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A qualidade da docência no projeto mídias digitais

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Olá pessoal!

Adorei esta galeria da unidade 2. Trago aqui uma inquietação e um questionamento. A inquietação é fruto de diversos relatos de colegas que fizeram o curso mídias digitais, organizado pelo Mec, que tem vocês na autoria dos roteiros e conteúdos. Beth e Graça, as pessoas elogiam demais o curso pelo seu conteúdo e desenho didático. Parabéns! O projeto é muito significativo. Contudo, quase todas as pessoas me relataram problemass com a docência/tutoria. Os relatos são basicamente os seguintes:

  • Tutoria reativa, ou seja, os tutores só interagem para tirar dúvidas.
  • A docência não entende o conteúdo que ministra, ou seja, muitos tutores não estão teoricamente preparados para ensinar os conteúdos dos módulos.
  • Não dominam as interfaces dos ambientes digitais e por isso não fazem mediações pedagógicas.

No caso do projeto mídias digitais o MEC investiu na qualidade do conteúdo , mas não criou um conteúdo e nem diretrizes gerais para o trabalho da docência ou tutoria online. Estou equivocada? Este fica a cargo das universidades parceiras. Estas muitas vezes não dispoem de conhecimentos específicos, nem possuem departamentos especializados, etc, etc. Pergunto, o que vocês pensam sobre a questão da docência online neste caso?

[]s

Méa

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Elizete Matos

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Segue link abaixo com a notícia do dia 16/06/08, vale a pena conferir, fica aberto para seus comentários.

http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/tecnologia/conteudo.phtml?tl=1&id=776723&tit=Uma-lancheira-bem-recheada

Abços,

Elizete

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Lucila Pesce

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Documento Word politicas_educ_bras_port.doc

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Pessoal, segue a minha contribuição para esquentar a discussão.
[ ]
Lucila

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Maristela Midlej

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Atuo na formação de professores com os projetos do MEC. No momento, estou coordenando um curso de uso dos objetos de aprendizagem na sala de aula, com foco no RIVED. Na verdade, participei  desde a elaboração do projeto, a criação das situações didáticas à docência. O curso tem uma carga horária de 80 horas, tendo 16 h em 3 encontros presencias e 64 h online no ambiente virtual Moodle.Discutimos sobre conceito de OA, fundamentações teóricas sobre processo de ensino e aprendizagem e utilização dos OA na prática pedagógica. Em um dos módulos, os professores fizeram uma análise dos OA, e muitas criticas apareceram em relação a falta de interatividade, uma limitação as respostas pré-estabelecidas. Esses OA me lembram muito os softwares tão criticados baseados na abordagem de estimulo-resposta. Gostaria de perguntar aos autores do Projeto, se não poderia haver um investimento maior em OA mais abertos, que permitissem o construcionismo, que potencializasse o desenvolvimento do ciclo para a aprendizagem proposto por Valente (ação-reflexão-depuração-ação)?

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RIVED

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No momento, estamos oferecendo um Curso intitulado Ensinando e Aprendendo com Objetos de Aprendizagem (OA) no NTE/Itabuna-Ba. O curso é modular, com uma carga horária de 80 horas, sendo 16 h realizadas em 3 encontros presenciais e 64 h dinamizada no ambiente virtual Moodle. Estamos discutindo conceitos, fundamentações teóricas sobre teorias de aprendizagem, analisando diversos tipos de OA e planejando projetos de trabalho para aplicação na diversas diciplinas curriculares. Como TCC os professores deverão relatar as experiências dos projetos realizados em suas respectivas escolas. Apesar de sugerirmos a pesquisa em outros repositórios, estamos dando um enfoque maior para o RIVED.Nas discussões, têm surgido muitas limitações e possibilidades dos mesmos. Dentre as limitações, gostaria de destacar uma: os cursistas tem propagado muito a questão da falta de interatividade dos OA. Ao analisá-los, destacam que muitos deles seguem a abordagem baseada no estímulo-resposta, dão  pouca abertura para que o aprendiz escolha diversos caminhos para se chegar a uma conclusão, na sua maioria são muito fechados. Nesse sentido, mesmo sabendo que essa interatividade pode ser proporcionada pelo docente, a  partir da mediação pedagógica, gostaria de deixar uma reflexão/sugestão para os responsáveis: esses OA não poderiam ser mais abertos, não haveria possibilidades de que ao manuseiá-los, o aprendiz pudesse exercitar o ciclo de aprendizagem: ação-reflexão-depuração-ação?

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Raquel P. Glitz Kowalski

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Olá pessoal,

Trago o projeto do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação, está buscando com o Programa "Paraná Digital" e com o Projeto "Portal Dia-a-Dia Educação" difundir o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC com a ampliação das Coordenações Regionais de Tecnologia na Educação e com o repasse de computadores, com conectividade e a criação de um ambiente virtual para Criação, Interação e Publicação de dados provenientes das Escolas Públicas do Estado do Paraná. Sendo assim, a Assessoria de Tecnologia da Informação - ATI, da Secretaria de Estado da Educação - SEED, está desenvolvendo ações que visam levar, por meio de uma rede de computadores, o acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC aos professores e alunos da Rede Pública de Educação Básica do Paraná.

Quem quiser saber mais:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/portal/paranadigital/index.php
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br