Livro 1 - Interfaces de Pesquisa, Comunicação e Socialização
Interfaces sociais permitem preparar os alunos para participarem em redes nas quais o conhecimento é coletivamente construído e compartilhado.
5. You Tube
YOU TUBE
Com o avanço das TIC, já não são mais necessárias caras câmeras de vídeo para alguém criar pequenos filmes. Com os telefones celulares, a possibilidade de criar vídeos se tornou uma realidade. Apesar de uma qualidade que ainda deixa muito a desejar, a possibilidade de registrar a dinâmica do dia-a-dia é um fato. Já existem até festivais para esse tipo de produção.
YouTube (http://www.youtube.com) é um serviço online de vídeos que permite a qualquer um ver e compartilhar vídeos que foram carregados por usuários cadastrados. Os usuários podem assistir vídeos, eventos em primeira mão e encontrar vídeos de seus interesses. Através do YouTube pode-se fazer download de vídeos para o próprio computador, produzir e/ou publicar vídeos.
A multiplicação de serviços de distribuição e compartilhamento de mídias disponíveis na Internet permite que milhares de pessoas tenham acesso aos produtos de pesquisa de alunos e professores.O Youtube vem ocupando cada vez mais espaços. Professores e alunos vêem a possibilidade da utilização de vídeos em trabalhos escolares, facilitando a compreensão do tema em estudo e até ampliando conceitos por meio de imagens.
Existem diversos sites para publicação e compartilhamento de vídeos: DailyMotion - http://www.dailymotion.com Google Vídeo - http://video.google.com/ Sharkle - http://www.sharkle.com/ UOL Vídeos - http://videos.uol.com.br/ Yahoo! Video - http://video.yahoo.com/ Ourmedia - http://www.ourmedia.org/ Eyespot - http://www.eyespot.com/ Videoegg - http://www.videoegg.com/ Crackle - http://crackle.com/index.aspx Jumpcut - http://www.jumpcut.com/ Vimeo - http://www.vimeo.com/ Shareaflick - http://www.shareaflick.net ), funcionam como catalisadores para produções amadoras. A oferta de câmeras de vídeo digitais acessíveis e acopláveis a computadores, no qual com softwares como o VideoSpin (http://www.videospin.com/default.asp.) é possível editar um vídeo de forma rápida e simples, com efeitos sonoros e visuais. Os celulares dos alunos podem se transformar em interfaces de registro de suas visões de mundo, ferramentas no uso de uma nova linguagem.
Um site interessante de disponibilização de vídeos e que pode ser bastante útil para professores é o TeacherTube (http://www.teachertube.com), no qual encontramos vídeos educativos, organizados por categorias, que mostram aulas, tutoriais, apresentações e relatos de experiências que visam facilitar a aprendizagem e auxiliam os professores no desenvolvimento dos seus conteúdos.
Usando o YouTube
Ir ao site do Youtube ( http://youtube.com ), cadastre-se, clicando em Sign up e preencha os dados solicitados na tela que aparece para ficar habilitado a carregar vídeos no site e a postar vídeos de interesse no blog, ou salvá-lo em favoritos.
Elaborando um vídeo - com aparelho que possa capturar filmes digitais (câmera digital, telefone celular), copie o filme para o computador e poderá carregá-lo ou editá-lo com um software como o iMovie ou Windows Movie Maker e adicionar títulos ou efeitos especiais. Em alguns tipos de telefones celulares e aparelhos móveis, pode-se carregar diretamente no YouTube, sem copiar o arquivo para o computador antes.
Inserção de vídeos no You Tube - acessar: http://youtube.com . Escreva o nome do video desejado na janela "Search". Abra o vídeo, clicando nele. Na janela ao lado copie o conteúdo da janela "embed". Vá para o blog e entre em uma nova publicação ou edição de postagem. Na janela da postagem, no ponto do seu texto que desejar, cole o conteúdo copiado. Clique em "salvar agora", embaixo da janela da postagem. Publique a postagem.