Livro 1 - Interfaces de Pesquisa, Comunicação e Socialização
Interfaces sociais permitem preparar os alunos para participarem em redes nas quais o conhecimento é coletivamente construído e compartilhado.
2. Fórum de Discussão
FÓRUM DE DISCUSSÃO
O fórum é uma interface de comunicação e socialização formada por quadros de diálogo em que se incluem mensagens que podem ser classificados tematicamente. Nos fóruns educativos, os alunos podem realizar novas contribuições, esclarecer outras, refutar os demais participantes, de uma forma assíncrona, tornando possível que as contribuições e mensagens dos usuários permaneçam no tempo a disposição dos demais participantes.
As principais características dos fóruns são: assincronia, podem ser utilizadas e consultadas em qualquer momento, sem que seja necessário combinar uma hora determinada, as contribuições dos participantes ficam disponibilizadas permanentemente, e podem ser respondidas no momento em que se deseja; permitem um maior grau de reflexão dos escritos pelos demais participantes, com mais tempo para organizar e escrever as idéias próprias.
O fórum permite a construção, estruturação, organização e registro das narrativas e autorias dos sujeitos a partir da multiplicidade e pluralidade de seus discursos. Media a partilha de sentidos, garantindo a participação individual e compartilhada dos discursos.
Os tutores, nos fóruns, atuam como moderadores das intervenções dos alunos. Os alunos registram suas perspectivas pessoais, escrevem e fundamentam seu próprio pensamento, atendem as intervenções do moderador que dão lugar a novas reflexões.
Para usar um fórum é necessário escolher um tema que seja pertinente para os participantes e elaborar questões abertas e provocativas e que possam ser facilmente interpretadas pelos alunos; utilizar uma linguagem clara, não muito extensa nem demasiadamente acadêmica; (re) alimentar as discussões para que os participantes encontrem espaço para interagir entre si; cuidar para que as discussões possam ampliar as idéias, podendo, com isso, gerar subtemas, mas sem perder o foco, para que não ocorra uma pulverização de questões desarticuladas.
As dificuldades no uso dos fóruns são: grande fluxo de informações, dificuldade em organizar as informações pertinentes; muitos usuários sentem-se desestimulados a participar do fórum em função das extensas discussões e da grande fluência de informações, o que muitas vezes pode tornar a leitura um pouco cansativa e dificultar ao participante se “encaixar” nas discussões. Desestímulo em função da demanda de tempo, pois o fórum exige do participante tempo suficiente para ler as discussões, interpretá-las e, posteriormente, inserir suas mensagens.
As principais modalidades de fóruns na educação online são: fóruns em grupos com perguntas diferentes; fóruns em grupos com a mesma pergunta e com comparações finais entre os dois grupos; fóruns em grupos com perguntas diferentes e sínteses elaboradas por alunos coordenadores. A partir das sínteses do moderador faz uma síntese integradora; fóruns com três grupos com perguntas diferentes e sínteses elaboradas por alunos coordenadores. A partir das três sínteses o moderador faz uma síntese integradora; fórum com grupos para realizar um trabalho colaborativo com um produto especifico: apresentação de trabalho com introdução, desenvolvimento, conclusões, recomendações e bibliografia. Para isso é nomeado um coordenador e um relator para o grupo; fóruns com todo o grupo para discutir uma só pergunta.