No momento, estamos oferecendo um Curso intitulado Ensinando e Aprendendo com Objetos de Aprendizagem (OA) no NTE/Itabuna-Ba. O curso é modular, com uma carga horária de 80 horas, sendo 16 h realizadas em 3 encontros presenciais e 64 h dinamizada no ambiente virtual Moodle. Estamos discutindo conceitos, fundamentações teóricas sobre teorias de aprendizagem, analisando diversos tipos de OA e planejando projetos de trabalho para aplicação na diversas diciplinas curriculares. Como TCC os professores deverão relatar as experiências dos projetos realizados em suas respectivas escolas. Apesar de sugerirmos a pesquisa em outros repositórios, estamos dando um enfoque maior para o RIVED.Nas discussões, têm surgido muitas limitações e possibilidades dos mesmos. Dentre as limitações, gostaria de destacar uma: os cursistas tem propagado muito a questão da falta de interatividade dos OA. Ao analisá-los, destacam que muitos deles seguem a abordagem baseada no estímulo-resposta, dão pouca abertura para que o aprendiz escolha diversos caminhos para se chegar a uma conclusão, na sua maioria são muito fechados. Nesse sentido, mesmo sabendo que essa interatividade pode ser proporcionada pelo docente, a partir da mediação pedagógica, gostaria de deixar uma reflexão/sugestão para os responsáveis: esses OA não poderiam ser mais abertos, não haveria possibilidades de que ao manuseiá-los, o aprendiz pudesse exercitar o ciclo de aprendizagem: ação-reflexão-depuração-ação?