8. Wiki e Editores de Textos Coletivos

WIKI E EDITORES DE TEXTO SCOLETIVOS

O advento e desenvolvimento das tecnologias digitais vêm propiciando modalidades de escrita e de leitura bastante diversas das que balizaram as práticas pedagógicas de alguns anos atrás.

Dentre elas, estão as escritas cooperativa e colaborativa online, práticas suportadas por interfaces digitais, que demandam novas concepções e novas posturas pedagógicas. Trata-se de modalidades de escrita que encontram referências no sócio-interacionismo, cujos preceitos apontam as instâncias de mediação simbólica, instrumental e social como condições para o desenvolvimento de processos psicológicos superiores.

A escrita cooperativa e colaborativa online estão suportadas em plataformas de edição de texto coletivo, nos wiki. Esses ambientes caracterizam-se não só pela abertura a múltiplas intervenções dos usuários, mas também pela portabilidade, usabilidade, gratuidade, possibilidade de gerenciamento de produto e processo e relativização do espaço-tempo. Essas características fazem das tecnologias digitais espaços de aprendizagem que possibilitam experiências pedagógicas dificilmente reproduzíveis em situações presenciais.

Uma das alternativas para escrita em conjunto online é o wiki. O ícone desse recurso é a Wikipedia (http://www.wikipedia.org/), enciclopédia universal construída de forma colaborativa por quem queira contribuir. Esse espaço de múltiplas contribuições constitui um repositório de informações a serem transformadas em saberes pela inteligência coletiva que o alimenta e que dele se serve.

O wiki é uma ferramenta online para a criação colaborativa de páginas para a internet. O que caracteriza esse recurso é a facilidade de edição pelos usuários e seu fácil acesso, que exige apenas um navegador de internet, não demandando a instalação de qualquer software. Por meio dele, o usuário pode criar um novo documento ou editar um já existente. Geralmente, não existe qualquer revisão do texto antes da sua publicação. É possível corrigir erros, complementar idéias e inserir novas informações coletivamente, de forma bastante interativa e intuitiva. Alguns wikis exigem o registro prévio do usuário.

O wiki faz um registro histórico das alterações do texto, permitindo que se desfaçam mudanças e que se acompanhe a própria evolução do conteúdo. Não raro, os wikis possuem um espaço para discussão, possibilitando aos co-autores do texto o debate antes que as alterações sejam efetivadas.

Há na wiki o risco da informação imprecisa ou incorreta, bem como do vandalismo e até mesmo de fraudes, já que normalmente o sistema é amplamente aberto para edição. O caminho na tentativa de solução para esse problema tem sido o de restringir o acesso de usuários, exigindo um cadastro prévio.

Em uma mesma perspectiva, para suportar a edição cooperativa de textos, há uma grande variedade dos chamados editores de textos coletivos, de uso fácil, exigindo, como o wiki, apenas navegadores de internet, sem qualquer custo, dentre os quais podemos citar:

Writeboard - www.writeboard.com

Thinkfree - www.thinkfree.com

Ajaxwrite - www.ajaxwrite.com

Google Docs - www.google.com/google-d-s/tour1.html

Equitext  - www.equitext.pgie.ufrgs.br

ETC – Editor de Texto Coletivo - http://homer.nuted.edu.ufrgs.br/etc/

Os editores de textos coletivos, bem como a prática que eles suportam, a escrita cooperativa, contemplam duas instâncias sociais que historicamente foram tratadas de forma superficial pela escola: a linguagem enquanto espaço para construção dos saberes e a sociedade enquanto meio para  sua validação.

Nos editores de textos coletivos, em contrapartida, a linguagem é um espaço simbólico para negociações, refutações, acordos e ressignificações sociais. Isso porque, enquanto planejam, implementam e editam um documento, os alunos envolvidos em uma situação de escrita cooperativa praticam, também por meio de textos, o uso da linguagem para a negociação e para a troca de idéias quanto aos aspectos semânticos e formais do texto que está sendo construído com seus pares.

A interface wiki representa uma revolução na relação com o texto ao propiciar uma série de possibilidades de uso como ferramenta auxiliar no ensino. Atualmente está no ar encoclopédia a Wikipédia (www.wikipedia.org), site de notícias, a wikinews (http://wikinews.org) e uma biblioteca, as wikibooks (http://wikibooks.org), constituída por vários livros sobre diversos assuntos que estão escritos parcial ou integralmente. O conteúdo de todos esses sites é redigido com a contribuição de diversos autores, que vai se somando e se refinando.

A wiki apresenta problemas no que diz respeito à unidade do texto. Como existe a contribuição de diversas pessoas, cada uma com estilo próprio e conhecimentos diferentes sobre texto. A grande vantagem do wiki é permitir a expansão do texto que o procedimento de criação de links possibilita. Uma das características marcantes da tecnologia wiki é a facilidade com que as páginas são criadas e alteradas. A maioria dos wikis são abertos a todo o público ou pelo menos a todas as pessoas que têm acesso ao servidor wiki.

O sucesso da Wikipédia vem da atualidade das informações e da pluralidade dos temas abordados. Ao contrário das enciclopédias tradicionais, a Wikipédia muda a todo instante, captura tendências e modismos na velocidade em que surgem, registra feitos em tempo real. Isso acontece graças à Internet, que permite transformar os próprios leitores em editores de conteúdo. O sistema admite que qualquer pessoa colabore, acrescentando, apagando e corrigindo as informações. No modelo wiki, os colaboradores editam o próprio texto da página publicada on-line. Por ser uma criação aberta em que qualquer um pode inserir informações, corre-se o risco de acessar informação pouco confiável, mas pelo fato de ser um espaço aberto, ela motiva o leitor a questionar as informações e perceber que a informação é mutável e perecível.

A atualidade das informações e da pluralidade dos temas abordados na Wikipédia, ao contrário das enciclopédias tradicionais, a Wikipédia muda a todo instante, captura tendências e modismos na velocidade em que surgem, registra feitos em tempo real. Isso acontece graças à Internet, que permite transformar os próprios leitores em editores de conteúdo. O sistema admite que qualquer pessoa colabore, acrescentando, apagando e corrigindo as informações. No modelo wiki, os colaboradores editam o próprio texto da página publicada on-line. Por ser uma criação aberta em que qualquer um pode inserir informações, corre-se o risco de acessar informação pouco confiável, mas pelo fato de ser um espaço aberto, ela motiva o leitor a questionar as informações e perceber que a informação é mutável e perecível.

A pesquisa colaborativa acelerará as descobertas e o aprendizado científico, ampliando as publicações de acesso aberto, aumentando a quantidade de informações e conhecimento disponibilizadas aos indivíduos, levando ao surgimento de colaborações em larga escala em áreas como Meio Ambiente, ajudando as comunidades científicas a lançar uma ofensiva contra problemas como aquecimento global e AIDS.