final produza um acordo que fundamentem quais são as idéias mais importantes do texto. Pode-se utilizar uma tática de concurso (observar quem é capaz de convencer racionalmente de que sua decisão é a correta) através do diálogo.

Pode-se propor a criação de um blog para discutir livros lidos, expor idéias sobre determinados assuntos, escrever e refletir sobre notícias diárias e criar projetos em grupo, uma diversidade de atividades. A possibilidade de os alunos se expressarem dinamiza naturalmente um espaço no qual a promoção da escrita eletrônica podem ampliar a motivação e o diálogo, compreendendo que professores e alunos sintam-se aliados no processo de ensino-aprendizagem.

Os blogs, fotologs e videologs podem ser utilizados como suporte pedagógico em situação de aprendizagem, possibilitar o acesso à informações de diferentes formas por meio de sons, imagens e textos, permitindo ao aluno obter, comparar e analisar informações, interagindo num espaço de escrita eletrônica com ensino contextualizado.

A escrita no blog dos adolescentes é reduzida, abreviada, ocultando acentuação, com repetição de vogais e consoantes e há irregularidade na pontuação. Isso se deve a capacidade que o aluno possui em redescrever seus conhecimentos ortográficos. A redescrição de conhecimento, teoria proposta por Smith (1998) traz uma compreensão sobre o fato de que a transgressão torna-se intencional, quando o assunto é escrita digital.

A escrita digital, incorpora uma transgressão intencional das normas ortográficas da língua. Adolescentes internautas que possuem blog exercem notações “erradas” por que já dominam as regularidades e irregularidades da língua. Nesse contexto, eles possuem o poder de ir além dela e flexibilizar o conhecimento ortográfico e, por conseqüência, a criatividade cognitiva que a Redescrição Representacional proporciona.

Nessa perspectiva do mundo digital, abre-se um leque com novos entendimentos sobre a escrita dos adolescentes que, por meio da interação, expressam com liberdade por meio da linguagem escrita na certeza de que esta escrita é aceitável e compreensível na esfera digital. Dessa forma, a linuagem digital configura-se como prática social, pois possui características específicas e está situada no interior das interações sociais estabelecidas pelos sujeitos.

Blogs que discutem a temática TIC na Educação

Blog Tecnologias Digitais e Educação de Simão Pedro Marinho

Blog Oficina de Projetos

Blog Web para educadores, de Lynn Alves

Blog TIC na Educação  de Luis Paulo Mercado

Exemplo de blogs na sala de aula

Para uma maior compreensão da integração do blog no currículo escolar foi realizada uma pesquisa na Escola Madalena Sofia, na cidade de Maceió-AL, que em 2006, introduziu o blog como ferramenta pedagógica na sua proposta curricular, como também algumas entrevistas com profissionais da área e visitas as páginas na internet em que se encontram os blogs da escola.

Blog do professor Pimentel (http://fernandoscpimentel.blogspot.com). O blog possui infinitas possibilidades, desde a apresentação de temas polêmicos para produção textual, socialização, textos para reflexão, auto-avaliação, entrevista, entrevista à distância dependendo da dinamicidade desenvolvida nas aulas. Com relação à participação dos alunos foi possível observar o grande número de acessos online registrados no blog, sendo um dos mais acessados, e acrescenta que os alunos não demonstram nenhuma dificuldade em utilizar o blog, ao contrário, adoram o contato com os recursos tecnológicos e sentem-se estimulados em perceber não somente suas produções como também a dos colegas, interagindo, socializando o conhecimento. 

Com base nesse projeto os alunos, professores e profissionais de informática registram em dupla, de forma em que um observa e o outro escreve as experiências consideradas positivas relacionada à prática de ensino, e vão realizando ajustes que acreditam serem necessário para postarem no blog, como também a fundamentação teórica que respaldam as afirmações com relação as situações escolhidas, fazem observações de como se busca um servidor gratuito, instruções de como criar um blog pessoal, verificam as configurações das páginas de blog, as possibilidades de interação; escolhem formas de ensino de acordo com os conteúdos, descrevem propostas selecionadas de suas experiências, desafios, decisões, progressos e reflexões como também inclusão de textos, como: referencial teórico, justificação das propostas desenvolvidas, som e imagem. Interargem com outros na web. A avaliação se dá a partir da construção de uma página, atualização, pensamento crítico e tomada de decisão justificada no relato das experiências e das críticas como resultado dos comentários de leitores que podem ser professores de áreas curriculares ou colegas.

Para conclusão do projeto foi propostos aos participantes a criação individual e em grupo de um blog, no qual se considerou reflexão sobre blogs, sugestão de referências bibliográficas para consulta, documentos que reorientem as análises do relato das experiências, visitas a outras páginas da web que permite conhecer outras experiências e fontes de informação que tenha a ver com os temas discutidos.

Blogs do Colégio Santa Madalena Sofia ( www.csmadalenasofia.com.br

Apesar do resumido número de professores que utiliza o blog como instrumento pedagógico na escola é surpreendente o resultado que essa experiência vem permitindo no sentido de navegar nas páginas da Internet e constatar as inúmeras formas de organização dos conteúdos nas diversas disciplinas, sem falar da riqueza  de  variedade de ilustrações e informações, contribuindo ao professor uma inovação nos procedimentos  metodológicos e proporcionando  aos alunos e visitantes online um ambiente atrativo, prazeroso, agradável estimulando um maior interesse  e desenvolvendo a auto-estima para uma aprendizagem significativa.

Os blogs de autoria dos professores e alunos são de fácil navegação, possuem riqueza em imagem e som tornando-os assim bastante atrativos. O conteúdo dos mesmos são de caráter informativo, educativo ou de entretenimento, como também blogs temáticos com escrita voltada para comentários ou debates e atividades afins com propósito de desenvolver os próprios conteúdos.

A utilização de blogs na escola possibilita o enriquecimento das aulas e projetos através da publicação e interação de idéias pela internet. É satisfatório e produtivo as atividades com o uso dos blogs  como podemos verificar:

Blog de Português: crônicas (produção à partir de imagens relativa á Amazônia para desenvolver o gênero);

Blog das lendas folclóricas (lendas oportunizando a produção de texto);

Blog da Semana da criança (registro de fotos relacionadas às atividades desenvolvidas);

Blog do Dia dos pais (teste para saber que tipo de pai você tem, incluindo a dica de presente para cada tipo de pai).

Sites de Blogs:

Blogger - www.blogger.com

Blig - www.blig.com.br

Blo.Gs - www.blo.gs

Blog Chalking - kit.net/portugues/index.html

Blog Spot - www.blogspot.com

Blogger Brasil - blogger.globo.com

Blogroots - www.blogroots.com

Boston Blogs - www.bostonblogs.com

CalvinOne.Net - www.calvinone.net

DFW Blogs - www.dfwblogs.com

Globe of Blogs - www.globeofblogs.com

LA Blogs - www.lablogs.com

Otaku Blogs - chiharu.nu/otaku

Weblogger - weblogger.terra.com.br