Compartilhando idéias e propostas

Sobre o encontro síncrono e assíncrono no FM

Sobre o encontro síncrono e assíncrono no FM

por Edmea Santos -
Número de respostas: 4

Olá pessoal!

Não pude participar no último domingo do encontro síncrono no FM. Estava em trânsito indo à Juiz de Fora (UFJF) participar de uma banca de concurso público para vaga UAB. Os trabalhos foram intensos e proveitosos. Duas ótimas candidatas foram aprovadas. As universidades públicas estão cada vez mais se estruturando e formando equipes para mais este desafio político que é formar professores também na modalidade EAD. Estou de volta!

Bem pessoal, quero parabenizar todos que participaram do FM em especial as professoras Beth e Graça. Vocês formam uma bela dupla!

O encontro foi ótimo, todos puderam participar com suas inquietações, experiências e relatos. Beth, adorei ter contato com os dados compartilhados por você. Com estes dados poderemos pensar melhor em novos projetos e também investigar o objeto (aprendizagem com laptop) em nossos contextos.

Temos que investir mais no uso do FM. Além de utilizarmos para encontros síncronos articulando linguagens (texto no chat, imagem, audio e apresentações) podemos utilizar o produto final como um objeto de aprendizagem, ou seja, podemos reutilizá-lo para outros fins educacionais. O FM pode ser um "pré-texto" para novos e intensos debates tanto síncronos e assíncronos.

[]s

méa

 

Em resposta à Edmea Santos

Mais informações sobre webconferência (FM)

por Edmea Santos -

OLá pessoal!

Para que quiser saber um pouco mais sobre FM, acesse o link

http://labspace.open.ac.uk/mod/resource/view.php?id=302008

O link contém as apresentações em ppt do painel que organizamos para último  ENDIPE. Um dos trabalhos é sobre FM. Acessem a webconferência para saber mais http://fm-openlearn.open.ac.uk/fm/fmmp.php?pwd=82f925-2341.

O painel foi sobre "metodologias interativas na educação online. Alexandra Okada trouxe o tema da webconferência com FM, Lynn Alves trouxe o tema dos jogos eletrônicos e eu abordei a metodologia interativa das webquests. Quem tiver interesse pelos textos é só falar que eu compartilho. Os ppts estão no link acima.

[]s

méa

Em resposta à Edmea Santos

Re: Mais informações sobre webconferência (FM)

por Usuário excluído -

Adorei Méa<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Fiz uma visita  e adorei, vou procurar me aprofundar no assunto, com certeza vai servir como pesquisa para desenvolver minha dissertação.

 

Filomena

 

 

Em resposta à Edmea Santos

Re: Sobre o encontro síncrono e assíncrono no FM

por Usuário excluído -

Que ótimo tê-la de volta, Méa!

A reunião virtual foi ótima,segundo meu entendimento, as interações por meio de ambientes síncronos e envolvendo a comunicação por áudio e vídeo potencializa o sentimento de pertença ao grupo.  Nos "aproxima"! Por outro lado ainda temos problemas com o componente tecnológico - microfones, caixas de som e câmera de vídeo, o que ainda nos deixa um pouco chateados...

Esse debate é super pertinente para nosso tópico 3, Perspectivas e desafios.

[]s

Graça