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C

Ciberespaço

Segundo a Wikipédia, o" termo 'cyberespaço' (uma junção de cibernético com espaço) foi projetada por um escritor canadense de ficção científica William Gibson, em 1984 no seu livro Neuromancer. Pierre Lévy coloca o ciberespaço como uma grande rede interconectada mundialmente, com um processo de comunicação "universal" sem "totalidade". A "universalidade" sem "totalidade" segue uma linha interativa de comunicação, possibilitando a "todos" navegantes da grande "rede" participarem democraticamente num modelo interativo de "todos para todos", consolidando a idéia de uma "aldeia global" profetizada por Mcluhan na década de 60. O ciberespaço dissemina uma nova cultura pelo globo a cibercultura ".

Construcionismo

O construcionismo (aprendiz engajado na construção de um produto/artefato significativo). O construcionismo estende a idéia do construtivismo de Piaget, quando Papert adicionou a importância da interação social para a construção da estrutura cognitiva de Piaget. Seu modelo é visto agora geralmente  como "o construcionismo social". O construcionismo social é um modelo cognitivo que tenta descrever como as pessoas,  em especial as crianças, aprendem melhor.

Construcionismo distribuído

O construcionismo distribuído é definido por Resnick (Resnick, 1996) quando estende a teoria do construcionismo, focando especificamente nas situações em que mais de uma pessoa é envolvida nas atividades do projeto e da construção. Ele reconhece que a cognição e a inteligência não são propriedades de uma pessoa individual mas de interações da pessoa com o ambiente (outras pessoas e artefatos). Para Resnick, os projetos tentando usar redes de computadores podem facilitar o desenvolvimento "das comunidades de construção do conhecimento",  em que grupos de pessoas coletivamente constróem e estendem o conhecimento. Os estudantes compartilham idéias, teorias, e resultados experimentais com o um outros. Essas atividades colaborativas envolvem não apenas a troca de informação mas o projeto e construção de artefatos.

Construtivismo

  • Segundo a abordagem construtivista, a aprendizagem é um processo de invenção onde o aprendiz é o agente responsável. Essencialmente, o ensino construtivista pode ser interpretado como qualquer forma de educação que seja simpática aos seguintes princípios: (1) o conhecimento é construído a partir  experiência; (2) o aprendizado é o resultado de uma interpretação pessoal do conhecimento; (3) o aprendizado é um processo ativo em que o significado é desenvolvido com base na experiência; (4) o aprendizado é colaborativo  com o significado negociado das múltiplas perspectivas; (5) o aprendizado deve ocorrer em configurações ou situações realísticas; e (6) o testar deve ser integrado à tarefa, e não  ser uma atividade separada.