Glossário colaborativo
| ||||
| ||||
Tag... RSS... Blogar.... Tragam suas contribuições e vamos juntos organizar . Contribua com o Glossário Colaborativo do curso pesquisando um ou mais itens e incluindo em nosso Glossário. |
Navegar usando este índice
Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos
A |
---|
Ambiente Virtual de AprendizagemAmbiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é uma Ferramenta, de software, desenvolvida para proporcionar a possibilidade de aprendizado com utilização da Internet e das T.I.C(Tecnologias de Informação e de comunicação). Alguns exemplos de AVA: Teleduc, Moodle, e-proinfo, Blackboard etc. | |
AnimaçõesSão figuras ou ilustrações animadas que se utilizam em materiais ou conteúdos didáticos que se aplicam em ambientes virtuais de aprendizagem. | |
AssíncronoAssíncrono – É a comunicação onde a mensagem emitida por uma pessoa é recebida, lida e pode ser respondida mais tarde pelas outras. Temos comunicação assíncrona em fóruns, e-mails, blogs, comentários etc. | |
Aula VirtualAula que utiliza recursos TIC (Tecnologia de informação e comunicação), além de um ambiente virtual de aprendizagem com ferramentas específicas, oferecendo oportunidade de contatos síncronos e assíncronos entres aqueles que se inserem no processo educacional. | |
C |
---|
CiberespaçoSegundo a Wikipédia, o" termo 'cyberespaço' (uma junção de cibernético com espaço) foi projetada por um escritor canadense de ficção científica William Gibson, em 1984 no seu livro Neuromancer. Pierre Lévy coloca o ciberespaço como uma grande rede interconectada mundialmente,
com um processo de comunicação "universal" sem "totalidade". A
"universalidade" sem "totalidade" segue uma linha interativa de
comunicação, possibilitando a "todos" navegantes da grande "rede"
participarem democraticamente num modelo interativo de "todos para
todos", consolidando a idéia de uma "aldeia global" profetizada por Mcluhan na década de 60. O ciberespaço dissemina uma nova cultura pelo globo a cibercultura ". | |
ConstrucionismoO construcionismo (aprendiz
engajado na construção de um produto/artefato significativo). O construcionismo
estende a idéia do construtivismo de Piaget, quando Papert adicionou a
importância da interação social para a construção da estrutura cognitiva de
Piaget. Seu modelo é visto agora geralmente como "o construcionismo
social". O construcionismo social é um modelo cognitivo que tenta
descrever como as pessoas, em especial as crianças, aprendem melhor. | |
Construcionismo distribuídoO construcionismo distribuído é definido por
Resnick (Resnick, 1996) quando estende a teoria do construcionismo, focando
especificamente nas situações em que mais de uma pessoa é envolvida nas
atividades do projeto e da construção. Ele reconhece que a cognição e a
inteligência não são propriedades de uma pessoa individual mas de interações da
pessoa com o ambiente (outras pessoas e artefatos). Para Resnick, os projetos
tentando usar redes de computadores podem facilitar o desenvolvimento "das
comunidades de construção do conhecimento", em que grupos de pessoas
coletivamente constróem e estendem o conhecimento. Os estudantes compartilham
idéias, teorias, e resultados experimentais com o um outros. Essas atividades
colaborativas envolvem não apenas a troca de informação mas o projeto e
construção de artefatos. | |
Construtivismo
| |
E |
---|
e-learningÉ empregado por diversas instituições no lugar de
educação a distância, na tentativa de diferenciar as ações
educacionais, utilizando a rede mundial de computadores da educação a
distância convencional.
A expressão e-learning
originou-se no mercado corporativo como uma extensão do uso do prefixo
"e" (de eletrônico), indicando que o processo de ensino e aprendizagem
seria por meio eletrônico. | |